Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, António
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3097
Resumo: Este artigo discute o papel da valorização das interações sociais entre os alunos e o professor no desenvolvimento de modos de comunicação e de padrões de interação centrados nos conhecimentos matemáticos individuais dos alunos. Os dados foram recolhidos por mim, em contexto de trabalho colaborativo, com três professoras do 1.º ciclo do ensino básico, assumindo uma perspetiva interpretativa da ação e significação das professoras das conceções e práticas de comunicação matemática na sala de aula. O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos, favoreceram a existência dos modos de comunicação reflexiva e instrutiva e dos padrões de extração e de discussão na comunicação matemática na sala de aula, gerando um sentido de responsabilidade coletiva sobre a aprendizagem da matemática e no reconhecimento do conhecimento do outro (aluno e professor).
id RCAP_237b51fa6cf06efcc98f328679d8e8e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunosComunicação matemáticaModos de comunicaçãoPadrões de interaçãoPráticas de ensinoTrabalho colaborativoMathematical communicationForms of communicationInteraction patternsTeaching practicesGroup workCommunication mathématiqueModes de communicationModèles d'interactionPratiques d'enseignementTravail collaboratifEste artigo discute o papel da valorização das interações sociais entre os alunos e o professor no desenvolvimento de modos de comunicação e de padrões de interação centrados nos conhecimentos matemáticos individuais dos alunos. Os dados foram recolhidos por mim, em contexto de trabalho colaborativo, com três professoras do 1.º ciclo do ensino básico, assumindo uma perspetiva interpretativa da ação e significação das professoras das conceções e práticas de comunicação matemática na sala de aula. O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos, favoreceram a existência dos modos de comunicação reflexiva e instrutiva e dos padrões de extração e de discussão na comunicação matemática na sala de aula, gerando um sentido de responsabilidade coletiva sobre a aprendizagem da matemática e no reconhecimento do conhecimento do outro (aluno e professor).Abstract: This article discusses the role of valorization of social interaction between pupils and teachers in the development of means of communication and interaction patterns centred on the individual mathematical knowledge of the pupils. The data were gathered by myself in group work with three teachers of the 1st cycle of basic education, and assumed an interpretive perspective of the teachers’ action and the significance of the concepts and mathematical communication practices in the classroom. The development of interactions between the pupils and between them and the teachers, together with recognition of the singularity of the pupils’ mathematical knowledge, favour the existence of forms of reflective and instructive communication, and patterns of extraction and discussion in mathematical communication in the classroom, creating a sense of collective responsibility for mathematics learning and recognition of the knowledge of others (pupil and teacher).Résumé: Cet article examine le rôle de la valorisation des interactions sociales entre les élèves et le professeur dans le développement des modes de communication et des modèles d'interaction centrés sur les connaissances mathématiques individuelles des élèves. J’ai recueilli les données dans le cadre d'un travail collaboratif avec trois enseignantes du 1er cycle de l'enseignement de base, en supposant une perspective interprétative de l'action et signification des enseignantes des conceptions et pratiques de communication mathématique en classe. Le développement des interactions entre les élèves eux-mêmes et entre eux et les enseignantes, ainsi que la reconnaissance de la singularité de la connaissance mathématique des élèves ont favorisé l'existence des modes de communication réflexive et instructive et des modèles d’extraction de discussion dans la communication mathématique dans la salle de classe, générant un sentiment de responsabilité collective pour l'apprentissage des mathématiques et dans la reconnaissance de la connaissance de l'autre (élève et professeur).CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLGuerreiro, António2014-01-16T10:41:08Z2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3097porGuerreiro, A. (2013). Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Da Investigação às práticas, 3(2), 31–52.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:45.973886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
title Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
spellingShingle Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
Guerreiro, António
Comunicação matemática
Modos de comunicação
Padrões de interação
Práticas de ensino
Trabalho colaborativo
Mathematical communication
Forms of communication
Interaction patterns
Teaching practices
Group work
Communication mathématique
Modes de communication
Modèles d'interaction
Pratiques d'enseignement
Travail collaboratif
title_short Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
title_full Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
title_fullStr Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
title_full_unstemmed Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
title_sort Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos
author Guerreiro, António
author_facet Guerreiro, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Modos de comunicação
Padrões de interação
Práticas de ensino
Trabalho colaborativo
Mathematical communication
Forms of communication
Interaction patterns
Teaching practices
Group work
Communication mathématique
Modes de communication
Modèles d'interaction
Pratiques d'enseignement
Travail collaboratif
topic Comunicação matemática
Modos de comunicação
Padrões de interação
Práticas de ensino
Trabalho colaborativo
Mathematical communication
Forms of communication
Interaction patterns
Teaching practices
Group work
Communication mathématique
Modes de communication
Modèles d'interaction
Pratiques d'enseignement
Travail collaboratif
description Este artigo discute o papel da valorização das interações sociais entre os alunos e o professor no desenvolvimento de modos de comunicação e de padrões de interação centrados nos conhecimentos matemáticos individuais dos alunos. Os dados foram recolhidos por mim, em contexto de trabalho colaborativo, com três professoras do 1.º ciclo do ensino básico, assumindo uma perspetiva interpretativa da ação e significação das professoras das conceções e práticas de comunicação matemática na sala de aula. O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos, favoreceram a existência dos modos de comunicação reflexiva e instrutiva e dos padrões de extração e de discussão na comunicação matemática na sala de aula, gerando um sentido de responsabilidade coletiva sobre a aprendizagem da matemática e no reconhecimento do conhecimento do outro (aluno e professor).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2013-09-01T00:00:00Z
2014-01-16T10:41:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3097
url http://hdl.handle.net/10400.21/3097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerreiro, A. (2013). Comunicação Matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Da Investigação às práticas, 3(2), 31–52.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133383560790016