Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18850 |
Resumo: | O presente trabalho inseriu-se na implementação do Projeto Lean (manufatura simples) no departamento de componentes mecânicos da empresa multinacional Renault CACIA, por parte da fabricação, especificamente no progresso contínuo, ateliê 3 e 4, incidindo em três projetos concretos, linhas de produção de árvores de equilibragem, nas bombas de óleo de débito variável, BOCV, e nos AGV´s (Automated Guided Vehicle). O fabrico das árvores de equilibragem na UET (Unidade elementar de trabalho) é realizado através do processamento de brutos por maquinação, torneamento e furação, indução, desempeno, retificação, super acabamento, lavagem, secagem e prensagem de carretos. O projeto Lean validado para essa UET consistiu em reorganizar os tornos das segundas e terceiras operações, criando uma ilha, onde o operador deslocar-se-á entre eles, evitando deslocações desnecessárias perante a disposição atual, e com isto favorecendo a disponibilidade de componentes, dita de strike zone. Relativamente à implementação da tecnologia AGV´s, um projeto de remoção de empilhadoras no DCM, fica a cargo da nova motorização o transporte entre a zona de logística e cada UET identificada para a possível movimentação de carga de produto acabado e abastecimento de brutos. Posteriormente, e para cumprimento das referidas tarefas, concluindo-se os objetivos do presente estágio, foi atribuído o acompanhamento da implementação da segunda linha de montagem das bombas de óleo de débito variável, como principal propósito de aumentar a produção deste tipo de componente mecânico, de modo a suportar o volume de encomendas do cliente. A linha foi criada à par da existente, tendo a produção da bomba de óleo as mesmas operações inicias, sendo feita a derivação de corpos entre a primeira linha e a segunda, voltando as bombas feitas à primeira linha para testar e colocar o datamatrix em caso de conformidade. |
id |
RCAP_234c5800e569ad83f3df53a3571e19fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18850 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIAProjeto LeanÁrvores de equilibragemAGV´sBOCVO presente trabalho inseriu-se na implementação do Projeto Lean (manufatura simples) no departamento de componentes mecânicos da empresa multinacional Renault CACIA, por parte da fabricação, especificamente no progresso contínuo, ateliê 3 e 4, incidindo em três projetos concretos, linhas de produção de árvores de equilibragem, nas bombas de óleo de débito variável, BOCV, e nos AGV´s (Automated Guided Vehicle). O fabrico das árvores de equilibragem na UET (Unidade elementar de trabalho) é realizado através do processamento de brutos por maquinação, torneamento e furação, indução, desempeno, retificação, super acabamento, lavagem, secagem e prensagem de carretos. O projeto Lean validado para essa UET consistiu em reorganizar os tornos das segundas e terceiras operações, criando uma ilha, onde o operador deslocar-se-á entre eles, evitando deslocações desnecessárias perante a disposição atual, e com isto favorecendo a disponibilidade de componentes, dita de strike zone. Relativamente à implementação da tecnologia AGV´s, um projeto de remoção de empilhadoras no DCM, fica a cargo da nova motorização o transporte entre a zona de logística e cada UET identificada para a possível movimentação de carga de produto acabado e abastecimento de brutos. Posteriormente, e para cumprimento das referidas tarefas, concluindo-se os objetivos do presente estágio, foi atribuído o acompanhamento da implementação da segunda linha de montagem das bombas de óleo de débito variável, como principal propósito de aumentar a produção deste tipo de componente mecânico, de modo a suportar o volume de encomendas do cliente. A linha foi criada à par da existente, tendo a produção da bomba de óleo as mesmas operações inicias, sendo feita a derivação de corpos entre a primeira linha e a segunda, voltando as bombas feitas à primeira linha para testar e colocar o datamatrix em caso de conformidade.Carrapichano, João Miguel MaiaRepositório ComumSoares, Gonçalo Filipe Rodrigues2017-08-21T14:06:27Z2016-122017-05-01T00:00:00Z2017-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18850201743221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:50.872996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA |
title |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA |
spellingShingle |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues Projeto Lean Árvores de equilibragem AGV´s BOCV |
title_short |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA |
title_full |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA |
title_fullStr |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA |
title_full_unstemmed |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA |
title_sort |
Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA |
author |
Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues |
author_facet |
Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carrapichano, João Miguel Maia Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Lean Árvores de equilibragem AGV´s BOCV |
topic |
Projeto Lean Árvores de equilibragem AGV´s BOCV |
description |
O presente trabalho inseriu-se na implementação do Projeto Lean (manufatura simples) no departamento de componentes mecânicos da empresa multinacional Renault CACIA, por parte da fabricação, especificamente no progresso contínuo, ateliê 3 e 4, incidindo em três projetos concretos, linhas de produção de árvores de equilibragem, nas bombas de óleo de débito variável, BOCV, e nos AGV´s (Automated Guided Vehicle). O fabrico das árvores de equilibragem na UET (Unidade elementar de trabalho) é realizado através do processamento de brutos por maquinação, torneamento e furação, indução, desempeno, retificação, super acabamento, lavagem, secagem e prensagem de carretos. O projeto Lean validado para essa UET consistiu em reorganizar os tornos das segundas e terceiras operações, criando uma ilha, onde o operador deslocar-se-á entre eles, evitando deslocações desnecessárias perante a disposição atual, e com isto favorecendo a disponibilidade de componentes, dita de strike zone. Relativamente à implementação da tecnologia AGV´s, um projeto de remoção de empilhadoras no DCM, fica a cargo da nova motorização o transporte entre a zona de logística e cada UET identificada para a possível movimentação de carga de produto acabado e abastecimento de brutos. Posteriormente, e para cumprimento das referidas tarefas, concluindo-se os objetivos do presente estágio, foi atribuído o acompanhamento da implementação da segunda linha de montagem das bombas de óleo de débito variável, como principal propósito de aumentar a produção deste tipo de componente mecânico, de modo a suportar o volume de encomendas do cliente. A linha foi criada à par da existente, tendo a produção da bomba de óleo as mesmas operações inicias, sendo feita a derivação de corpos entre a primeira linha e a segunda, voltando as bombas feitas à primeira linha para testar e colocar o datamatrix em caso de conformidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2017-08-21T14:06:27Z 2017-05-01T00:00:00Z 2017-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18850 201743221 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18850 |
identifier_str_mv |
201743221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022814941184 |