Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Atanásio, Frederico Manuel dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/106549
Resumo: O sistema elétrico, como é conhecido atualmente, passou por grandes alterações ao longo do tempo. Inicialmente, este era constituído por redes elétricas de baixa potência e de curto alcance. Ao longo do século XX, as redes elétricas foram crescendo, nomeada-mente o alcance das mesmas e a capacidade instalada, sendo que a sua gestão era feita através de uma única entidade detida pelo Estado. É já no final do século XX e início do século XXI, e tendo presente que a estrutura do sector elétrico apresentava limitações, que diversos países, levaram a cabo um processo de liberalização do sector, que permitiu o desenvolvimento de mercados competitivos. Neste contexto, é expectável que as universidades apresentem aos estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica, e não só, uma disciplina de Mercados de Energia Elé-trica (MEE). Sabendo que já existem diversas ferramentas que procuram replicar os re-sultados dos diversos MEE, estas apresentam algumas limitações para a utilização por parte dos estudantes, nomeadamente a elevada complexidade e o difícil acesso e de utili-zação por parte dos estudantes. Como tal, a presente dissertação tem como principal obje-tivo desenvolver uma ferramenta de apoio simples e de fácil utilização por parte dos es-tudantes do ensino superior, nomeadamente numa disciplina de Mercados de Energia, que permita simular os principais tipos de mercados de energia existentes, tornando-se num auxiliar importante às aulas. Para tal, fazendo uso de sistemas multi-agente e da linguagem de programação Java, e tendo como base o sistema MATREM, foi desenvolvido um simulador didático, cons-tituído por quatro módulos, que permitem simular os mercados diário, de futuros, de re-servas e bilateral. No sentido de facilitar a aprendizagem do funcionamento dos diversos mercados, foram implementados vários casos de estudo.
id RCAP_23998a3ae2124979fe1a8cadc45b781f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/106549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes UniversitáriosMercados de Energia ElétricaSistemas Multi-AgenteMercado DiárioMercado de ReservasMercado de FuturosMercados de Contratos BilateraisDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaO sistema elétrico, como é conhecido atualmente, passou por grandes alterações ao longo do tempo. Inicialmente, este era constituído por redes elétricas de baixa potência e de curto alcance. Ao longo do século XX, as redes elétricas foram crescendo, nomeada-mente o alcance das mesmas e a capacidade instalada, sendo que a sua gestão era feita através de uma única entidade detida pelo Estado. É já no final do século XX e início do século XXI, e tendo presente que a estrutura do sector elétrico apresentava limitações, que diversos países, levaram a cabo um processo de liberalização do sector, que permitiu o desenvolvimento de mercados competitivos. Neste contexto, é expectável que as universidades apresentem aos estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica, e não só, uma disciplina de Mercados de Energia Elé-trica (MEE). Sabendo que já existem diversas ferramentas que procuram replicar os re-sultados dos diversos MEE, estas apresentam algumas limitações para a utilização por parte dos estudantes, nomeadamente a elevada complexidade e o difícil acesso e de utili-zação por parte dos estudantes. Como tal, a presente dissertação tem como principal obje-tivo desenvolver uma ferramenta de apoio simples e de fácil utilização por parte dos es-tudantes do ensino superior, nomeadamente numa disciplina de Mercados de Energia, que permita simular os principais tipos de mercados de energia existentes, tornando-se num auxiliar importante às aulas. Para tal, fazendo uso de sistemas multi-agente e da linguagem de programação Java, e tendo como base o sistema MATREM, foi desenvolvido um simulador didático, cons-tituído por quatro módulos, que permitem simular os mercados diário, de futuros, de re-servas e bilateral. No sentido de facilitar a aprendizagem do funcionamento dos diversos mercados, foram implementados vários casos de estudo.Lopes, FernandoPronto, AnabelaRUNAtanásio, Frederico Manuel dos Santos2020-11-03T15:51:48Z2020-0220202020-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/106549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:51:28Zoai:run.unl.pt:10362/106549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:40:44.445550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
title Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
spellingShingle Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
Atanásio, Frederico Manuel dos Santos
Mercados de Energia Elétrica
Sistemas Multi-Agente
Mercado Diário
Mercado de Reservas
Mercado de Futuros
Mercados de Contratos Bilaterais
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
title_full Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
title_fullStr Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
title_full_unstemmed Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
title_sort Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
author Atanásio, Frederico Manuel dos Santos
author_facet Atanásio, Frederico Manuel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Fernando
Pronto, Anabela
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Atanásio, Frederico Manuel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Mercados de Energia Elétrica
Sistemas Multi-Agente
Mercado Diário
Mercado de Reservas
Mercado de Futuros
Mercados de Contratos Bilaterais
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Mercados de Energia Elétrica
Sistemas Multi-Agente
Mercado Diário
Mercado de Reservas
Mercado de Futuros
Mercados de Contratos Bilaterais
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description O sistema elétrico, como é conhecido atualmente, passou por grandes alterações ao longo do tempo. Inicialmente, este era constituído por redes elétricas de baixa potência e de curto alcance. Ao longo do século XX, as redes elétricas foram crescendo, nomeada-mente o alcance das mesmas e a capacidade instalada, sendo que a sua gestão era feita através de uma única entidade detida pelo Estado. É já no final do século XX e início do século XXI, e tendo presente que a estrutura do sector elétrico apresentava limitações, que diversos países, levaram a cabo um processo de liberalização do sector, que permitiu o desenvolvimento de mercados competitivos. Neste contexto, é expectável que as universidades apresentem aos estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica, e não só, uma disciplina de Mercados de Energia Elé-trica (MEE). Sabendo que já existem diversas ferramentas que procuram replicar os re-sultados dos diversos MEE, estas apresentam algumas limitações para a utilização por parte dos estudantes, nomeadamente a elevada complexidade e o difícil acesso e de utili-zação por parte dos estudantes. Como tal, a presente dissertação tem como principal obje-tivo desenvolver uma ferramenta de apoio simples e de fácil utilização por parte dos es-tudantes do ensino superior, nomeadamente numa disciplina de Mercados de Energia, que permita simular os principais tipos de mercados de energia existentes, tornando-se num auxiliar importante às aulas. Para tal, fazendo uso de sistemas multi-agente e da linguagem de programação Java, e tendo como base o sistema MATREM, foi desenvolvido um simulador didático, cons-tituído por quatro módulos, que permitem simular os mercados diário, de futuros, de re-servas e bilateral. No sentido de facilitar a aprendizagem do funcionamento dos diversos mercados, foram implementados vários casos de estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T15:51:48Z
2020-02
2020
2020-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/106549
url http://hdl.handle.net/10362/106549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138021531975680