O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22977 |
Resumo: | Com este estudo pretende-se, através da análise de práticas de regulação do ensino de um professor de matemática, conhecer qual o papel do GeoGebra nessas práticas, no estudo da área do paralelogramo. O estudo é de natureza interpretativa e segue o design de estudo de caso. Num contexto de trabalho colaborativo, dois professores e a investigadora conceberam estratégias avaliativas que concretizaram em sala de aula, no 5.º ano de escolaridade, procurando integrar as informações recolhidas na planificação seguinte. Os dados foram recolhidos por observação, com registo áudio de sessões de trabalho colaborativo e vídeo das aulas. Os resultados apontam que o professor João, um dos professores caso, foco deste artigo, privilegiou o trabalho autónomo dos alunos, quer pela escolha de software, quer pela forma como organizou e apoiou os alunos. O uso do GeoGebra contribui para regular o ensino, quando o professor: (i) durante a planificação reconhece que a forma como usa a tecnologia pode alterar a forma como o conhecimento é apresentado; (ii) complementa a estratégia de ensino com outros materiais, considerando as necessidades dos alunos; e (iii) reflete sobre o seu trabalho, ao introduzir alterações ao ficheiro GeoGebra para utilizações futuras. |
id |
RCAP_237e3a2330bd09d96065982cdd4a58aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramoO papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramoArtigosCom este estudo pretende-se, através da análise de práticas de regulação do ensino de um professor de matemática, conhecer qual o papel do GeoGebra nessas práticas, no estudo da área do paralelogramo. O estudo é de natureza interpretativa e segue o design de estudo de caso. Num contexto de trabalho colaborativo, dois professores e a investigadora conceberam estratégias avaliativas que concretizaram em sala de aula, no 5.º ano de escolaridade, procurando integrar as informações recolhidas na planificação seguinte. Os dados foram recolhidos por observação, com registo áudio de sessões de trabalho colaborativo e vídeo das aulas. Os resultados apontam que o professor João, um dos professores caso, foco deste artigo, privilegiou o trabalho autónomo dos alunos, quer pela escolha de software, quer pela forma como organizou e apoiou os alunos. O uso do GeoGebra contribui para regular o ensino, quando o professor: (i) durante a planificação reconhece que a forma como usa a tecnologia pode alterar a forma como o conhecimento é apresentado; (ii) complementa a estratégia de ensino com outros materiais, considerando as necessidades dos alunos; e (iii) reflete sobre o seu trabalho, ao introduzir alterações ao ficheiro GeoGebra para utilizações futuras.This paper aims at portraying the role of GeoGebra when developing formative assessment strategies in the study of the area of the parallelogram. The study followed an interpretive approach and a case study design. In a context of collaborative work, the researcher and two Mathematics teachers conceived formative assessment strategies. These strategies were implemented in a 5th grade classroom and the information gathered was integrated in the planning of the following lessons. Data were collected through observation, audio recording of the collaborative work sessions, and video recording of the lessons. The results point out that teacher João, the teacher focused in this article, favoured students’ autonomous activity and supported their work. GeoGebra has helped to regulate teaching when the teacher: (i) in planning, recognizes that how he uses technology can change the way knowledge is presented; (ii) develops complementary teaching pathways, taking into account students' needs; and (iii) reflects on his work by making changes to the GeoGebra file for future use.APM - Associação de Professores de Matemática2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22977por2183-28380872-3915Santos, ElviraSantos, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo |
title |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo |
spellingShingle |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo Santos, Elvira Artigos |
title_short |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo |
title_full |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo |
title_fullStr |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo |
title_full_unstemmed |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo |
title_sort |
O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo |
author |
Santos, Elvira |
author_facet |
Santos, Elvira Santos, Leonor |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Leonor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elvira Santos, Leonor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Com este estudo pretende-se, através da análise de práticas de regulação do ensino de um professor de matemática, conhecer qual o papel do GeoGebra nessas práticas, no estudo da área do paralelogramo. O estudo é de natureza interpretativa e segue o design de estudo de caso. Num contexto de trabalho colaborativo, dois professores e a investigadora conceberam estratégias avaliativas que concretizaram em sala de aula, no 5.º ano de escolaridade, procurando integrar as informações recolhidas na planificação seguinte. Os dados foram recolhidos por observação, com registo áudio de sessões de trabalho colaborativo e vídeo das aulas. Os resultados apontam que o professor João, um dos professores caso, foco deste artigo, privilegiou o trabalho autónomo dos alunos, quer pela escolha de software, quer pela forma como organizou e apoiou os alunos. O uso do GeoGebra contribui para regular o ensino, quando o professor: (i) durante a planificação reconhece que a forma como usa a tecnologia pode alterar a forma como o conhecimento é apresentado; (ii) complementa a estratégia de ensino com outros materiais, considerando as necessidades dos alunos; e (iii) reflete sobre o seu trabalho, ao introduzir alterações ao ficheiro GeoGebra para utilizações futuras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22977 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544220416671744 |