O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Eduardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Ana Judite, Alves, Maria Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28581
Resumo: O artigo traz um estudo da peça Coral Canto do Sertão, da Bachiana Brasileira no 4, de Heitor Villa- Lobos. Trata-se de uma análise intramusical (ritmos e melodias) e também extramusical, considerando os fatores externos, como características físicas do sertão nordestino, como essas são internalizadas e ressignificadas na música. O estudo desenvolveu-se a partir do exame da partitura a fim de explorá-la sob uma perspectiva crítica, indo além da própria música, sem, portanto, sair dela. Sob uma abordagem musicológica (KERMAN, 2010; LOPES, 2014), foram identificados trechos (tropos) e frases (tópicas) que conduziram o tema (AGAWU; RATTEN, 1980), sendo observados como se moviam na música a fim de conferir-lhe o título sugerido: Canto do Sertão. Considerando a episteme musicológica e o exame documental, levantamos a discussão sobre até que ponto a música, em sua linguagem, pode trazer ou estabelecer pontos de identificação com a realidade da região abordada, o sertão nordestino.
id RCAP_2387f9336e59f16482f704bb56e7ef5d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológicaMúsicaMusicologiaO artigo traz um estudo da peça Coral Canto do Sertão, da Bachiana Brasileira no 4, de Heitor Villa- Lobos. Trata-se de uma análise intramusical (ritmos e melodias) e também extramusical, considerando os fatores externos, como características físicas do sertão nordestino, como essas são internalizadas e ressignificadas na música. O estudo desenvolveu-se a partir do exame da partitura a fim de explorá-la sob uma perspectiva crítica, indo além da própria música, sem, portanto, sair dela. Sob uma abordagem musicológica (KERMAN, 2010; LOPES, 2014), foram identificados trechos (tropos) e frases (tópicas) que conduziram o tema (AGAWU; RATTEN, 1980), sendo observados como se moviam na música a fim de conferir-lhe o título sugerido: Canto do Sertão. Considerando a episteme musicológica e o exame documental, levantamos a discussão sobre até que ponto a música, em sua linguagem, pode trazer ou estabelecer pontos de identificação com a realidade da região abordada, o sertão nordestino.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-01-04T12:11:03Z2021-01-042020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28581http://hdl.handle.net/10174/28581porMedeiros, Ana Judite; Alves, Maria Lúcia; Lopes, Eduardo. (2020). “O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica” (co-autores Ana Judite Medeiros, Maria Lúcia Alves), Art Research Journal, V. 7 no. 2,, pp. 1-19. ISSN 2357-9978el@uevora.ptndnd203Lopes, EduardoMedeiros, Ana JuditeAlves, Maria Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:27.500070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
title O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
spellingShingle O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
Lopes, Eduardo
Música
Musicologia
title_short O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
title_full O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
title_fullStr O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
title_full_unstemmed O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
title_sort O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica
author Lopes, Eduardo
author_facet Lopes, Eduardo
Medeiros, Ana Judite
Alves, Maria Lúcia
author_role author
author2 Medeiros, Ana Judite
Alves, Maria Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Eduardo
Medeiros, Ana Judite
Alves, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Musicologia
topic Música
Musicologia
description O artigo traz um estudo da peça Coral Canto do Sertão, da Bachiana Brasileira no 4, de Heitor Villa- Lobos. Trata-se de uma análise intramusical (ritmos e melodias) e também extramusical, considerando os fatores externos, como características físicas do sertão nordestino, como essas são internalizadas e ressignificadas na música. O estudo desenvolveu-se a partir do exame da partitura a fim de explorá-la sob uma perspectiva crítica, indo além da própria música, sem, portanto, sair dela. Sob uma abordagem musicológica (KERMAN, 2010; LOPES, 2014), foram identificados trechos (tropos) e frases (tópicas) que conduziram o tema (AGAWU; RATTEN, 1980), sendo observados como se moviam na música a fim de conferir-lhe o título sugerido: Canto do Sertão. Considerando a episteme musicológica e o exame documental, levantamos a discussão sobre até que ponto a música, em sua linguagem, pode trazer ou estabelecer pontos de identificação com a realidade da região abordada, o sertão nordestino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
2021-01-04T12:11:03Z
2021-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28581
http://hdl.handle.net/10174/28581
url http://hdl.handle.net/10174/28581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Medeiros, Ana Judite; Alves, Maria Lúcia; Lopes, Eduardo. (2020). “O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica” (co-autores Ana Judite Medeiros, Maria Lúcia Alves), Art Research Journal, V. 7 no. 2,, pp. 1-19. ISSN 2357-9978
el@uevora.pt
nd
nd
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136666600865792