COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5064 |
Resumo: | A comunicação interna e externa são variáveis determinantes num mundo onde surge o paradigma da sustentabilidade, fortemente globalizado e competitivo. Daí que sejam ferramentas de gestão que devem estar presentes no dia-a-dia das organizações, sob pena de estas não sobreviverem. Esta dissertação aborda as características que relacionam comunicação e sustentabilidade, especialmente as práticas de sustentabilidade que as organizações englobam na sua estratégia e a forma como se comunicam. Existe um crescente envolvimento a nível organizacional da inclusão de políticas de sustentabilidade, nas quais a comunicação assume um papel fundamental, como instrumento e ferramenta de gestão. Neste contexto, a comunicação deve ser bem ponderada, não só dentro das organizações, mas sobretudo no diálogo com o exterior. Se por um lado a informação, o comprometimento e o consumo de ambos, além de simultâneo, acontece em alta velocidade, acreditamos ser necessário reformular o papel da comunicação numa organização sustentável. O objectivo deste estudo é averiguar a forma como a sustentabilidade é comunicada a nível organizacional, designadamente a nível interno e externo, os recursos e instrumentos utilizados, a sua inclusão na estratégia e abordagem da sustentabilidade. Procedeu-se à recolha de dados secundários e análise de conteúdo (para análise dos relatórios de sustentabilidade) num total de doze organizações, que foram validadas e compõem a amostra. Como principais resultados reconhece-se a discrepância entre o discurso apresentado, o comprometimento e as acções praticadas. Apesar de ser notório o aumento e a tentativa de melhorar a comunicação ao nível da sustentabilidade, o trabalho que está a ser feito neste sentido ainda é muito limitado face ao seu potencial, existindo a tendência a comunicar apenas eventos positivos e incidir sobre as dimensões ambientais e sociais. No entanto, é indubitável a importância da comunicação para as organizações e em concreto sobre matéria de sustentabilidade, agregado à criação de valor. Este estudo pretende contribuir para a existência de conhecimento na temática, assim como sugerir melhorias necessárias para mitigação de riscos entre todos os stakeholders, adoptando uma estratégia de comunicação por parte das organizações. |
id |
RCAP_23908531d0b7399ef7743ef6e1b542dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5064 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADEComunicação organizacionalSustentabilidadeComunicação da sustentabilidadeDesenvolvimento sustentávelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA comunicação interna e externa são variáveis determinantes num mundo onde surge o paradigma da sustentabilidade, fortemente globalizado e competitivo. Daí que sejam ferramentas de gestão que devem estar presentes no dia-a-dia das organizações, sob pena de estas não sobreviverem. Esta dissertação aborda as características que relacionam comunicação e sustentabilidade, especialmente as práticas de sustentabilidade que as organizações englobam na sua estratégia e a forma como se comunicam. Existe um crescente envolvimento a nível organizacional da inclusão de políticas de sustentabilidade, nas quais a comunicação assume um papel fundamental, como instrumento e ferramenta de gestão. Neste contexto, a comunicação deve ser bem ponderada, não só dentro das organizações, mas sobretudo no diálogo com o exterior. Se por um lado a informação, o comprometimento e o consumo de ambos, além de simultâneo, acontece em alta velocidade, acreditamos ser necessário reformular o papel da comunicação numa organização sustentável. O objectivo deste estudo é averiguar a forma como a sustentabilidade é comunicada a nível organizacional, designadamente a nível interno e externo, os recursos e instrumentos utilizados, a sua inclusão na estratégia e abordagem da sustentabilidade. Procedeu-se à recolha de dados secundários e análise de conteúdo (para análise dos relatórios de sustentabilidade) num total de doze organizações, que foram validadas e compõem a amostra. Como principais resultados reconhece-se a discrepância entre o discurso apresentado, o comprometimento e as acções praticadas. Apesar de ser notório o aumento e a tentativa de melhorar a comunicação ao nível da sustentabilidade, o trabalho que está a ser feito neste sentido ainda é muito limitado face ao seu potencial, existindo a tendência a comunicar apenas eventos positivos e incidir sobre as dimensões ambientais e sociais. No entanto, é indubitável a importância da comunicação para as organizações e em concreto sobre matéria de sustentabilidade, agregado à criação de valor. Este estudo pretende contribuir para a existência de conhecimento na temática, assim como sugerir melhorias necessárias para mitigação de riscos entre todos os stakeholders, adoptando uma estratégia de comunicação por parte das organizações.Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesIC-OnlineRibeiro, Isa Margarida de Melo2020-08-11T13:30:09Z2020-06-122020-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5064TID:202509362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:33Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:45.254750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
title |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE Ribeiro, Isa Margarida de Melo Comunicação organizacional Sustentabilidade Comunicação da sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
title_full |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
title_sort |
COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
author |
Ribeiro, Isa Margarida de Melo |
author_facet |
Ribeiro, Isa Margarida de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Isa Margarida de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Sustentabilidade Comunicação da sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Comunicação organizacional Sustentabilidade Comunicação da sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
A comunicação interna e externa são variáveis determinantes num mundo onde surge o paradigma da sustentabilidade, fortemente globalizado e competitivo. Daí que sejam ferramentas de gestão que devem estar presentes no dia-a-dia das organizações, sob pena de estas não sobreviverem. Esta dissertação aborda as características que relacionam comunicação e sustentabilidade, especialmente as práticas de sustentabilidade que as organizações englobam na sua estratégia e a forma como se comunicam. Existe um crescente envolvimento a nível organizacional da inclusão de políticas de sustentabilidade, nas quais a comunicação assume um papel fundamental, como instrumento e ferramenta de gestão. Neste contexto, a comunicação deve ser bem ponderada, não só dentro das organizações, mas sobretudo no diálogo com o exterior. Se por um lado a informação, o comprometimento e o consumo de ambos, além de simultâneo, acontece em alta velocidade, acreditamos ser necessário reformular o papel da comunicação numa organização sustentável. O objectivo deste estudo é averiguar a forma como a sustentabilidade é comunicada a nível organizacional, designadamente a nível interno e externo, os recursos e instrumentos utilizados, a sua inclusão na estratégia e abordagem da sustentabilidade. Procedeu-se à recolha de dados secundários e análise de conteúdo (para análise dos relatórios de sustentabilidade) num total de doze organizações, que foram validadas e compõem a amostra. Como principais resultados reconhece-se a discrepância entre o discurso apresentado, o comprometimento e as acções praticadas. Apesar de ser notório o aumento e a tentativa de melhorar a comunicação ao nível da sustentabilidade, o trabalho que está a ser feito neste sentido ainda é muito limitado face ao seu potencial, existindo a tendência a comunicar apenas eventos positivos e incidir sobre as dimensões ambientais e sociais. No entanto, é indubitável a importância da comunicação para as organizações e em concreto sobre matéria de sustentabilidade, agregado à criação de valor. Este estudo pretende contribuir para a existência de conhecimento na temática, assim como sugerir melhorias necessárias para mitigação de riscos entre todos os stakeholders, adoptando uma estratégia de comunicação por parte das organizações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11T13:30:09Z 2020-06-12 2020-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5064 TID:202509362 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5064 |
identifier_str_mv |
TID:202509362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136980800372736 |