Pedagogia do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Graciete da Cruz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1564
Resumo: O presente trabalho aborda a importância da aprendizagem filosófica no ensino secundário sob a perspetiva da pedagogia do conceito. Foi realizado um diálogo permanente com o pensamento de Deleuze e de Guattari sobre a criação dos conceitos. Num primeiro momento, de âmbito teórico, suscitámos uma reflexão, familiarização e exploração centrada no contexto escolar e no termo conceito. Recorre-se ao trabalho do docente e do discente com o objetivo de esclarecer o que é a conceptualização e a sua importância no trabalho filosófico. Num segundo momento, de âmbito mais prático, pretendemos perspetivar a prática pedagógica do conceito em contexto de sala de aula. Apresentámos o texto clássico de filosofia no ensino secundário como sendo o processo de transposição didática do conhecimento filosófico como sendo o ponto de partida mais adequado para a conceptualização, para criação de conceitos e para a atividade do filosofar. No final expomos um texto que pretende deixar o caminho aberto a novas questões sobre a importância da formação filosófica na sociedade civil.
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