UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vahldick, Adilson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Heinen, Adroan Covari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/895
Resumo: A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta um jogo com recursos de RA para apoiar o aprendizado de isomeria. O aplicativo está estruturado em um jogo de seis perguntas e respostas e mais três questões que solicitam ao aluno construir uma molécula. O jogo foi experimentado com 35 voluntários entre 17 e 60 anos. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID ainda não foi possível testar com alunos do ensino médio. Com a avaliação foi possível concluir a possibilidade de usar o jogo em sala de aula.  A maior contribuição do trabalho é a ideia validada do jogo com possíveis aplicações em sala de aula, fomentando o uso desse tipo de aplicativo nas aulas de química.
id URI-5_d95f7527f6abf541cbe023461cadaf26
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/895
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.realidade aumentadajogos sériosisomeriaA Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta um jogo com recursos de RA para apoiar o aprendizado de isomeria. O aplicativo está estruturado em um jogo de seis perguntas e respostas e mais três questões que solicitam ao aluno construir uma molécula. O jogo foi experimentado com 35 voluntários entre 17 e 60 anos. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID ainda não foi possível testar com alunos do ensino médio. Com a avaliação foi possível concluir a possibilidade de usar o jogo em sala de aula.  A maior contribuição do trabalho é a ideia validada do jogo com possíveis aplicações em sala de aula, fomentando o uso desse tipo de aplicativo nas aulas de química.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/89510.31512/encitec.v12i3.895Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 164-1752237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/895/471Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Adroan Covari Heinenhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVahldick, AdilsonHeinen, Adroan Covari2022-12-08T19:19:44Zoai:ojs2.san.uri.br:article/895Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-12-08T19:19:44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
title UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
spellingShingle UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
Vahldick, Adilson
realidade aumentada
jogos sérios
isomeria
title_short UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
title_full UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
title_fullStr UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
title_full_unstemmed UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
title_sort UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.
author Vahldick, Adilson
author_facet Vahldick, Adilson
Heinen, Adroan Covari
author_role author
author2 Heinen, Adroan Covari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vahldick, Adilson
Heinen, Adroan Covari
dc.subject.por.fl_str_mv realidade aumentada
jogos sérios
isomeria
topic realidade aumentada
jogos sérios
isomeria
description A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta um jogo com recursos de RA para apoiar o aprendizado de isomeria. O aplicativo está estruturado em um jogo de seis perguntas e respostas e mais três questões que solicitam ao aluno construir uma molécula. O jogo foi experimentado com 35 voluntários entre 17 e 60 anos. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID ainda não foi possível testar com alunos do ensino médio. Com a avaliação foi possível concluir a possibilidade de usar o jogo em sala de aula.  A maior contribuição do trabalho é a ideia validada do jogo com possíveis aplicações em sala de aula, fomentando o uso desse tipo de aplicativo nas aulas de química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/895
10.31512/encitec.v12i3.895
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/895
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i3.895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/895/471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Adroan Covari Heinen
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adilson Vahldick, Adroan Covari Heinen
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 164-175
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333750501376