As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombo, Mariana Caciones
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12937
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_967ea09edc1e99ada225c618c0c34775
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anosRelações entre paresAmizadeJardim de infânciaPeer relationsFriendshipKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada que ocorreu em contexto de Jardim de Infância. Desta forma, o trabalho desenvolvido desde o dia 7 de outubro de 2019 até ao dia 23 de janeiro de 2020 com um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos foi alvo de análise e reflexão. Para além disto, apresenta-se o trabalho de investigação realizado que emergiu das minhas observações, dos registos escritos e da caracterização do grupo de crianças, cuja questão principal é Como se formam as relações de amizade?. Assim, pretendeu-se conhecer as representações das crianças sobre a amizade, verificar se estas identificam outras crianças como suas amigas, compreender se as relações entre pares decorrem de interesses e/ou características comuns entre as crianças e conhecer a perspetiva das famílias e da educadora cooperante sobre a amizade, através do desenvolvimento de um estudo de caso exploratório que cruzou diversas técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados. Uma vez que o ser humano é um ser naturalmente comunicativo, interage e cria relações com o(s) outro(s) em diversos momentos do dia a dia. À medida que as crianças vão interagindo, estabelecem relações com os pares e aprendem a desenvolver competências sociais. Através da sua ação natural, que ocorre em conjunto com outros indivíduos, as crianças começam a interagir preferencialmente com alguns deles, seja pela partilha de interesses ou pelas suas próprias características, formando assim relações de amizade. Outro aspeto que se concluiu através desta investigação é que, em idade pré-escolar, as crianças já têm as suas próprias conceções sobre a amizade, sendo que estas podem sofrer influência do modo como a educadora e os seus familiares perspetivam estas relações. Para além disto, estas crianças identificam outras como suas amigas, existindo nomeações recíprocas.ABSTRACT This report results from the Supervised Professional Practice that took place in the Kindergarten context. In this way, the work developed from October 7th, 2019 to January 23rd, 2020 with a group of twenty-five children aged between 5 and 6 years old was the object of analysis and reflection. In addition to this, the research work done that emerged from my observations, written records and the characterization of the group of children, whose main question is How are friendly relationships formed?. Thus, it was intended to know the children’s representations about friendship, to verify if they identify other children as their friends, to understand if the relationships between peers stem from common interests and/or common characteristics among the children and to know the families’ perspective and from the cooperative educator about friendship, through the development of an exploratory case study that crossed several techniques and instruments of data collection and analysis. Since the human being is a naturally communicative being, interacts and creates relationships with the other(s) at different times of the day to day. As children interact, they establish relationships with peers and learn to develop social skills. Through their natural action, which occurs together with other individuals, children begin to interact preferentially with some of them, either by sharing interests or by their own characteristics, thus forming friendships. Another aspect that was concluded through this investigation is that, at pre-school age, children already have their own conceptions about friendship, which can be influenced by the way the educator and her family perceive these relationships. Furthermore, these children identify others as their friends, with reciprocal nominations.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLPombo, Mariana Caciones2021-02-24T11:48:13Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12937TID:202628280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.268842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
title As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
spellingShingle As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
Pombo, Mariana Caciones
Relações entre pares
Amizade
Jardim de infância
Peer relations
Friendship
Kindergarten
title_short As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
title_full As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
title_fullStr As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
title_full_unstemmed As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
title_sort As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anos
author Pombo, Mariana Caciones
author_facet Pombo, Mariana Caciones
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pombo, Mariana Caciones
dc.subject.por.fl_str_mv Relações entre pares
Amizade
Jardim de infância
Peer relations
Friendship
Kindergarten
topic Relações entre pares
Amizade
Jardim de infância
Peer relations
Friendship
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
2020-05-29T00:00:00Z
2021-02-24T11:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12937
TID:202628280
url http://hdl.handle.net/10400.21/12937
identifier_str_mv TID:202628280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133479743520768