Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18850
Resumo: O presente trabalho inseriu-se na implementação do Projeto Lean (manufatura simples) no departamento de componentes mecânicos da empresa multinacional Renault CACIA, por parte da fabricação, especificamente no progresso contínuo, ateliê 3 e 4, incidindo em três projetos concretos, linhas de produção de árvores de equilibragem, nas bombas de óleo de débito variável, BOCV, e nos AGV´s (Automated Guided Vehicle). O fabrico das árvores de equilibragem na UET (Unidade elementar de trabalho) é realizado através do processamento de brutos por maquinação, torneamento e furação, indução, desempeno, retificação, super acabamento, lavagem, secagem e prensagem de carretos. O projeto Lean validado para essa UET consistiu em reorganizar os tornos das segundas e terceiras operações, criando uma ilha, onde o operador deslocar-se-á entre eles, evitando deslocações desnecessárias perante a disposição atual, e com isto favorecendo a disponibilidade de componentes, dita de strike zone. Relativamente à implementação da tecnologia AGV´s, um projeto de remoção de empilhadoras no DCM, fica a cargo da nova motorização o transporte entre a zona de logística e cada UET identificada para a possível movimentação de carga de produto acabado e abastecimento de brutos. Posteriormente, e para cumprimento das referidas tarefas, concluindo-se os objetivos do presente estágio, foi atribuído o acompanhamento da implementação da segunda linha de montagem das bombas de óleo de débito variável, como principal propósito de aumentar a produção deste tipo de componente mecânico, de modo a suportar o volume de encomendas do cliente. A linha foi criada à par da existente, tendo a produção da bomba de óleo as mesmas operações inicias, sendo feita a derivação de corpos entre a primeira linha e a segunda, voltando as bombas feitas à primeira linha para testar e colocar o datamatrix em caso de conformidade.
id RCAP_234c5800e569ad83f3df53a3571e19fb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIAProjeto LeanÁrvores de equilibragemAGV´sBOCVO presente trabalho inseriu-se na implementação do Projeto Lean (manufatura simples) no departamento de componentes mecânicos da empresa multinacional Renault CACIA, por parte da fabricação, especificamente no progresso contínuo, ateliê 3 e 4, incidindo em três projetos concretos, linhas de produção de árvores de equilibragem, nas bombas de óleo de débito variável, BOCV, e nos AGV´s (Automated Guided Vehicle). O fabrico das árvores de equilibragem na UET (Unidade elementar de trabalho) é realizado através do processamento de brutos por maquinação, torneamento e furação, indução, desempeno, retificação, super acabamento, lavagem, secagem e prensagem de carretos. O projeto Lean validado para essa UET consistiu em reorganizar os tornos das segundas e terceiras operações, criando uma ilha, onde o operador deslocar-se-á entre eles, evitando deslocações desnecessárias perante a disposição atual, e com isto favorecendo a disponibilidade de componentes, dita de strike zone. Relativamente à implementação da tecnologia AGV´s, um projeto de remoção de empilhadoras no DCM, fica a cargo da nova motorização o transporte entre a zona de logística e cada UET identificada para a possível movimentação de carga de produto acabado e abastecimento de brutos. Posteriormente, e para cumprimento das referidas tarefas, concluindo-se os objetivos do presente estágio, foi atribuído o acompanhamento da implementação da segunda linha de montagem das bombas de óleo de débito variável, como principal propósito de aumentar a produção deste tipo de componente mecânico, de modo a suportar o volume de encomendas do cliente. A linha foi criada à par da existente, tendo a produção da bomba de óleo as mesmas operações inicias, sendo feita a derivação de corpos entre a primeira linha e a segunda, voltando as bombas feitas à primeira linha para testar e colocar o datamatrix em caso de conformidade.Carrapichano, João Miguel MaiaRepositório ComumSoares, Gonçalo Filipe Rodrigues2017-08-21T14:06:27Z2016-122017-05-01T00:00:00Z2017-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18850201743221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:50.872996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
title Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
spellingShingle Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues
Projeto Lean
Árvores de equilibragem
AGV´s
BOCV
title_short Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
title_full Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
title_fullStr Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
title_full_unstemmed Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
title_sort Projeto Lean no Departamento de Componentes Mecânicos da Renault CACIA
author Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues
author_facet Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrapichano, João Miguel Maia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Gonçalo Filipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Lean
Árvores de equilibragem
AGV´s
BOCV
topic Projeto Lean
Árvores de equilibragem
AGV´s
BOCV
description O presente trabalho inseriu-se na implementação do Projeto Lean (manufatura simples) no departamento de componentes mecânicos da empresa multinacional Renault CACIA, por parte da fabricação, especificamente no progresso contínuo, ateliê 3 e 4, incidindo em três projetos concretos, linhas de produção de árvores de equilibragem, nas bombas de óleo de débito variável, BOCV, e nos AGV´s (Automated Guided Vehicle). O fabrico das árvores de equilibragem na UET (Unidade elementar de trabalho) é realizado através do processamento de brutos por maquinação, torneamento e furação, indução, desempeno, retificação, super acabamento, lavagem, secagem e prensagem de carretos. O projeto Lean validado para essa UET consistiu em reorganizar os tornos das segundas e terceiras operações, criando uma ilha, onde o operador deslocar-se-á entre eles, evitando deslocações desnecessárias perante a disposição atual, e com isto favorecendo a disponibilidade de componentes, dita de strike zone. Relativamente à implementação da tecnologia AGV´s, um projeto de remoção de empilhadoras no DCM, fica a cargo da nova motorização o transporte entre a zona de logística e cada UET identificada para a possível movimentação de carga de produto acabado e abastecimento de brutos. Posteriormente, e para cumprimento das referidas tarefas, concluindo-se os objetivos do presente estágio, foi atribuído o acompanhamento da implementação da segunda linha de montagem das bombas de óleo de débito variável, como principal propósito de aumentar a produção deste tipo de componente mecânico, de modo a suportar o volume de encomendas do cliente. A linha foi criada à par da existente, tendo a produção da bomba de óleo as mesmas operações inicias, sendo feita a derivação de corpos entre a primeira linha e a segunda, voltando as bombas feitas à primeira linha para testar e colocar o datamatrix em caso de conformidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2017-08-21T14:06:27Z
2017-05-01T00:00:00Z
2017-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18850
201743221
url http://hdl.handle.net/10400.26/18850
identifier_str_mv 201743221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022814941184