A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28068 |
Resumo: | Este trabalho pretende evidenciar como a amizade pode ser promotora da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e como os pares podem ser um elemento chave na criação de um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento afetivo, emocional e social de uma criança que tenha NEE. Em termos metodológicos este trabalho insere-se num paradigma qualitativo com um cariz de investigação-ação. Para a realização do trabalho utilizei como instrumentos de recolha e análise de informação inicial, a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e as entrevistas aplicados às crianças e aos cinco adultos que estavam intimamente ligados ao grupo. Posteriormente, na fase da intervenção com o grupo, foram planificadas situações diversas (leitura e debate de histórias sobre “meninos especiais” e atividades lúdicas). O grupo alvo era constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Neste grupo estavam incluídas 5 crianças sinalizadas como tendo NEE. O grupo de crianças que esteve envolvido no estudo revela já ter conceções iniciais sobre a amizade e a importância de respeitar e incluir o outro nas tarefas e brincadeiras do dia-adia. Nesse sentido procurei, ao longo do período destinado à intervenção, partir das suas conceções e desenvolver atividades que me permitissem observar no grupo de crianças comportamentos como a tolerância, a cooperação, a partilha, a sensibilidade, a capacidade de se conseguir colocar no lugar do outro, o respeito pelo outro e a interajuda. Paralelamente, a ação de sensibilização e divulgação do projeto “O Planeta da Amizade” junto dos pais também foi um momento muito importante e essencial para que haja um trabalho de sensibilização conjunto (Jardim de Infância e família). A intervenção realizada foi importante enquanto momento de reflexão conjunta, sensibilização para a diferença e incentivo ao estabelecimento de laços afetivos e de amizade entre as crianças com NEE e as crianças ditas “típicas”. |
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