O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64554 |
Resumo: | Relatório de estágio no âmbito do de mestrado em Negócios Internacionais |
id |
RCAP_238c54b24cc1d754e508ad1c808ead79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64554 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil YComunicaçãoCanais onlineEstratégiasE-commerceInternacionalizaçãoInternetCommunicationInternationalizationOnline channelsStrategiesCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio no âmbito do de mestrado em Negócios InternacionaisEste estudo centra-se no processo de internacionalização empresarial potencializado pelas novas tecnologias, nomeadamente pelo e-commerce. O rápido crescimento desta ferramenta deve-se à capacidade de facilitar uma presença global imediata e a baixo custo. Com as empresas e-commerce a assumirem cada vez mais um papel de relevância num mercado pautado pela massificação tecnológica, globalização e eliminação de barreiras geográficas, a internacionalização via e-commerce surge como uma dinâmica contraditória dos tradicionais meios de entrada e tradicionais estratégias empresariais. A crescente importância da internet para o consumidor mundial, torna essencial a delineação de uma estratégia online aquando do processo de internacionalização de uma empresa e-commerce. O presente estudo pretende analisar a dinâmica existente entre o e-commerce e a internacionalização, através do caso da empresa têxtil Y. Este estudo é o resultado de um estágio curricular na empresa PRIMARIU, onde a empresa têxtil Y, uma empresa de e-commerce B2B, foi acompanhada pela PRIMARIU durante o seu processo de internacionalização para o mercado norte-americano e mercado nórdico através de uma forte presença online, reposicionamento empresarial, estratégia de comunicação e estratégia de marketing. O estudo e estágio curricular a este associado, têm como objetivo contribuir e ajudar no desenvolvimento de futuros processos de internacionalização de empresas e-commerce semelhantes, destacando todo o processo de internacionalização e delineação de estratégias que permitiu a penetração de novos mercados.This study focuses on the process of business internationalization enhanced by new technologies, namely by online commerce, also known as e-commerce. The fast growth of this tool is due to its ability to facilitate an immediate and low-cost global presence. With e-commerce companies increasingly assuming an important role in a market characterized by technological massification, globalization and the elimination of geographical barriers, internationalization via e-commerce emerges as a refuting dynamic of traditional input modes and traditional business strategies. The growing importance of the internet for the global consumer makes essential to have an online strategy when internationalizing an e-commerce company. This study aims to analyse the dynamics between e-commerce and internationalization, through the case of the textile company Y. The study is the result of a curricular internship at PRIMARIU, where the textile company Y, an e-commerce company B2B, was accompanied during its internationalization process to the North American and Nordic markets, through a strong online presence, repositioning, communication strategy and marketing strategy. The study and curricular internship aim to contribute and help in the develoPME’snt of future internationalization processes of similar e-commerce companies, highlighting the characteristics of internationalization, and the delineation of strategies that allowed for the penetration in new markets.Guimarães, Maria HelenaUniversidade do MinhoVieira, Margarida Soares Cunha20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64554por202375749info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:24.844375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
title |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
spellingShingle |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y Vieira, Margarida Soares Cunha Comunicação Canais online Estratégias E-commerce Internacionalização Internet Communication Internationalization Online channels Strategies Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
title_full |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
title_fullStr |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
title_full_unstemmed |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
title_sort |
O e-commerce e a internacionalização: o caso da empresa têxtil Y |
author |
Vieira, Margarida Soares Cunha |
author_facet |
Vieira, Margarida Soares Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Maria Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Margarida Soares Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Canais online Estratégias E-commerce Internacionalização Internet Communication Internationalization Online channels Strategies Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comunicação Canais online Estratégias E-commerce Internacionalização Internet Communication Internationalization Online channels Strategies Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Relatório de estágio no âmbito do de mestrado em Negócios Internacionais |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64554 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202375749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132652392939520 |