Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18809
Resumo: Num momento em que o estudo de uma segunda língua é tão indispensável para o mundo do trabalho e para a valorização pessoal, é necessário repensar uma forma eficaz e interessante de aprendizagem da mesma. Logo, estando nós numa época de apogeu das novas tecnologias e onde é recorrente o aparecimento de metodologias cada vez mais modernas, torna-se imprescindível renovar também os métodos utilizados. É, por isso, neste contexto que surge esta investigação, a qual pretende apresentar uma proposta válida e fundamentada para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Partindo de uma perspetiva histórica, nela analisar-se-á, essencialmente, a importância e os benefícios da utilização dos jogos como método de aprendizagem de vocabulário, tendo, para isso, como base a prática pedagógica supervisionada, realizada numa escola pública do concelho de Braga. Assim, nesta investigação será defendida a necessidade de promover o caráter lúdico e polivalente dos jogos, os quais permitem introduzir, rever e praticar todo e qualquer tipo de conteúdo de uma forma mais motivadora e interessante. Além disso, comprovar-se-á igualmente a multiplicidade de jogos que podem ser utilizados, sendo, ainda, apresentadas algumas propostas para diferentes temas. Por fim, descrever-seão os resultados e conclusões obtidos, após a implementação do estudo.
id RCAP_239359c33de48537158362984c03aa58
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELEJogosEnsino-aprendizagemVocabulárioELELúdicoJuegosEnseñanza-aprendizajeVocabularioGamesTeaching-learningVocabularyFLTPlayDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNum momento em que o estudo de uma segunda língua é tão indispensável para o mundo do trabalho e para a valorização pessoal, é necessário repensar uma forma eficaz e interessante de aprendizagem da mesma. Logo, estando nós numa época de apogeu das novas tecnologias e onde é recorrente o aparecimento de metodologias cada vez mais modernas, torna-se imprescindível renovar também os métodos utilizados. É, por isso, neste contexto que surge esta investigação, a qual pretende apresentar uma proposta válida e fundamentada para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Partindo de uma perspetiva histórica, nela analisar-se-á, essencialmente, a importância e os benefícios da utilização dos jogos como método de aprendizagem de vocabulário, tendo, para isso, como base a prática pedagógica supervisionada, realizada numa escola pública do concelho de Braga. Assim, nesta investigação será defendida a necessidade de promover o caráter lúdico e polivalente dos jogos, os quais permitem introduzir, rever e praticar todo e qualquer tipo de conteúdo de uma forma mais motivadora e interessante. Além disso, comprovar-se-á igualmente a multiplicidade de jogos que podem ser utilizados, sendo, ainda, apresentadas algumas propostas para diferentes temas. Por fim, descrever-seão os resultados e conclusões obtidos, após a implementação do estudo.Hoy en día el estudio de una segunda lengua es indispensable para el mundo del trabajo y para la valoración personal, por lo que se hace necesario repensar una forma eficaz e interesante de aprenderla. Además, en una época álgida para las nuevas tecnologías y en la que es recurrente la aparición de metodologías cada vez más modernas, es imprescindible renovar también los métodos utilizados. En este contexto surge esta investigación, la cual pretende presentar una propuesta válida y fundamentada para la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera (LE). Partiendo de una perspectiva histórica, en estas páginas se analizarán, sobre todo, la importancia y los beneficios de la utilización de los juegos como método de aprendizaje de vocabulario, utilizando, para eso, la Práctica Pedagógica Supervisionada (PPS), realizada en un colegio de Braga. Así, será defendida la necesidad de promover el carácter lúdico y polivalente de los juegos, los cuales permiten introducir, revisar y practicar cualquier tipo de contenido de una forma más motivadora e interesante. Además, se comprobará igualmente la multiplicidad de juegos que pueden ser utilizados, presentando a mayores algunas propuestas para diferentes temas. Finalmente, serán descritos los resultados obtenidos y las conclusiones alcanzadas, después de la implementación del estudio.At a time when learning a second language is so essential for professional and personal development, it is mandatory to rethink second-language learning processes more effectively. As we live in an era in which new technologies abound and more modern teaching methodologies constantly arise, it is also indispensable to modernize those very teaching methods themselves. It is, thus, in this context that this research arises, as it aims at giving a valid and reasoned proposal to teach and learn a foreign language (FL). From a historical perspective, I will revise the importance and the benefits of using games as a method of vocabulary learning; this revision will be backed up by our teaching experiences as performed in a public school of Braga. Thus, in this research will be defended the urge to promote the playful and multipurpose function of using games in teaching as they are able to introduce, review and practice different sorts of linguistic content in more motivating and interesting ways. Moreover, the multifariousness of games that can be used in teaching will also be tested and some proposals for different subjects will be presented. After implementing the study, some conclusions and final results will be described.Fernández Soneira, Ana MaríaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro2015-05-2820142015-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18809TID:201676613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:37:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:41.193924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
title Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
spellingShingle Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro
Jogos
Ensino-aprendizagem
Vocabulário
ELE
Lúdico
Juegos
Enseñanza-aprendizaje
Vocabulario
Games
Teaching-learning
Vocabulary
FLT
Play
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
title_full Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
title_fullStr Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
title_full_unstemmed Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
title_sort Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE
author Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro
author_facet Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernández Soneira, Ana María
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Ensino-aprendizagem
Vocabulário
ELE
Lúdico
Juegos
Enseñanza-aprendizaje
Vocabulario
Games
Teaching-learning
Vocabulary
FLT
Play
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogos
Ensino-aprendizagem
Vocabulário
ELE
Lúdico
Juegos
Enseñanza-aprendizaje
Vocabulario
Games
Teaching-learning
Vocabulary
FLT
Play
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Num momento em que o estudo de uma segunda língua é tão indispensável para o mundo do trabalho e para a valorização pessoal, é necessário repensar uma forma eficaz e interessante de aprendizagem da mesma. Logo, estando nós numa época de apogeu das novas tecnologias e onde é recorrente o aparecimento de metodologias cada vez mais modernas, torna-se imprescindível renovar também os métodos utilizados. É, por isso, neste contexto que surge esta investigação, a qual pretende apresentar uma proposta válida e fundamentada para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Partindo de uma perspetiva histórica, nela analisar-se-á, essencialmente, a importância e os benefícios da utilização dos jogos como método de aprendizagem de vocabulário, tendo, para isso, como base a prática pedagógica supervisionada, realizada numa escola pública do concelho de Braga. Assim, nesta investigação será defendida a necessidade de promover o caráter lúdico e polivalente dos jogos, os quais permitem introduzir, rever e praticar todo e qualquer tipo de conteúdo de uma forma mais motivadora e interessante. Além disso, comprovar-se-á igualmente a multiplicidade de jogos que podem ser utilizados, sendo, ainda, apresentadas algumas propostas para diferentes temas. Por fim, descrever-seão os resultados e conclusões obtidos, após a implementação do estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-05-28
2015-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18809
TID:201676613
url http://hdl.handle.net/10400.14/18809
identifier_str_mv TID:201676613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131837753196544