Ciência e arte: um caminho de múltiplos encontros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.4109 |
Resumo: | A Ciência como elemento cultural consiste em uma construção humana, uma forma simbólica criada pelo homem, contendo as contradições inerentes a essa perspectiva. Essa forma simbólica, assim como outras formas simbólicas de cultura (Linguagem, Religião, Arte), possibilita ao homem interagir com o mundo e representar as imagens que estas formas lhe transmitem. O processo criativo e lúdico e o trabalho interativo consistem em pontos de convergência entre a Ciência, a Arte e a Educação. Essa relação se sustenta em um caminho de múltiplos encontros nos quais os recursos didáticos ganham novos contornos de produção e de ação, no âmbito de propostas interativas e dialógicas que trazem a Arte e a Ciência, nas trajetórias complementares do artista e do cientista, com seus temas, constructos e artefatos, como um núcleo para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é partir de uma análise da relação entre Ciência e Arte, no referencial da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2004), para que então seja apresentado um breve panorama sobre a relação entre os temas Ciência e Arte e a sua inserção em práticas pedagógicas a partir das narrativas de 20 professores da Educação Básica, atuantes nas escolas públicas brasileiras, Foram escolhidas, em uma primeira aproximação, escolas de uma região na qual a Arte tem papel importante na inclusão social dos alunos. Os discursos foram analisados com base na construção de redes semânticas com o suporte do software ATLAS.ti (Muhr, 1991) e as redes semânticas oriundas da análise realizada apontam para dificuldades dos docentes em enunciar comentários sobre a Arte e a Ciência de forma conjugada, sendo praticamente inexistente a percepção das duas áreas disciplinares como linguagens entrelaçadas, passíveis de serem embutidas no processo de aprendizado de forma interativa em prol do crescimento dos estudantes. |
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