Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfrinato, Ana Carolina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/30235
Resumo: Resumo: Com esta pesquisa, através de elementos musicais relevantes que possam ser comparados entre si, tem-se a intenção de exemplificar as referências que Heitor Villa-Lobos faz à música de Johann Sebastian Bach e à música brasileira nos quatro movimentos que compõem a Bachianas Brasileiras n.4. Tais referências, por sua vez, são interpretadas como intertextualidades utilizadas por Villa-Lobos na composição dessa obra. Logo, essas intertextualidades são classificadas e discutidas sob a ótica de categorias intertextuais atreladas a estudos tradicionais de análise musical; porque, de acordo com Salles (2009, p.245), "a abordagem analítica tradicional, baseada no conceito de lógica formal clássica, pouca utilidade terá não só para a música de Villa-Lobos, como para grande parte da música do início do século XX." Desta maneira, o uso da análise musical ligada a intertextualidade é a ferramenta analítica utilizada para suprimir a necessidade de se ter argumentos concretos e uma classificação sólida a respeito dos elementos e estruturas musicais observados, ou seja, a pesquisa se realiza por meio de uma análise musical intertextual. Além disso, neste trabalho, busca-se compreender o ambiente histórico e social em que Villa-Lobos estava inserido ao compor esta obra e como tal ambiente pode tê-lo influenciado. Desta forma, o objetivo que se tem com o presente trabalho é demonstrar as citações, alusões e estilizações feitas à obra de J. S. Bach, a estética barroca e a música popular do Brasil do início do século XX presentes na Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos.
id UFPR_e1ced30d38f9cd0515abe782f4e12764
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30235
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Manfrinato, Ana CarolinaDudeque, Norton Eloy, 1958-Quaranta, Daniel EduardoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2013-05-29T17:49:57Z2013-05-29T17:49:57Z2013-05-29http://hdl.handle.net/1884/30235Resumo: Com esta pesquisa, através de elementos musicais relevantes que possam ser comparados entre si, tem-se a intenção de exemplificar as referências que Heitor Villa-Lobos faz à música de Johann Sebastian Bach e à música brasileira nos quatro movimentos que compõem a Bachianas Brasileiras n.4. Tais referências, por sua vez, são interpretadas como intertextualidades utilizadas por Villa-Lobos na composição dessa obra. Logo, essas intertextualidades são classificadas e discutidas sob a ótica de categorias intertextuais atreladas a estudos tradicionais de análise musical; porque, de acordo com Salles (2009, p.245), "a abordagem analítica tradicional, baseada no conceito de lógica formal clássica, pouca utilidade terá não só para a música de Villa-Lobos, como para grande parte da música do início do século XX." Desta maneira, o uso da análise musical ligada a intertextualidade é a ferramenta analítica utilizada para suprimir a necessidade de se ter argumentos concretos e uma classificação sólida a respeito dos elementos e estruturas musicais observados, ou seja, a pesquisa se realiza por meio de uma análise musical intertextual. Além disso, neste trabalho, busca-se compreender o ambiente histórico e social em que Villa-Lobos estava inserido ao compor esta obra e como tal ambiente pode tê-lo influenciado. Desta forma, o objetivo que se tem com o presente trabalho é demonstrar as citações, alusões e estilizações feitas à obra de J. S. Bach, a estética barroca e a música popular do Brasil do início do século XX presentes na Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos.application/pdfVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959Bach, Johann Sebastian, 1685-1750Dissertações - MusicaMusica - Analise, apreciaçãoIntertextualidadeMusicologiaBachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA MANFRINATO.pdfapplication/pdf3708807https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30235/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MANFRINATO.pdf707d8555f7a2af9cd2df0e57cb4c8056MD51open accessTEXTR - D - ANA CAROLINA MANFRINATO.pdf.txtR - D - ANA CAROLINA MANFRINATO.pdf.txtExtracted Texttext/plain198225https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30235/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MANFRINATO.pdf.txt96b33bd084db4b4650ad0fdd942c21cbMD52open accessTHUMBNAILR - D - ANA CAROLINA MANFRINATO.pdf.jpgR - D - ANA CAROLINA MANFRINATO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1346https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30235/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MANFRINATO.pdf.jpg3ed5f8bd31d3dcd7b502c7b52f534de7MD53open access1884/302352016-04-07 11:02:09.612open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30235Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T14:02:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
title Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
spellingShingle Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
Manfrinato, Ana Carolina
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Intertextualidade
Musicologia
title_short Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
title_full Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
title_fullStr Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
title_full_unstemmed Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
title_sort Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos
author Manfrinato, Ana Carolina
author_facet Manfrinato, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dudeque, Norton Eloy, 1958-
Quaranta, Daniel Eduardo
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfrinato, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Intertextualidade
Musicologia
topic Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Intertextualidade
Musicologia
description Resumo: Com esta pesquisa, através de elementos musicais relevantes que possam ser comparados entre si, tem-se a intenção de exemplificar as referências que Heitor Villa-Lobos faz à música de Johann Sebastian Bach e à música brasileira nos quatro movimentos que compõem a Bachianas Brasileiras n.4. Tais referências, por sua vez, são interpretadas como intertextualidades utilizadas por Villa-Lobos na composição dessa obra. Logo, essas intertextualidades são classificadas e discutidas sob a ótica de categorias intertextuais atreladas a estudos tradicionais de análise musical; porque, de acordo com Salles (2009, p.245), "a abordagem analítica tradicional, baseada no conceito de lógica formal clássica, pouca utilidade terá não só para a música de Villa-Lobos, como para grande parte da música do início do século XX." Desta maneira, o uso da análise musical ligada a intertextualidade é a ferramenta analítica utilizada para suprimir a necessidade de se ter argumentos concretos e uma classificação sólida a respeito dos elementos e estruturas musicais observados, ou seja, a pesquisa se realiza por meio de uma análise musical intertextual. Além disso, neste trabalho, busca-se compreender o ambiente histórico e social em que Villa-Lobos estava inserido ao compor esta obra e como tal ambiente pode tê-lo influenciado. Desta forma, o objetivo que se tem com o presente trabalho é demonstrar as citações, alusões e estilizações feitas à obra de J. S. Bach, a estética barroca e a música popular do Brasil do início do século XX presentes na Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-29T17:49:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-29T17:49:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/30235
url http://hdl.handle.net/1884/30235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30235/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MANFRINATO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30235/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MANFRINATO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30235/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MANFRINATO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 707d8555f7a2af9cd2df0e57cb4c8056
96b33bd084db4b4650ad0fdd942c21cb
3ed5f8bd31d3dcd7b502c7b52f534de7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860628801912832