O Impacto das Redes Sociais e de Websites de Reviews Online no Alojamento Hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Tiago Rafael Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22976
Resumo: O uso das redes sociais como motor de busca primário e influenciador tem sido cada vez mais prominente nos dias de hoje. Seja para procurar informações relativas ao alojamento turístico ou a outro aspeto da viagem (seja ela de lazer ou em negócios), as redes sociais assumem-se como uma das fontes mais credíveis para o turista basear a sua decisão naquilo que lê. A par das redes sociais, também os websites de reviews online, onde aqui damos destaque ao TripAdvisor, se tornaram um meio de referência para os turistas tomarem a sua decisão relativamente ao alojamento turístico onde ficar. Com o aumento atual de turistas e de viagens de lazer/negócios a nível mundial, este tipo de canais online ganharam bastante relevância nos últimos anos. Isto trouxe um novo desafio aos gestores deste tipo de alojamentos, perceber o comportamento do consumidor e onde se baseiam para decidir em que alojamento deverão ficar num determinado local. Deste modo, tornou-se, indispensável manter uma presença assídua nestes canais online, de modo não só a tomar conhecimento daquilo que os consumidores estão a comentar acerca do alojamento hoteleiro em questão, mas também determinar qual a melhor estratégia de comunicação a empreender e que informações deverão ser disponibilizadas, tendo em conta aquilo que o consumidor procura. A presente tese, tem como objetivo principal compreender a influência que as redes sociais (nomeadamente o Facebook) e websites de reviews online (nomeadamente o TripAdvisor) têm na escolha do alojamento hoteleiro e qual dos meios exerce uma maior influência. Para a recolha das opiniões dos consumidores, adotou-se uma metodologia quantitativa, através de um questionário online, cujas respostas foram posteriormente analisadas através de testes estatísticos. Os resultados indicaram uma clara vantagem para os websites de reviews online comparativamente às redes sociais, sendo estes, de entre os canais online analisados, os que maior influência exercem sobre a tomada de decisão dos consumidores relativamente à escolha de um alojamento hoteleiro.
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