Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33408 |
Resumo: | Muitas empresas perceberam que o cliente é o ativo mais importante que possuem. Desta forma, a Abordagem Centrada no Cliente tem vindo a ser cada vez mais adotada pelas empresas. Este projeto propõem a transição de uma Abordagem Centrada no Produto para uma Abordagem Centrada no Cliente numa empresa de logística nacional, o Grupo Rangel. Esta transição cria as bases para que o grupo alcance o seu objetivo de se tornar uma referência em “one stop shop” logístico. Foram feitas entrevistas a um conjunto de colaboradores do Grupo Rangel para, desta forma, reconhecer algumas especificidades do negócio e quais as suas principais dificuldades sentidas. A revisão da literatura permitiu aprofundar o conhecimento sobre a abordagem centrada no cliente e sobre a sua implementação. O projeto resultou na adaptação do Modelo Estrela para a implementação da abordagem centrada no cliente, configurando assim um novo processo comercial integrado que visa centrar toda a estrutura e cultura organizacional no cliente. |
id |
RCAP_235b6e34740a07d29bd4568c16d182e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logísticaAbordagem centrada no clienteAbordagem centrada no produtoIntegraçãoModelo estrelaEstruturaCultura organizacionalMuitas empresas perceberam que o cliente é o ativo mais importante que possuem. Desta forma, a Abordagem Centrada no Cliente tem vindo a ser cada vez mais adotada pelas empresas. Este projeto propõem a transição de uma Abordagem Centrada no Produto para uma Abordagem Centrada no Cliente numa empresa de logística nacional, o Grupo Rangel. Esta transição cria as bases para que o grupo alcance o seu objetivo de se tornar uma referência em “one stop shop” logístico. Foram feitas entrevistas a um conjunto de colaboradores do Grupo Rangel para, desta forma, reconhecer algumas especificidades do negócio e quais as suas principais dificuldades sentidas. A revisão da literatura permitiu aprofundar o conhecimento sobre a abordagem centrada no cliente e sobre a sua implementação. O projeto resultou na adaptação do Modelo Estrela para a implementação da abordagem centrada no cliente, configurando assim um novo processo comercial integrado que visa centrar toda a estrutura e cultura organizacional no cliente.Many companies have realized that the customer is their most important asset. In this way, the Customer Centric Approach has been increasingly adopted by companies. This project proposes the transition from a Product Centric Approach to a Customer-Centric Approach in a national logistics company, Rangel. This transition creates the basis for the group to reach its goal of becoming a reference in “one stop shop” logistics. Interviews were conducted with a number of Rangel employees to recognize some specificities of the business and what the main difficulties felt are. The literature review allowed a deeper understanding of the client-centric approach and its implementation. The project resulted in an adaptation of the Star Model to implement a customer-centric approach, thus setting up a new integrated commercial process that aims to focus the entire organizational structure and culture on the customer.2022-03-07T16:02:59Z2021-12-14T00:00:00Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33408porSousa, Patrick Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:12Zoai:ria.ua.pt:10773/33408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:48.884320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística |
title |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística |
spellingShingle |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística Sousa, Patrick Coelho Abordagem centrada no cliente Abordagem centrada no produto Integração Modelo estrela Estrutura Cultura organizacional |
title_short |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística |
title_full |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística |
title_fullStr |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística |
title_full_unstemmed |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística |
title_sort |
Implementação da abordagem centrada no cliente numa empresa de logística |
author |
Sousa, Patrick Coelho |
author_facet |
Sousa, Patrick Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Patrick Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem centrada no cliente Abordagem centrada no produto Integração Modelo estrela Estrutura Cultura organizacional |
topic |
Abordagem centrada no cliente Abordagem centrada no produto Integração Modelo estrela Estrutura Cultura organizacional |
description |
Muitas empresas perceberam que o cliente é o ativo mais importante que possuem. Desta forma, a Abordagem Centrada no Cliente tem vindo a ser cada vez mais adotada pelas empresas. Este projeto propõem a transição de uma Abordagem Centrada no Produto para uma Abordagem Centrada no Cliente numa empresa de logística nacional, o Grupo Rangel. Esta transição cria as bases para que o grupo alcance o seu objetivo de se tornar uma referência em “one stop shop” logístico. Foram feitas entrevistas a um conjunto de colaboradores do Grupo Rangel para, desta forma, reconhecer algumas especificidades do negócio e quais as suas principais dificuldades sentidas. A revisão da literatura permitiu aprofundar o conhecimento sobre a abordagem centrada no cliente e sobre a sua implementação. O projeto resultou na adaptação do Modelo Estrela para a implementação da abordagem centrada no cliente, configurando assim um novo processo comercial integrado que visa centrar toda a estrutura e cultura organizacional no cliente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T00:00:00Z 2021-12-14 2022-03-07T16:02:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33408 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137703482097664 |