A aprendizagem da organização e tratamento de dados e as tarefas de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço, Ana Pires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17152
Resumo: Este Projeto de Investigação foi implementado no ano letivo 2013/2014, numa turma de 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, de uma escola básico de Setúbal, em contexto de estágio. Esta investigação tem como principal foco a aprendizagem de aspetos relacionados com a Organização e Tratamento de dados (OTD). Mais concretamente compreender o modo como os alunos lidam com tarefas de investigação estatística, tentando identificar e analisar os conhecimentos e processos que são desenvolvidos pelos alunos durante investigações estatísticas, assim como as dificuldades que os alunos manifestam. O enquadramento teórico está organizado em apenas uma secção intitulada por Estatística no 1.º ciclo, que se divide em sete subsecções em que se discutem as seguintes temáticas: Literacia estatística, Raciocínio estatístico e Pensamento estatístico – significados; Importância do Ensino da Estatística; A estatística nas orientações curriculares; A aprendizagem da estatística; Erros e dificuldades dos alunos; tarefas de investigação estatística; Dinâmica de uma aula de investigação. Este estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo, sendo uma investigação sobre a própria prática. Nele participaram 20 alunos, tendo sido depois escolhidos três estudos de caso. Foram propostas quatro tarefas estatísticas de natureza investigativa que permitiram uma recolha dos dados, com base na observação participante, a recolha documental, conversas informais, assim como entrevistas realizadas após cada tarefa, documentos escritos e produzidos pelos alunos e registos fotográficos, áudio e vídeo. Neste estudo são evidenciados os processos que foram desenvolvidos pelos alunos, de acordo com as quatro etapas de uma investigação estatística referidas por Wild e Pfannkuch (1999): Questão de partida, recolha dos dados, organização dos dados e por ultimo a análise dos dados. São ainda evidenciadas as maiores dificuldades sentidas, pelos alunos em estudo, em cada uma destas etapas. Este estudo demonstra o tão importante e pertinente que é começar a realizar tarefas de investigação nos primeiros anos de escolaridade e salienta também a forma como os alunos se entregam a este tipo de trabalho.
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O enquadramento teórico está organizado em apenas uma secção intitulada por Estatística no 1.º ciclo, que se divide em sete subsecções em que se discutem as seguintes temáticas: Literacia estatística, Raciocínio estatístico e Pensamento estatístico – significados; Importância do Ensino da Estatística; A estatística nas orientações curriculares; A aprendizagem da estatística; Erros e dificuldades dos alunos; tarefas de investigação estatística; Dinâmica de uma aula de investigação. Este estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo, sendo uma investigação sobre a própria prática. Nele participaram 20 alunos, tendo sido depois escolhidos três estudos de caso. Foram propostas quatro tarefas estatísticas de natureza investigativa que permitiram uma recolha dos dados, com base na observação participante, a recolha documental, conversas informais, assim como entrevistas realizadas após cada tarefa, documentos escritos e produzidos pelos alunos e registos fotográficos, áudio e vídeo. Neste estudo são evidenciados os processos que foram desenvolvidos pelos alunos, de acordo com as quatro etapas de uma investigação estatística referidas por Wild e Pfannkuch (1999): Questão de partida, recolha dos dados, organização dos dados e por ultimo a análise dos dados. São ainda evidenciadas as maiores dificuldades sentidas, pelos alunos em estudo, em cada uma destas etapas. Este estudo demonstra o tão importante e pertinente que é começar a realizar tarefas de investigação nos primeiros anos de escolaridade e salienta também a forma como os alunos se entregam a este tipo de trabalho.This Investigation Project was implemented in the school year of 2013/2014, in a 2nd year class of primary school in Setúbal, during internship context. This investigation has as a primary focus the learning of aspects related to the Organization and Treatment of Data (OTD). More specifically understanding the way the students deal with the tasks of statistics investigation, trying to identify and analyse the knowledge and processes that are developed by the students during statistic investigation, as well as the difficulties that the students refer to. The theoretical framework is organized in just a section entitled as Statistic in Primary School, that is divided in seven subsections in which the following themes are discussed: Statistic Literacy, Statistic reasoning and statistic thinking – meanings; The importance of statistic in teaching; The statistics learning; Errors and difficulties of the students; Statistics investigation tasks; Dynamics of an investigation class. This study follow a methodology of qualitative nature, inserted in an interpretative paradigm, being an investigation about the actual practice. Twenty students participated in it, having been chosen three studies by chance. Four statistic tasks of investigative nature were planned that allowed the gather of data, based in the participative observation, the documental gather, informal conversations, as well as interviews done after each task, written documents produced by the students and photographic records, audio and video. In this study are evidenced the processes that were developed by the students, according to the four stages of a statistics investigation referred by Wild and Pfannkuch (1999): Starting question, gather of data, data organization and, in last, the analyzation of data. There are also evidenced the biggest difficulties felt by the students in study, in each of these stages. This study demonstrates how important and pertinent it is to start and do the tasks of investigation in the first years of school and also stresses the way the students deliver themselves to this kind of work.Delgado, CatarinaRepositório ComumColaço, Ana Pires2016-12-29T10:32:04Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17152TID:201602180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:27.374643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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