Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mónica Baltazar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84242
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_75b09a039a5c84cb31aeb5ebf28716c6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupalGroup effectiveness: The role of psychological safety and team learningsegurança psicológicacomportamentos de aprendizagem grupaleficácia grupalpsychological safetyteam learning behaviorsgroup effectivenessDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoTendo por base o trabalho de Edmondson (1999), a presente dissertação procura analisar a relação entre segurança psicológica e comportamentos de aprendizagem grupal, assim como entre comportamentos de aprendizagem grupal e eficácia grupal, avaliada segundo quatro critérios - desempenho, viabilidade, qualidade da experiência grupal e melhoria de processos de grupo -, analisando-se igualmente o efeito direto da segurança psicológica na eficácia das equipas. Adotando-se os modelos de eficácia grupal I-P-O e IMOI, é também estudado o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre segurança psicológica e eficácia grupal. A partir de uma amostra de 82 equipas em contexto organizacional português, os dados foram analisados através de correlações e regressões standard e múltiplas, tendo sido suportadas todas as relações previamente mencionadas, à exceção da influência dos comportamentos de aprendizagem grupal na qualidade da experiência grupal, desta forma impossibilitando o teste da mediação. Foi ainda possível observar um efeito mediador parcial dos comportamentos de aprendizagem grupal nas relações entre segurança psicológica e desempenho, viabilidade e melhoria de processos de grupo. O presente trabalho constitui, portanto, um contributo para a compreensão da importância da segurança psicológica como essencial no fomento da aprendizagem e eficácia grupais.Anchoring in Edmondson’s work (1999), the present dissertation seeks to examine the relationship between team’s psychological safety and team learning behaviors, as well as between team learning behaviors and team effectiveness, measured through four criteria – performance, viability, quality of group experience and team process improvement -, and also examining the direct effect of psychological safety on group effectiveness. Based on the group effectiveness models I-P-O and IMOI, the present study also analyses the mediating role of team learning behaviors in the relationship between psychological safety and group e ffectiveness. Comprising 82 teams in Portuguese organizational context, the data analysis was made through correlations, standard and multiple regressions. All the previously mentioned relationships were supported, except for the one regarding team learning behaviors and quality of group experience, therefore making the mediation test impossible. The relationships between psychological safety and performance, viability and team process improvement were all shown to be partially mediated by team learning behaviors. The present work constitutes, therefore, a contribution to the understanding of psychological safety as essential in the promotion of team learning and group effectiveness.2017-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84242http://hdl.handle.net/10316/84242TID:202144615porFerreira, Mónica Baltazarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:46:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:51.322935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
Group effectiveness: The role of psychological safety and team learning
title Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
spellingShingle Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
Ferreira, Mónica Baltazar
segurança psicológica
comportamentos de aprendizagem grupal
eficácia grupal
psychological safety
team learning behaviors
group effectiveness
title_short Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
title_full Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
title_fullStr Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
title_full_unstemmed Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
title_sort Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
author Ferreira, Mónica Baltazar
author_facet Ferreira, Mónica Baltazar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mónica Baltazar
dc.subject.por.fl_str_mv segurança psicológica
comportamentos de aprendizagem grupal
eficácia grupal
psychological safety
team learning behaviors
group effectiveness
topic segurança psicológica
comportamentos de aprendizagem grupal
eficácia grupal
psychological safety
team learning behaviors
group effectiveness
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84242
http://hdl.handle.net/10316/84242
TID:202144615
url http://hdl.handle.net/10316/84242
identifier_str_mv TID:202144615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949841113088