Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Jaqueline Gilvanda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Oliveira, Rafaela Gilvanda, de Oliveira, Gabriela Gilvanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956
Resumo: A escola é formada por vários fatores constituintes e colaboradores, seja da estrutura seja da funcionalidade dessa instituição. O trabalho a seguir faz uma reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a família, com o intuito de reforçar uma aproximação entre família e escola para garantir uma aprendizagem aos alunos mais eficaz. Refletimos sobre a definição e importância da gestão democrática, observando como é esse trabalho diante do processo educacional, identificando seus componentes de acordo com cada grupo que compõe e destacando suas funções. Com base na relevância dessa parceria, buscamos compreender os desafios enfrentados para que essa relação ocorra de forma ativa, e o principal empecilho acontece por conta do distanciamento entre a família e a gestão escolar, essa distância e falta de comunicação em prol da melhoria do ensino-aprendizagem, resulta em muitos prejuízos que precisam ser sanados ou minimizados. As novas tecnologias surgem como forma de aproximar e diminuir essa distância entre esses dois atores do processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de Luck (2009), e Libâneo (2004), os quais discutem sobre a importância da participação da família e escola no processo de desenvolvimento escolar dos alunos. Realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico de cunho qualitativo.
id VERACRUZ-0_5de9413787936de4fb7e33835e06e3fe
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66956
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familiagestão escolarfamíliaparceriaA escola é formada por vários fatores constituintes e colaboradores, seja da estrutura seja da funcionalidade dessa instituição. O trabalho a seguir faz uma reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a família, com o intuito de reforçar uma aproximação entre família e escola para garantir uma aprendizagem aos alunos mais eficaz. Refletimos sobre a definição e importância da gestão democrática, observando como é esse trabalho diante do processo educacional, identificando seus componentes de acordo com cada grupo que compõe e destacando suas funções. Com base na relevância dessa parceria, buscamos compreender os desafios enfrentados para que essa relação ocorra de forma ativa, e o principal empecilho acontece por conta do distanciamento entre a família e a gestão escolar, essa distância e falta de comunicação em prol da melhoria do ensino-aprendizagem, resulta em muitos prejuízos que precisam ser sanados ou minimizados. As novas tecnologias surgem como forma de aproximar e diminuir essa distância entre esses dois atores do processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de Luck (2009), e Libâneo (2004), os quais discutem sobre a importância da participação da família e escola no processo de desenvolvimento escolar dos alunos. Realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico de cunho qualitativo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6695610.34117/bjdv10n1-156Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2540-2548Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2540-2548Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2540-25482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956/47722de Oliveira, Jaqueline Gilvandade Oliveira, Rafaela Gilvandade Oliveira, Gabriela Gilvandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T13:07:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66956Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:57.288994Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
title Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
spellingShingle Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
de Oliveira, Jaqueline Gilvanda
gestão escolar
família
parceria
title_short Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
title_full Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
title_fullStr Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
title_full_unstemmed Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
title_sort Reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a familia
author de Oliveira, Jaqueline Gilvanda
author_facet de Oliveira, Jaqueline Gilvanda
de Oliveira, Rafaela Gilvanda
de Oliveira, Gabriela Gilvanda
author_role author
author2 de Oliveira, Rafaela Gilvanda
de Oliveira, Gabriela Gilvanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Jaqueline Gilvanda
de Oliveira, Rafaela Gilvanda
de Oliveira, Gabriela Gilvanda
dc.subject.por.fl_str_mv gestão escolar
família
parceria
topic gestão escolar
família
parceria
description A escola é formada por vários fatores constituintes e colaboradores, seja da estrutura seja da funcionalidade dessa instituição. O trabalho a seguir faz uma reflexão sobre o papel da gestão escolar em parceria com a família, com o intuito de reforçar uma aproximação entre família e escola para garantir uma aprendizagem aos alunos mais eficaz. Refletimos sobre a definição e importância da gestão democrática, observando como é esse trabalho diante do processo educacional, identificando seus componentes de acordo com cada grupo que compõe e destacando suas funções. Com base na relevância dessa parceria, buscamos compreender os desafios enfrentados para que essa relação ocorra de forma ativa, e o principal empecilho acontece por conta do distanciamento entre a família e a gestão escolar, essa distância e falta de comunicação em prol da melhoria do ensino-aprendizagem, resulta em muitos prejuízos que precisam ser sanados ou minimizados. As novas tecnologias surgem como forma de aproximar e diminuir essa distância entre esses dois atores do processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de Luck (2009), e Libâneo (2004), os quais discutem sobre a importância da participação da família e escola no processo de desenvolvimento escolar dos alunos. Realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico de cunho qualitativo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956
10.34117/bjdv10n1-156
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956
identifier_str_mv 10.34117/bjdv10n1-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66956/47722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2540-2548
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2540-2548
Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2540-2548
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645642308780032