Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3739 https://doi.org/http://doi.org/10.21814/rpe.18920 |
Resumo: | Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação coma comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico. |
id |
RCAP_791ab8b7cb4dfe449cfc1b8783440b12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/3739 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretoresGestão escolarDiretorFatores de sucessoMudançasEste estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação coma comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.2021-10-21T14:50:06Z2021-10-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDelgado, J.P., Carvalho, J.M.S., Romão, P., & Martins, P. (2021). Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 73-94. http://doi.org/10.21814/rpe.18920. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3739http://hdl.handle.net/11328/3739Delgado, J.P., Carvalho, J.M.S., Romão, P., & Martins, P. (2021). Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 73-94. http://doi.org/10.21814/rpe.18920. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3739http://hdl.handle.net/11328/3739https://doi.org/http://doi.org/10.21814/rpe.18920por0871-9187 (Print)2183-0452 (Electronic)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDelgado, PauloCarvalho, João M. S.Romão, PaulaMartins, Pedroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:49Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:00.275858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores |
title |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores |
spellingShingle |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores Delgado, Paulo Gestão escolar Diretor Fatores de sucesso Mudanças |
title_short |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores |
title_full |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores |
title_fullStr |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores |
title_full_unstemmed |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores |
title_sort |
Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores |
author |
Delgado, Paulo |
author_facet |
Delgado, Paulo Carvalho, João M. S. Romão, Paula Martins, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, João M. S. Romão, Paula Martins, Pedro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Paulo Carvalho, João M. S. Romão, Paula Martins, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Diretor Fatores de sucesso Mudanças |
topic |
Gestão escolar Diretor Fatores de sucesso Mudanças |
description |
Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação coma comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-21T14:50:06Z 2021-10-21 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Delgado, J.P., Carvalho, J.M.S., Romão, P., & Martins, P. (2021). Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 73-94. http://doi.org/10.21814/rpe.18920. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3739 http://hdl.handle.net/11328/3739 Delgado, J.P., Carvalho, J.M.S., Romão, P., & Martins, P. (2021). Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 73-94. http://doi.org/10.21814/rpe.18920. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3739 http://hdl.handle.net/11328/3739 https://doi.org/http://doi.org/10.21814/rpe.18920 |
identifier_str_mv |
Delgado, J.P., Carvalho, J.M.S., Romão, P., & Martins, P. (2021). Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 73-94. http://doi.org/10.21814/rpe.18920. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3739 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/3739 https://doi.org/http://doi.org/10.21814/rpe.18920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 (Print) 2183-0452 (Electronic) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134985055109120 |