Estudo da eficácia de um programa psicoeducativo de incrementação de esperança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casas, Maria Constança Moura e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28395
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Estudo da eficácia de um programa psicoeducativo de incrementação de esperançaEsperançaIntervenção psicoeducativaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO atual estudo descreve a efectividade de um Programa de incrementação de Esperança, baseado no Modelo teórico da Esperança (Snyder, 2000), através de uma metodologia longitudinal. Esta intervenção foi pensada no sentido de aumentar os níveis de esperança e por consequência aumentar a perceção de qualidade de vida, e promover a diminuição dos níveis de perceção de vulnerabilidade ao stress. Este estudo inclui uma amostra de 11 participantes e um grupo de controlo com o mesmo número de sujeitos, provenientes de uma comunidade de profissionais hospitalares. Ambos os grupos preencheram um protocolo de avaliação composto por um questionário sócio demográfico, a versão portuguêsa da Escala da Esperança, WHOQOL-Bref, 23 QVS, e BSI. O grupo de intervenção apresentou um aumento dos níveis de esperança, e da qualidade de vida, assim como uma diminuição da perceção de vulnerabilidade ao stress, do pré-teste para o pós-teste, sugerindo a existência de mudança durante o tempo de intervenção. Os resultados sugerem que uma intervenção breve da esperança pode resultar numa vantagem para as vivências dos participantes, embora não se tenha prolongado no tempo, o que pressupõe a necessidade de realização de outros estudos.The current study describes the effectiveness of a program to incrementing Hope, based on the theoretical model of hope (Snyder, 2000), through a longitudinal methodology. This intervention was designed to increase levels of hope and thus increase the perception of quality of life, and promoting the reduction of levels of perception, and of vulnerability to stress. This study includes a sample of 11 participants and a control group with the same number of subjects from a community hospital professionals. Both groups completed an assessment protocol consists of a demographic questionnaire, the portuguese version of the Hope Scale, WHOQOLBref, 23 QVS, and BSI. The intervention group showed increased levels of hope, and quality of life, as well as a decrease in the perception of vulnerability to stress, from pre-test to post-test, suggesting the existence of change during the intervention period. The results suggest that a brief intervention of hope may result in a benefit to the experiences of the participants, although it was not extended in time, which imply the need for further studies.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28395http://hdl.handle.net/10316/28395TID:201445905porCasas, Maria Constança Moura einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:41.012387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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