Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Margarida de Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34790
Resumo: Esta dissertação em Teoria da Arte procura definir uma hipótese experimental capaz de explicitar uma abordagem à História da Arte, que se desenvolve em torno do conjunto de problemas que o acelerado desenvolvimento tecnológico e o seu subproduto, a obsolescência, impõem às práticas artísticas contemporâneas. Assim, através das hipóteses levantadas pelo pensamento de Walter Benjamin, Rosalind Krauss, Giorgio Agamben ou Thierry de Duve, iremos proceder à construção de uma síntese teórica capaz de enquadrar as principais problemáticas levantadas por um conjunto de obras de arte, tal como aferir acerca das possibilidades que essas práticas artísticas levantam para a emancipação crítica do sujeito diante do quadro social, político e económico da sociedade contemporânea. Em concreto, delimitamos a nossa análise a exemplos de obras de arte dos artistas Rodney Graham, Stan Douglas e Tacita Dean (a partir de 1980 a meados da primeira década de 2000) que se propõem a problematizar as categorias da técnica, tecnologia e da obsolescência, em conjunto com a mundividência que subjaz a essas manifestações, posicionando-as criticamente no contexto actual. Concluindo, através do estudo das principais implicações metodológicas e epistemológicas associadas ao uso de técnicas e tecnologias, que por uma ordem determinada se tornam obsoletas, interessar-nos-á compreender diferentes propostas artísticas de actualização crítica, ou resgate no presente, dessas manifestações, que através de uma reflexão profunda sobre as suas condições históricas no passado e a possibilidade potencial da sua actualização no presente, são entendidas como arquivos de subjectividades e realidades sociais passadas capazes de sugerir novas possibilidades de entendimento da própria história cultural.
id RCAP_238dfeebcfed5ec29f122f3256846081
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneasGraham, Rodney, 1949-Douglas, Stan, 1960-Dean, Tacita, 1965-Arte - séc.21EstéticaArte e tecnologiaObsolescênciaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação em Teoria da Arte procura definir uma hipótese experimental capaz de explicitar uma abordagem à História da Arte, que se desenvolve em torno do conjunto de problemas que o acelerado desenvolvimento tecnológico e o seu subproduto, a obsolescência, impõem às práticas artísticas contemporâneas. Assim, através das hipóteses levantadas pelo pensamento de Walter Benjamin, Rosalind Krauss, Giorgio Agamben ou Thierry de Duve, iremos proceder à construção de uma síntese teórica capaz de enquadrar as principais problemáticas levantadas por um conjunto de obras de arte, tal como aferir acerca das possibilidades que essas práticas artísticas levantam para a emancipação crítica do sujeito diante do quadro social, político e económico da sociedade contemporânea. Em concreto, delimitamos a nossa análise a exemplos de obras de arte dos artistas Rodney Graham, Stan Douglas e Tacita Dean (a partir de 1980 a meados da primeira década de 2000) que se propõem a problematizar as categorias da técnica, tecnologia e da obsolescência, em conjunto com a mundividência que subjaz a essas manifestações, posicionando-as criticamente no contexto actual. Concluindo, através do estudo das principais implicações metodológicas e epistemológicas associadas ao uso de técnicas e tecnologias, que por uma ordem determinada se tornam obsoletas, interessar-nos-á compreender diferentes propostas artísticas de actualização crítica, ou resgate no presente, dessas manifestações, que através de uma reflexão profunda sobre as suas condições históricas no passado e a possibilidade potencial da sua actualização no presente, são entendidas como arquivos de subjectividades e realidades sociais passadas capazes de sugerir novas possibilidades de entendimento da própria história cultural.This dissertation in the field of Art Theory seeks to define an experimental hypothesis capable of setting out an approach to the History of Art, which revolves around the set of problems that the rapid technological development and its byproduct, obsolescence, are instilling in contemporary artistic practices. Therefore, by resorting to the hypotheses raised by the thinking of Walter Benjamin, Rosalind Krauss, Giorgio Agamben or Thierry de Duve, we will undertake the construction of a theoretical synthesis which is able to accommodate the main issues posed by a series of artworks, while also assessing the possibilities that those same artistic practices offer to the critical emancipation of the subject vis-à-vis the social, political and economic framework of contemporary society. Specifically, we circumscribe our analysis to examples of artworks executed by Rodney Graham, Stan Douglas and Tacita Dean (from 1980 to the first five years of the new millennium) which intend to question the categories of technique, technology and obsolescence, together with the world view which underlies those manifestations, by placing them critically in the current context. In conclusion, through the study of the chief methodological and epistemological implications related to the use of techniques and technologies, which become obsolete in a certain order, our goal is the comprehension of varied artistic offers aimed at bringing into the present or critically updating those manifestations, which, through a deep reflection about their past historical conditions and their potential for modernization in current times, are seen as archives of subjectivities and former social realities able to propose new possibilities for the comprehension of cultural history itself.Lapa, PedroRepositório da Universidade de LisboaGrilo, Margarida de Lopes2018-09-12T13:34:57Z2018-07-052018-03-292018-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34790TID:201962381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:25.701410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
title Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
spellingShingle Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
Grilo, Margarida de Lopes
Graham, Rodney, 1949-
Douglas, Stan, 1960-
Dean, Tacita, 1965-
Arte - séc.21
Estética
Arte e tecnologia
Obsolescência
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
title_full Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
title_fullStr Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
title_full_unstemmed Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
title_sort Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
author Grilo, Margarida de Lopes
author_facet Grilo, Margarida de Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapa, Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Margarida de Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Graham, Rodney, 1949-
Douglas, Stan, 1960-
Dean, Tacita, 1965-
Arte - séc.21
Estética
Arte e tecnologia
Obsolescência
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Graham, Rodney, 1949-
Douglas, Stan, 1960-
Dean, Tacita, 1965-
Arte - séc.21
Estética
Arte e tecnologia
Obsolescência
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação em Teoria da Arte procura definir uma hipótese experimental capaz de explicitar uma abordagem à História da Arte, que se desenvolve em torno do conjunto de problemas que o acelerado desenvolvimento tecnológico e o seu subproduto, a obsolescência, impõem às práticas artísticas contemporâneas. Assim, através das hipóteses levantadas pelo pensamento de Walter Benjamin, Rosalind Krauss, Giorgio Agamben ou Thierry de Duve, iremos proceder à construção de uma síntese teórica capaz de enquadrar as principais problemáticas levantadas por um conjunto de obras de arte, tal como aferir acerca das possibilidades que essas práticas artísticas levantam para a emancipação crítica do sujeito diante do quadro social, político e económico da sociedade contemporânea. Em concreto, delimitamos a nossa análise a exemplos de obras de arte dos artistas Rodney Graham, Stan Douglas e Tacita Dean (a partir de 1980 a meados da primeira década de 2000) que se propõem a problematizar as categorias da técnica, tecnologia e da obsolescência, em conjunto com a mundividência que subjaz a essas manifestações, posicionando-as criticamente no contexto actual. Concluindo, através do estudo das principais implicações metodológicas e epistemológicas associadas ao uso de técnicas e tecnologias, que por uma ordem determinada se tornam obsoletas, interessar-nos-á compreender diferentes propostas artísticas de actualização crítica, ou resgate no presente, dessas manifestações, que através de uma reflexão profunda sobre as suas condições históricas no passado e a possibilidade potencial da sua actualização no presente, são entendidas como arquivos de subjectividades e realidades sociais passadas capazes de sugerir novas possibilidades de entendimento da própria história cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T13:34:57Z
2018-07-05
2018-03-29
2018-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34790
TID:201962381
url http://hdl.handle.net/10451/34790
identifier_str_mv TID:201962381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134426635960320