Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, João M. S., Romão, Paula, Martins, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3739
Resumo: Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação coma comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.
id RCAP_237ef9eb019b26ac0888a3711c8e63d3
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretoresGestão escolarDiretorFatores de sucessoMudançasEste estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação coma comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.2021-10-21T14:50:06Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3739por0871-9187 (Print)2183-0452 (Electronic)http://doi.org/10.21814/rpe.18920Delgado, PauloCarvalho, João M. S.Romão, PaulaMartins, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
title Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
spellingShingle Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
Delgado, Paulo
Gestão escolar
Diretor
Fatores de sucesso
Mudanças
title_short Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
title_full Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
title_fullStr Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
title_full_unstemmed Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
title_sort Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
author Delgado, Paulo
author_facet Delgado, Paulo
Carvalho, João M. S.
Romão, Paula
Martins, Pedro
author_role author
author2 Carvalho, João M. S.
Romão, Paula
Martins, Pedro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Paulo
Carvalho, João M. S.
Romão, Paula
Martins, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Diretor
Fatores de sucesso
Mudanças
topic Gestão escolar
Diretor
Fatores de sucesso
Mudanças
description Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação coma comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-21T14:50:06Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3739
url http://hdl.handle.net/11328/3739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-9187 (Print)
2183-0452 (Electronic)
http://doi.org/10.21814/rpe.18920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302556106555392