Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Mariana Filipa da Conceição
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94451
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_2398dd57bc498cdc9e9d76d678a80de3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupalTeam innovation: The role of psychological capital and team learningcapital psicológicoaprendizagem grupalinovaçãopsychological capitalteam learninginnovationDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoThe current organizational world, constantly changing, requires a rapid development and adaptation from organizations, in order to maintain their efficiency and competitive advantage. In this context, their capacity for innovation and rapid learning is important, as well as the development of positive capacities of employees, in order to promote their optimal functioning. Likewise, given that teams are key units in organizational performance and development, it is important to increase these capabilities at a group level. Thus, this dissertation aimed to analyze the relationship between teams’ psychological capital and innovation, assuming group learning as a mediating variable. To this end, an empirical cross-sectional study was carried out, which included 124 portuguese work teams, belonging to different sectors of activity, adopting the questionnaire survey as the method of data collection. The data were analyzed at group level and submitted to a simple mediation model, using PROCESS. The results demonstrated a partial mediation of team learning in the relationship between psychological capital and innovation. In addition to the contribution to literature, the data obtained reinforce the understanding of the teams’ psychological capital and how it could contribute to their innovation, either directly or through team learning.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------O mundo organizacional atual, em constante mudança, exige um rápido desenvolvimento e adaptação por parte das organizações, de modo a manterem a sua eficiência e vantagem competitiva. Neste contexto, torna-se importante a sua capacidade de inovação e de rápida aprendizagem, bem como o desenvolvimento das capacidades positivas dos colaboradores, por forma a promover o funcionamento otimal destes. De igual modo, dado que as equipas são peças-chave no desempenho e desenvolvimento organizacional, é importante desenvolver estas capacidades a um nível grupal. Assim, a presente dissertação pretendeu analisar a relação entre o capital psicológico e a inovação das equipas, assumindo a aprendizagem grupal como variável mediadora. Para tal, realizou-se um estudo empírico de natureza transversal, que incluiu 124 equipas de trabalho portuguesas, pertencentes a diversos setores de atividade, adotando o inquérito por questionário como método de recolha de dados. Os dados foram examinados a nível grupal e submetidos a uma análise de regressão, através do PROCESS. Os resultados demonstraram uma mediação parcial da aprendizagem grupal na relação entre o capital psicológico e a inovação. Além de consistir num contributo para a literatura, os dados obtidos reforçam a compreensão do capital psicológico das equipas e como este pode contribuir para a inovação das mesmas, quer de forma direta, quer por via da aprendizagem grupal.-----------------------------------------------------------------------2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94451http://hdl.handle.net/10316/94451TID:202704734porAssunção, Mariana Filipa da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-08T10:02:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:08.340363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
Team innovation: The role of psychological capital and team learning
title Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
spellingShingle Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
Assunção, Mariana Filipa da Conceição
capital psicológico
aprendizagem grupal
inovação
psychological capital
team learning
innovation
title_short Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
title_full Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
title_fullStr Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
title_full_unstemmed Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
title_sort Inovação grupal: O papel do capital psicológico e da aprendizagem grupal
author Assunção, Mariana Filipa da Conceição
author_facet Assunção, Mariana Filipa da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Mariana Filipa da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv capital psicológico
aprendizagem grupal
inovação
psychological capital
team learning
innovation
topic capital psicológico
aprendizagem grupal
inovação
psychological capital
team learning
innovation
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94451
http://hdl.handle.net/10316/94451
TID:202704734
url http://hdl.handle.net/10316/94451
identifier_str_mv TID:202704734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134027151572992