Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo. Projeto de educação e intervenção social com profissionais e crianças em acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Isabel Cristina Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15559
Resumo: O acolhimento residencial, de curta ou longa duração, é uma das medidas de proteção de crianças e jovens mais utilizadas em Portugal. Neste contexto, segundo a literatura (e.g., Davis, 2003), uma relação de confiança e de segurança com figuras de referência alternativas às parentais pode-se afigurar como um fator de proteção e potenciar um desenvolvimento adaptativo para os menores acolhidos. Neste sentido, e também devido ao tempo de convivência, os profissionais podem assumir esta relevância na vida dos mesmos, tornando-se assim importante uma reflexão constante sobre as práticas educativas e a forma como as relações são desenvolvidas neste contexto. O projeto “Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo”, apresentado neste Relatório, desenvolveu-se num centro de acolhimento temporário (CAT) com as crianças e os profissionais desse contexto. Foi orientado pela metodologia Investigação-Ação Participativa e teve como finalidade a promoção do bem-estar emocional de profissionais e crianças acolhidas na “Eu, criança”, através da melhoria das relações interpessoais e das práticas educativas. Com este fim, a intervenção conjunta e coconstruída centrou-se na conscientização e reflexão sobre as práticas educativas e na melhoria das relações entre os protagonistas. Tendo a avaliação ocupado um papel crucial ao longo do processo, verificou-se que o projeto alcançou os objetivos previstos, tendo as transformações e as mudanças sido consideradas como significativas pelos protagonistas
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