Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84242 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_75b09a039a5c84cb31aeb5ebf28716c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupalGroup effectiveness: The role of psychological safety and team learningsegurança psicológicacomportamentos de aprendizagem grupaleficácia grupalpsychological safetyteam learning behaviorsgroup effectivenessDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoTendo por base o trabalho de Edmondson (1999), a presente dissertação procura analisar a relação entre segurança psicológica e comportamentos de aprendizagem grupal, assim como entre comportamentos de aprendizagem grupal e eficácia grupal, avaliada segundo quatro critérios - desempenho, viabilidade, qualidade da experiência grupal e melhoria de processos de grupo -, analisando-se igualmente o efeito direto da segurança psicológica na eficácia das equipas. Adotando-se os modelos de eficácia grupal I-P-O e IMOI, é também estudado o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre segurança psicológica e eficácia grupal. A partir de uma amostra de 82 equipas em contexto organizacional português, os dados foram analisados através de correlações e regressões standard e múltiplas, tendo sido suportadas todas as relações previamente mencionadas, à exceção da influência dos comportamentos de aprendizagem grupal na qualidade da experiência grupal, desta forma impossibilitando o teste da mediação. Foi ainda possível observar um efeito mediador parcial dos comportamentos de aprendizagem grupal nas relações entre segurança psicológica e desempenho, viabilidade e melhoria de processos de grupo. O presente trabalho constitui, portanto, um contributo para a compreensão da importância da segurança psicológica como essencial no fomento da aprendizagem e eficácia grupais.Anchoring in Edmondson’s work (1999), the present dissertation seeks to examine the relationship between team’s psychological safety and team learning behaviors, as well as between team learning behaviors and team effectiveness, measured through four criteria – performance, viability, quality of group experience and team process improvement -, and also examining the direct effect of psychological safety on group effectiveness. Based on the group effectiveness models I-P-O and IMOI, the present study also analyses the mediating role of team learning behaviors in the relationship between psychological safety and group e ffectiveness. Comprising 82 teams in Portuguese organizational context, the data analysis was made through correlations, standard and multiple regressions. All the previously mentioned relationships were supported, except for the one regarding team learning behaviors and quality of group experience, therefore making the mediation test impossible. The relationships between psychological safety and performance, viability and team process improvement were all shown to be partially mediated by team learning behaviors. The present work constitutes, therefore, a contribution to the understanding of psychological safety as essential in the promotion of team learning and group effectiveness.2017-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84242http://hdl.handle.net/10316/84242TID:202144615porFerreira, Mónica Baltazarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:46:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:51.322935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal Group effectiveness: The role of psychological safety and team learning |
title |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal |
spellingShingle |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal Ferreira, Mónica Baltazar segurança psicológica comportamentos de aprendizagem grupal eficácia grupal psychological safety team learning behaviors group effectiveness |
title_short |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal |
title_full |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal |
title_fullStr |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal |
title_full_unstemmed |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal |
title_sort |
Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal |
author |
Ferreira, Mónica Baltazar |
author_facet |
Ferreira, Mónica Baltazar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mónica Baltazar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
segurança psicológica comportamentos de aprendizagem grupal eficácia grupal psychological safety team learning behaviors group effectiveness |
topic |
segurança psicológica comportamentos de aprendizagem grupal eficácia grupal psychological safety team learning behaviors group effectiveness |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84242 http://hdl.handle.net/10316/84242 TID:202144615 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84242 |
identifier_str_mv |
TID:202144615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133949841113088 |