A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Leónia Margarida da Silva Carvalho Coelho Paes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16923
Resumo: A presente dissertação aborda a problemática da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável nas Instituições do Ensino Superior. O caso em estudo foi a Universidade do Algarve. Uma revisão sistemática da literatura permitiu aferir os principais conceitos ligados à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável e definir os objetivos que iriam presidir à realização do estudo. Assim, os objetivos gerais da investigação foram conhecer, por um lado, as práticas que a UAlg está a promover em prol da sua sustentabilidade e, por outro, a perceção dos seus stakeholders relativamente às questões relacionados com a sustentabilidade e com o desenvolvimento sustentável. A definição dos objetivos permitiu formular as duas perguntas às quais se pretendia que a investigação empírica desse resposta. A metodologia da investigação empírica desenvolveu-se em duas etapas. A primeira inscreveu-se numa abordagem de natureza qualitativa e pretendeu responder à primeira pergunta da investigação que tinha como objetivo conhecer o estado atual de implementação de práticas que promovem a sustentabilidade da UAlg. Para tal, recorreu-se à análise documental da informação existente na UAlg relacionada com a temática em estudo. A informação recolhida foi tratada com recurso a análise de conteúdo. A segunda etapa, em que foi utilizada uma abordagem de natureza quantitativa, teve como finalidade dar resposta à segunda pergunta da investigação, a qual pretendia conhecer a perceção dos stakeholders da UAlg relativamente às questões do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade na instituição, tendo-se procedido à implementação de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitiram apurar que a UAlg implementa práticas nas várias dimensões da sustentabilidade: ambiental; económica; social e cultural; e institucional, educacional e política. É nesta última dimensão que as práticas sustentáveis apresentam maior ênfase, enquanto no que respeita à dimensão económica não existe informação suficiente para a temática da sustentabilidade. Também foi possível constatar alguma falta de conhecimento, por parte da comunidade académica, relativamente ao tema em estudo, pelo que se sugere que a Universidade do Algarve promova a divulgação de informação sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável.
id RCAP_440c28f87d1c1dab3da9578a4dab744e
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do AlgarveSustentabilidadeDesenvolvimento sustentávelInstituições de ensino superiorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA presente dissertação aborda a problemática da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável nas Instituições do Ensino Superior. O caso em estudo foi a Universidade do Algarve. Uma revisão sistemática da literatura permitiu aferir os principais conceitos ligados à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável e definir os objetivos que iriam presidir à realização do estudo. Assim, os objetivos gerais da investigação foram conhecer, por um lado, as práticas que a UAlg está a promover em prol da sua sustentabilidade e, por outro, a perceção dos seus stakeholders relativamente às questões relacionados com a sustentabilidade e com o desenvolvimento sustentável. A definição dos objetivos permitiu formular as duas perguntas às quais se pretendia que a investigação empírica desse resposta. A metodologia da investigação empírica desenvolveu-se em duas etapas. A primeira inscreveu-se numa abordagem de natureza qualitativa e pretendeu responder à primeira pergunta da investigação que tinha como objetivo conhecer o estado atual de implementação de práticas que promovem a sustentabilidade da UAlg. Para tal, recorreu-se à análise documental da informação existente na UAlg relacionada com a temática em estudo. A informação recolhida foi tratada com recurso a análise de conteúdo. A segunda etapa, em que foi utilizada uma abordagem de natureza quantitativa, teve como finalidade dar resposta à segunda pergunta da investigação, a qual pretendia conhecer a perceção dos stakeholders da UAlg relativamente às questões do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade na instituição, tendo-se procedido à implementação de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitiram apurar que a UAlg implementa práticas nas várias dimensões da sustentabilidade: ambiental; económica; social e cultural; e institucional, educacional e política. É nesta última dimensão que as práticas sustentáveis apresentam maior ênfase, enquanto no que respeita à dimensão económica não existe informação suficiente para a temática da sustentabilidade. Também foi possível constatar alguma falta de conhecimento, por parte da comunidade académica, relativamente ao tema em estudo, pelo que se sugere que a Universidade do Algarve promova a divulgação de informação sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável.This thesis addresses the sustainability and development sustainability issues in University Institutions. The case study was the University of the Algarve. A systematic review of the literature was performed to identify the main concepts related to sustainability and sustainable development, and to define the objectives that would preside over the conduct of the study. Thus, the main objectives of the research were to know, on one hand, the practices that UAlg is promoting for its sustainability and, on the other hand, the perception of its stakeholders regarding issues related to sustainability and sustainable development. The definition of the objectives made it possible to formulate two questions to which the empirical investigation was intended to provide an answer. The empirical research methodology was developed in two stages. The first part was made of a qualitative nature approach and intended to answer the first question of the investigation: to know the current state of implementation of practices that promote the sustainability of UAlg. To this end, it was made a document analysis of the information available in the UAlg, concerning these issues. The information collected was treated using content analysis. The second stage, in which a quantitative approach was used, aimed to answer the second research question, which settled on understanding the perception of UAlg stakeholders regarding the issues of sustainable development and sustainability in the institution, having carried out a questionnaire survey. The results obtained allowed us to determine that UAlg implements practices in the various dimensions of sustainability: environmental; economic; social and cultural; and institutional, educational and political. It is in this last dimension that sustainable practices have the greatest emphasis, while regarding the economic dimension, there is not enough information on the theme of sustainability. It was also possible to observe some lack of knowledge, on the part of the academic community, regarding the topic under study, which is why it is suggested that the University of Algarve promotes the dissemination of information on Sustainability and Sustainable Development.Jesus, Maria Margarida NascimentoFerreira, Eugénia Maria Dores MaiaSapientiaFernandes, Leónia Margarida da Silva Carvalho Coelho Paes2021-09-02T12:40:16Z2021-06-042021-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16923TID:202754731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:57Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:57.881488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
title A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
spellingShingle A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
Fernandes, Leónia Margarida da Silva Carvalho Coelho Paes
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Instituições de ensino superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
title_full A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
title_fullStr A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
title_full_unstemmed A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
title_sort A sustentabilidade nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade do Algarve
author Fernandes, Leónia Margarida da Silva Carvalho Coelho Paes
author_facet Fernandes, Leónia Margarida da Silva Carvalho Coelho Paes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jesus, Maria Margarida Nascimento
Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Leónia Margarida da Silva Carvalho Coelho Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Instituições de ensino superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Instituições de ensino superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A presente dissertação aborda a problemática da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável nas Instituições do Ensino Superior. O caso em estudo foi a Universidade do Algarve. Uma revisão sistemática da literatura permitiu aferir os principais conceitos ligados à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável e definir os objetivos que iriam presidir à realização do estudo. Assim, os objetivos gerais da investigação foram conhecer, por um lado, as práticas que a UAlg está a promover em prol da sua sustentabilidade e, por outro, a perceção dos seus stakeholders relativamente às questões relacionados com a sustentabilidade e com o desenvolvimento sustentável. A definição dos objetivos permitiu formular as duas perguntas às quais se pretendia que a investigação empírica desse resposta. A metodologia da investigação empírica desenvolveu-se em duas etapas. A primeira inscreveu-se numa abordagem de natureza qualitativa e pretendeu responder à primeira pergunta da investigação que tinha como objetivo conhecer o estado atual de implementação de práticas que promovem a sustentabilidade da UAlg. Para tal, recorreu-se à análise documental da informação existente na UAlg relacionada com a temática em estudo. A informação recolhida foi tratada com recurso a análise de conteúdo. A segunda etapa, em que foi utilizada uma abordagem de natureza quantitativa, teve como finalidade dar resposta à segunda pergunta da investigação, a qual pretendia conhecer a perceção dos stakeholders da UAlg relativamente às questões do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade na instituição, tendo-se procedido à implementação de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitiram apurar que a UAlg implementa práticas nas várias dimensões da sustentabilidade: ambiental; económica; social e cultural; e institucional, educacional e política. É nesta última dimensão que as práticas sustentáveis apresentam maior ênfase, enquanto no que respeita à dimensão económica não existe informação suficiente para a temática da sustentabilidade. Também foi possível constatar alguma falta de conhecimento, por parte da comunidade académica, relativamente ao tema em estudo, pelo que se sugere que a Universidade do Algarve promova a divulgação de informação sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02T12:40:16Z
2021-06-04
2021-06-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/16923
TID:202754731
url http://hdl.handle.net/10400.1/16923
identifier_str_mv TID:202754731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133313156251648