A Indústria Musical na Era Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102656
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_23680717778ab23a1fe0b07c592c1fcf
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Indústria Musical na Era DigitalThe Music Industry in the Digital AgeEstágio CurricularSalão BrazilCoimbraIndústria MusicalMarketing CulturalCurricular InternshipSalão BrazilCoimbraMusic IndustryCultural MarketingRelatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de LetrasA Indústria Musical na Era DigitalEste relatório de estágio resulta de um estágio curricular realizado na entidade cultural residente no coração da baixa de Coimbra, o Salão Brazil. Sala de espetáculos usada pela associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube (JACC). Este estágio realizou-se num espaço de 6 meses — entre 4 de outubro de 2021 a 4 de abril de 2022.O estágio curricular teve como orientadores José Miguel Pereira, Presidente do Jazz ao Centro Clube e programador artístico do Salão Brazil, e uma coordenação diária da Vice-Presidente e produtora do espaço, Adriana Ávila. A realização deste relatório e todo o acompanhamento académico durante a realização do Estágio foi feito pelo Professor Doutor José Oliveira Martins, com adição de coorientação da Professora Doutora Leonor Losa.Na parte inicial deste relatório, visa-se debater o conceito de indústrias culturais e musicais, a partir dos conceitos estruturados por vários académicos como Adorno (1991); Adorno e Horkheimer (1997); Hesmondhalgh (2013); Negus (1992); Wikström (2005 e 2009) — obras fulcrais para o desenvolvimento teórico das conclusões de estágio curricular.Segue-se com um enquadramento da história e das estratégias culturais do Jazz ao Centro Clube e do Salão Brazil — onde se entende associativismo, como as principais atividades da associação e a programação inserida neste espaço cultural.Prossegue-se com um “Diário de Bordo”, descrevendo as atividades que fui realizando, com destaque para as atividades que considerei mais importantes deste estágio. Descreve-se detalhadamente um dia de trabalho no Salão Brazil, tanto em horário de escritório como em horário de concerto. Procura-se conhecer mais afincadamente a JACC Records e consequentemente as estratégias de marketing usadas pela entidade culturalProcura-se de seguida, ter uma visão focada sobre o consumo da música, e como esta é vivenciada como a própria estética de quem a ouve, incutindo as novas ferramentas da indústria e fazendo uma análise da mesma, nos parâmetros globais e nacionais.Termina-se com um estudo entre estas duas vertentes: (a) um estudo da conjunção de todas as políticas e vertentes culturais que promovem a permanência do Salão Brazil como elemento crucial à expansão cultural na cidade de Coimbra e (b) uma reflexão sobre as várias transformações recentes que se deram na indústria musical e na nova comercialização da forma artística que é a música, e como podemos presenciar este novo consumo neste tipo de espaço cultural.The Music Industry in the Digital AgeThis internship report is the result of a curricular internship carried out in Salão Brazil. a cultural organization in the heart of downtown Coimbra. Whose concert hall is used by the non-profit association Jazz ao Centro Clube (JACC). This internship took place over the period of 6 months from October 4, 2021 to April 4, 2022.This internship was guided by José Miguel Pereira, President of Jazz at Centro Clube and artistic programmer of Salão Brazil, with regular supervision by the Vice-President and producer of the space, Adriana Ávila. The preparation of this report and all the academic monitoring during the Internship was carried out under the guidance of Professor’s José Oliveira Martins and Professor Leonor Losa.In the initial part of this report, my aim is to understand the concept of cultural and musical industries, using as a reference some concepts proposed by several academics, such as Adorno (1991); Adorno and Horkheimer (1997); Hesmondhalgh (2013); Negus (1992) and Wikström (2005 and 2009) — key works to form the theoretical framework of this curricular internship’s conclusions.We continue with an account of the history and cultural strategies of Jazz ao Centro and Salão Brasil — associativism is understood as one of the main activities of the association, JACC Records as well as the programming that is developed in this cultural space.This report follows with the framework of the history and cultural defenses of Jazz ao Centro and Salão Brasil — associativism is understood, as well as the main activities of the association and the programming inserted in this cultural space.The report follows with a logbook, explaining all the main activities I completed throughout the internship. The working day at Salão Brazil is detailed, both during office hours and during concert hours. I attempt to know more closely the working habits of JACC Records in order to better understand the marketing strategies used by the cultural entity.I then turn my view on the consumption of music, and how this is experienced attending to the aesthetics of those who listen to it, experimenting with new tools which attend to the analysis of the industry, in global and national parameters.Finally, I attend to two aspects: (a) a study of the conjunction of the policies and cultural aspects that promote the permanence of Salão Brazil as a crucial element for the cultural expansion in the city of Coimbra and (b) the music industry and the new distribution of music, and how we can witness music consumption in this type of cultural space.2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102656http://hdl.handle.net/10316/102656TID:203073525porMonteiro, Beatriz da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-05T20:31:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:36.101946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Indústria Musical na Era Digital
The Music Industry in the Digital Age
title A Indústria Musical na Era Digital
spellingShingle A Indústria Musical na Era Digital
Monteiro, Beatriz da Silva
Estágio Curricular
Salão Brazil
Coimbra
Indústria Musical
Marketing Cultural
Curricular Internship
Salão Brazil
Coimbra
Music Industry
Cultural Marketing
title_short A Indústria Musical na Era Digital
title_full A Indústria Musical na Era Digital
title_fullStr A Indústria Musical na Era Digital
title_full_unstemmed A Indústria Musical na Era Digital
title_sort A Indústria Musical na Era Digital
author Monteiro, Beatriz da Silva
author_facet Monteiro, Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Beatriz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular
Salão Brazil
Coimbra
Indústria Musical
Marketing Cultural
Curricular Internship
Salão Brazil
Coimbra
Music Industry
Cultural Marketing
topic Estágio Curricular
Salão Brazil
Coimbra
Indústria Musical
Marketing Cultural
Curricular Internship
Salão Brazil
Coimbra
Music Industry
Cultural Marketing
description Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102656
http://hdl.handle.net/10316/102656
TID:203073525
url http://hdl.handle.net/10316/102656
identifier_str_mv TID:203073525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134090010558464