Parceria Escola-Criança-Famílias: desafios resultantes da situação pandémica da Covid-19 :Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Filipa Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3174
Resumo: O vigente relatório de estágio, intitulado de Parceria Escola-Criança-Famílias: desafios resultantes da situação pandémica da Covid-19 – Estudo de Caso, surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O estudo desenvolvido pretende identificar e compreender as implicações e os desafios consequentes da pandemia Covid-19, sentidos pelos agentes educativos implicados na parceria escola– criança – famílias, priorizando, não só as diferentes tipologias de famílias, como também a própria criança, enquanto ser competente e principal mediador desta relação. No decorrer do estudo foi adotada uma metodologia qualitativa, que se baseou na utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como a entrevista, o inquérito por questionário e os registos de observação, apoiados na sustentação dos objetivos predefinidos, de modo a alcançar uma resposta coesa e significativa para a investigação em causa. A investigação teve a participação de duas educadoras de infância, em contextos de jardim de infância e creche, respetivamente, sendo, ainda, considerados os encarregados de educação das 14 crianças supervisionadas, em contexto de creche. Por intermédio dos dados recolhidos foi possível compreender que as educadoras cooperantes reconhecem que devem agir tendo em vista a qualidade da relação escola– criança– famílias, crendo que existe a necessidade de refletir, adequar e, porventura, reformular a sua ação educativa no sentido de melhorar os contextos e a prática educativa, em tempos da Covid-19. Os encarregados de educação partilham da opinião de que a modificação de estratégias de envolvimento parental trouxe vantagens pertinentes para a promoção da sua participação e do seu educando no percurso educativo salientando a plataforma ChildDiary para este fim que, a par com o WhatsApp permitem estabelecer contacto diário com a educadora e observar as atividades desenvolvidas pelos educandos em tempo imediato, num “agora” de digital
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