A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Cristina da Silva Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28068
Resumo: Este trabalho pretende evidenciar como a amizade pode ser promotora da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e como os pares podem ser um elemento chave na criação de um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento afetivo, emocional e social de uma criança que tenha NEE. Em termos metodológicos este trabalho insere-se num paradigma qualitativo com um cariz de investigação-ação. Para a realização do trabalho utilizei como instrumentos de recolha e análise de informação inicial, a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e as entrevistas aplicados às crianças e aos cinco adultos que estavam intimamente ligados ao grupo. Posteriormente, na fase da intervenção com o grupo, foram planificadas situações diversas (leitura e debate de histórias sobre “meninos especiais” e atividades lúdicas). O grupo alvo era constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Neste grupo estavam incluídas 5 crianças sinalizadas como tendo NEE. O grupo de crianças que esteve envolvido no estudo revela já ter conceções iniciais sobre a amizade e a importância de respeitar e incluir o outro nas tarefas e brincadeiras do dia-adia. Nesse sentido procurei, ao longo do período destinado à intervenção, partir das suas conceções e desenvolver atividades que me permitissem observar no grupo de crianças comportamentos como a tolerância, a cooperação, a partilha, a sensibilidade, a capacidade de se conseguir colocar no lugar do outro, o respeito pelo outro e a interajuda. Paralelamente, a ação de sensibilização e divulgação do projeto “O Planeta da Amizade” junto dos pais também foi um momento muito importante e essencial para que haja um trabalho de sensibilização conjunto (Jardim de Infância e família). A intervenção realizada foi importante enquanto momento de reflexão conjunta, sensibilização para a diferença e incentivo ao estabelecimento de laços afetivos e de amizade entre as crianças com NEE e as crianças ditas “típicas”.
id RCAP_23888152ef91e2f9307c10c56ebd888a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiaisAmizadeInclusãoJardim de InfânciaRelação InterpessoalEste trabalho pretende evidenciar como a amizade pode ser promotora da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e como os pares podem ser um elemento chave na criação de um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento afetivo, emocional e social de uma criança que tenha NEE. Em termos metodológicos este trabalho insere-se num paradigma qualitativo com um cariz de investigação-ação. Para a realização do trabalho utilizei como instrumentos de recolha e análise de informação inicial, a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e as entrevistas aplicados às crianças e aos cinco adultos que estavam intimamente ligados ao grupo. Posteriormente, na fase da intervenção com o grupo, foram planificadas situações diversas (leitura e debate de histórias sobre “meninos especiais” e atividades lúdicas). O grupo alvo era constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Neste grupo estavam incluídas 5 crianças sinalizadas como tendo NEE. O grupo de crianças que esteve envolvido no estudo revela já ter conceções iniciais sobre a amizade e a importância de respeitar e incluir o outro nas tarefas e brincadeiras do dia-adia. Nesse sentido procurei, ao longo do período destinado à intervenção, partir das suas conceções e desenvolver atividades que me permitissem observar no grupo de crianças comportamentos como a tolerância, a cooperação, a partilha, a sensibilidade, a capacidade de se conseguir colocar no lugar do outro, o respeito pelo outro e a interajuda. Paralelamente, a ação de sensibilização e divulgação do projeto “O Planeta da Amizade” junto dos pais também foi um momento muito importante e essencial para que haja um trabalho de sensibilização conjunto (Jardim de Infância e família). A intervenção realizada foi importante enquanto momento de reflexão conjunta, sensibilização para a diferença e incentivo ao estabelecimento de laços afetivos e de amizade entre as crianças com NEE e as crianças ditas “típicas”.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumSantos, Adriana Cristina da Silva Costa2019-03-14T11:44:49Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28068202184099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.761391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
title A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
spellingShingle A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
Santos, Adriana Cristina da Silva Costa
Amizade
Inclusão
Jardim de Infância
Relação Interpessoal
title_short A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
title_full A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
title_fullStr A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
title_sort A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
author Santos, Adriana Cristina da Silva Costa
author_facet Santos, Adriana Cristina da Silva Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Cristina da Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Amizade
Inclusão
Jardim de Infância
Relação Interpessoal
topic Amizade
Inclusão
Jardim de Infância
Relação Interpessoal
description Este trabalho pretende evidenciar como a amizade pode ser promotora da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e como os pares podem ser um elemento chave na criação de um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento afetivo, emocional e social de uma criança que tenha NEE. Em termos metodológicos este trabalho insere-se num paradigma qualitativo com um cariz de investigação-ação. Para a realização do trabalho utilizei como instrumentos de recolha e análise de informação inicial, a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e as entrevistas aplicados às crianças e aos cinco adultos que estavam intimamente ligados ao grupo. Posteriormente, na fase da intervenção com o grupo, foram planificadas situações diversas (leitura e debate de histórias sobre “meninos especiais” e atividades lúdicas). O grupo alvo era constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Neste grupo estavam incluídas 5 crianças sinalizadas como tendo NEE. O grupo de crianças que esteve envolvido no estudo revela já ter conceções iniciais sobre a amizade e a importância de respeitar e incluir o outro nas tarefas e brincadeiras do dia-adia. Nesse sentido procurei, ao longo do período destinado à intervenção, partir das suas conceções e desenvolver atividades que me permitissem observar no grupo de crianças comportamentos como a tolerância, a cooperação, a partilha, a sensibilidade, a capacidade de se conseguir colocar no lugar do outro, o respeito pelo outro e a interajuda. Paralelamente, a ação de sensibilização e divulgação do projeto “O Planeta da Amizade” junto dos pais também foi um momento muito importante e essencial para que haja um trabalho de sensibilização conjunto (Jardim de Infância e família). A intervenção realizada foi importante enquanto momento de reflexão conjunta, sensibilização para a diferença e incentivo ao estabelecimento de laços afetivos e de amizade entre as crianças com NEE e as crianças ditas “típicas”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-14T11:44:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28068
202184099
url http://hdl.handle.net/10400.26/28068
identifier_str_mv 202184099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130028360859648