Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956 |
Resumo: | A escola é formada por vários fatores constituintes e colaboradores, seja da estrutura seja da funcionalidade dessa instituição. O trabalho a seguir faz uma reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a família, com o intuito de reforçar uma aproximação entre família e escola para garantir uma aprendizagem aos alunos mais eficaz. Refletimos sobre a definição e importância da gestão democrática, observando como é esse trabalho diante do processo educacional, identificando seus componentes de acordo com cada grupo que compõe e destacando suas funções. Com base na relevância dessa parceria, buscamos compreender os desafios enfrentados para que essa relação ocorra de forma ativa, e o principal empecilho acontece por conta do distanciamento entre a família e a gestão escolar, essa distância e falta de comunicação em prol da melhoria do ensino-aprendizagem, resulta em muitos prejuízos que precisam ser sanados ou minimizados. As novas tecnologias surgem como forma de aproximar e diminuir essa distância entre esses dois atores do processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de Luck (2009), e Libâneo (2004), os quais discutem sobre a importância da participação da família e escola no processo de desenvolvimento escolar dos alunos. Realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico de cunho qualitativo. |
id |
VERACRUZ-0_5de9413787936de4fb7e33835e06e3fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66956 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familiagestão escolarfamíliaparceriaA escola é formada por vários fatores constituintes e colaboradores, seja da estrutura seja da funcionalidade dessa instituição. O trabalho a seguir faz uma reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a família, com o intuito de reforçar uma aproximação entre família e escola para garantir uma aprendizagem aos alunos mais eficaz. Refletimos sobre a definição e importância da gestão democrática, observando como é esse trabalho diante do processo educacional, identificando seus componentes de acordo com cada grupo que compõe e destacando suas funções. Com base na relevância dessa parceria, buscamos compreender os desafios enfrentados para que essa relação ocorra de forma ativa, e o principal empecilho acontece por conta do distanciamento entre a família e a gestão escolar, essa distância e falta de comunicação em prol da melhoria do ensino-aprendizagem, resulta em muitos prejuízos que precisam ser sanados ou minimizados. As novas tecnologias surgem como forma de aproximar e diminuir essa distância entre esses dois atores do processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de Luck (2009), e Libâneo (2004), os quais discutem sobre a importância da participação da família e escola no processo de desenvolvimento escolar dos alunos. Realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico de cunho qualitativo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6695610.34117/bjdv10n1-156Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2540-2548Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2540-2548Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2540-25482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956/47722de Oliveira, Jaqueline Gilvandade Oliveira, Rafaela Gilvandade Oliveira, Gabriela Gilvandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T13:07:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66956Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:57.288994Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia |
title |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia |
spellingShingle |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia de Oliveira, Jaqueline Gilvanda gestão escolar família parceria |
title_short |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia |
title_full |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia |
title_fullStr |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia |
title_sort |
Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia |
author |
de Oliveira, Jaqueline Gilvanda |
author_facet |
de Oliveira, Jaqueline Gilvanda de Oliveira, Rafaela Gilvanda de Oliveira, Gabriela Gilvanda |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Rafaela Gilvanda de Oliveira, Gabriela Gilvanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Jaqueline Gilvanda de Oliveira, Rafaela Gilvanda de Oliveira, Gabriela Gilvanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão escolar família parceria |
topic |
gestão escolar família parceria |
description |
A escola é formada por vários fatores constituintes e colaboradores, seja da estrutura seja da funcionalidade dessa instituição. O trabalho a seguir faz uma reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a família, com o intuito de reforçar uma aproximação entre família e escola para garantir uma aprendizagem aos alunos mais eficaz. Refletimos sobre a definição e importância da gestão democrática, observando como é esse trabalho diante do processo educacional, identificando seus componentes de acordo com cada grupo que compõe e destacando suas funções. Com base na relevância dessa parceria, buscamos compreender os desafios enfrentados para que essa relação ocorra de forma ativa, e o principal empecilho acontece por conta do distanciamento entre a família e a gestão escolar, essa distância e falta de comunicação em prol da melhoria do ensino-aprendizagem, resulta em muitos prejuízos que precisam ser sanados ou minimizados. As novas tecnologias surgem como forma de aproximar e diminuir essa distância entre esses dois atores do processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de Luck (2009), e Libâneo (2004), os quais discutem sobre a importância da participação da família e escola no processo de desenvolvimento escolar dos alunos. Realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico de cunho qualitativo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956 10.34117/bjdv10n1-156 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n1-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956/47722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2540-2548 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2540-2548 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2540-2548 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645642308780032 |