Marketing Cultural e a Promoção dos Sistemas de Informação: estudo do caso a Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, MOISES FONSECA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99896
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
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spelling Marketing Cultural e a Promoção dos Sistemas de Informação: estudo do caso a Universidade de CoimbraCultural Marketing and Promotion of Information Systems: a case study of the University of CoimbraSistemas de informaçãoMarketingMarketing CulturalTurismoUniversidade de CoimbraInformation SystemMarketingCultural MarketingTourismUniversity of CoimbraDissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de LetrasA presente dissertação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ciência da Informação (CI), tem como tema o Marketing Cultural (MC) e a Promoção dos Sistemas de Informação (MCPSI) e desenvolve o estudo do caso da Universidade de Coimbra (UC) no sentido de melhorar o Plano de MC da UC através dos seus Sistemas de Informação (SI) de valor patrimonial. O objetivogeral desta dissertação é o de contribuir para melhorar a Política de Marketing da UC, através da promoção dos seus SI; os objetivos específicos são perceber o Plano Estratégico de Marketing já implementado pela UC; através do seu Circuito Turístico, compreender MCPSI, a sua estrutura e dinâmica de funcionamento. Em termos metodológicos, o estudo tem por base a pesquisa de caráter exploratório, descritivo e explicativo, de abordagem mista (quantitativa e qualitativa), composta por revisão de literatura, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, tendo por método essencialmente a observação. Foram ainda efetuadas várias visitas aos sistemas de informação, onde se teve um contacto direto com as diferentes realidades, recolhendo informação para à posteriori ser usada para o desenvolvimento deste trabalho.A dissertação que se apresenta conta com uma visão sistémica e abordagem holística da informação, bem como das redes de informação e conhecimento. Segue-se um enquadramento contextual olhando para a UC como Património da Humanidade.Elaborou-se um estudo empírico baseado no circuito turístico da UC e sua evolução até aos dias de hoje, foi efetuado um inquérito por entrevista semiestruturadaao setor do turismo da UC, para melhor compreender e desenvolver uma análise descritiva do próprio circuito turístico. Com base nessa descrição procedeu-se á elaboração da análise SWOT, onde se constata que embora haja evolução e promoção do circuito turístico, o mesmo ainda apresenta algumas fraquezas e ameaças. Conclui-se o trabalho com uma apreciação global dos resultados alcançados e elaboração de um Plano Estratégico de Marketing.This dissertation, developed in the scope of the Master in Information Science (IS), has the theme of Cultural Marketing (CM) and the Promotion of Information Systems (MCPSI) and develops the case study of the University of Coimbra (UC) in order to improve the MC Plan of the UC through its Information Systems (IS) of heritage value. The general objective of this dissertation is to contribute to improve the UC Marketing Policy, through the promotion of its IS; the specific objectives are to understand the Strategic Marketing Plan already implemented by the UC; through its Tourist Circuit, to understand MCPSI, its structure and dynamics of operation. In methodological terms, the study is based on research of exploratory, descriptive and explanatory nature, of mixed approach (quantitative and qualitative), composed by literature review, documentary research and bibliographic research, having as method essentially the observation. Several visits to information systems were also made, where direct contact was made with the different realities, collecting information to be used for the development of this work.The dissertation that is presented has a systemic vision and holistic approach to information, as well as information and knowledge networks. It is followed by a contextual framework looking at the UC as a World Heritage Site.An empirical study based on the tourism circuit of the UC and its evolution until today, a survey was conducted by semi-structured interview to the tourism sector of the UC, to better understand and develop a descriptive analysis of the tourism circuit itself. Based on this description we proceeded to the SWOT analysis, which shows that although there is evolution and promotion of the tourism circuit, it still has some weaknesses and threats. The work is concluded with a global appreciation of the results achieved and the elaboration of a Strategic Marketing Plan.2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99896http://hdl.handle.net/10316/99896TID:202995968porMATOS, MOISES FONSECAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:02:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:23.663550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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