Mercados de Energia Elétrica: Simulador Didático para Estudantes Universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/106549 |
Resumo: | O sistema elétrico, como é conhecido atualmente, passou por grandes alterações ao longo do tempo. Inicialmente, este era constituído por redes elétricas de baixa potência e de curto alcance. Ao longo do século XX, as redes elétricas foram crescendo, nomeada-mente o alcance das mesmas e a capacidade instalada, sendo que a sua gestão era feita através de uma única entidade detida pelo Estado. É já no final do século XX e início do século XXI, e tendo presente que a estrutura do sector elétrico apresentava limitações, que diversos países, levaram a cabo um processo de liberalização do sector, que permitiu o desenvolvimento de mercados competitivos. Neste contexto, é expectável que as universidades apresentem aos estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica, e não só, uma disciplina de Mercados de Energia Elé-trica (MEE). Sabendo que já existem diversas ferramentas que procuram replicar os re-sultados dos diversos MEE, estas apresentam algumas limitações para a utilização por parte dos estudantes, nomeadamente a elevada complexidade e o difícil acesso e de utili-zação por parte dos estudantes. Como tal, a presente dissertação tem como principal obje-tivo desenvolver uma ferramenta de apoio simples e de fácil utilização por parte dos es-tudantes do ensino superior, nomeadamente numa disciplina de Mercados de Energia, que permita simular os principais tipos de mercados de energia existentes, tornando-se num auxiliar importante às aulas. Para tal, fazendo uso de sistemas multi-agente e da linguagem de programação Java, e tendo como base o sistema MATREM, foi desenvolvido um simulador didático, cons-tituído por quatro módulos, que permitem simular os mercados diário, de futuros, de re-servas e bilateral. No sentido de facilitar a aprendizagem do funcionamento dos diversos mercados, foram implementados vários casos de estudo. |
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