Da importância do texto filosófico no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paula Cristina Bicho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1285
Resumo: O presente relatório tem como objectivo abordar a importância da utilização da interpretação e compreensão do texto filosófico no âmbito do contexto escolar, nomeadamente no ensino secundário. Várias estratégias de intervenção têm sido propostas e implementadas para que a compreensão dos textos se torne efectivada. Seria irrealista crer que as soluções fornecidas pelos investigadores são simples e definitivas, porque os problemas da compreensão de textos filosóficos dependem de uma questão histórica. Num primeiro momento suscitamos uma reflexão metodológica e uma familiarização com um conjunto de características dos textos filosóficos. Num segundo momento pretendemos perspectivar e revelar que o texto filosófico se desenvolve segundo regras e modalidades passíveis de explicitação e análise. Finalmente serão tecidas algumas considerações de carácter problemático e será ainda efectuada uma reavaliação geral sobre a importância do texto filosófico como caminho privilegiado para o filosofar. Este relatório foi elaborado em diálogo próximo com a obra de Frédéric Cossuta.
id RCAP_50ffacb7e04d248d850e79561a68318f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da importância do texto filosófico no ensino secundárioFilosofia - Texto - Interpretação - Ensino secundárioFilosofia - Texto - Compreensão - Ensino secundárioFilosofia - Aspectos didácticosFilosofia - Ensino secundário - MetodologiaO presente relatório tem como objectivo abordar a importância da utilização da interpretação e compreensão do texto filosófico no âmbito do contexto escolar, nomeadamente no ensino secundário. Várias estratégias de intervenção têm sido propostas e implementadas para que a compreensão dos textos se torne efectivada. Seria irrealista crer que as soluções fornecidas pelos investigadores são simples e definitivas, porque os problemas da compreensão de textos filosóficos dependem de uma questão histórica. Num primeiro momento suscitamos uma reflexão metodológica e uma familiarização com um conjunto de características dos textos filosóficos. Num segundo momento pretendemos perspectivar e revelar que o texto filosófico se desenvolve segundo regras e modalidades passíveis de explicitação e análise. Finalmente serão tecidas algumas considerações de carácter problemático e será ainda efectuada uma reavaliação geral sobre a importância do texto filosófico como caminho privilegiado para o filosofar. Este relatório foi elaborado em diálogo próximo com a obra de Frédéric Cossuta.The aim of this report is to demand for the use of interpretation and understanding of the philosophic text in the compulsory schooling mainly in the secondary schools. Several strategies have already been implemented to achieve that purpose, however it would be unreal to believe in the solutions given by researchers are easy and final, because most of the difficulties in the understanding of the philosophic texts depend on a historical point. So, to start with, we propose a methodological reflection and intimacy with the features of these specific texts. Next we tried to show that the philosophic text grows on rules and models which can be explained and analysed. Finally we refer our point of view about the previous subject and a re-valuation on the importance of the philosophic text as a way to philosophise. This report had in mind work of Frédéric Cossuta.Universidade da Beira InterioruBibliorumOliveira, Paula Cristina Bicho2013-07-29T08:38:16Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:09.743394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da importância do texto filosófico no ensino secundário
title Da importância do texto filosófico no ensino secundário
spellingShingle Da importância do texto filosófico no ensino secundário
Oliveira, Paula Cristina Bicho
Filosofia - Texto - Interpretação - Ensino secundário
Filosofia - Texto - Compreensão - Ensino secundário
Filosofia - Aspectos didácticos
Filosofia - Ensino secundário - Metodologia
title_short Da importância do texto filosófico no ensino secundário
title_full Da importância do texto filosófico no ensino secundário
title_fullStr Da importância do texto filosófico no ensino secundário
title_full_unstemmed Da importância do texto filosófico no ensino secundário
title_sort Da importância do texto filosófico no ensino secundário
author Oliveira, Paula Cristina Bicho
author_facet Oliveira, Paula Cristina Bicho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paula Cristina Bicho
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Texto - Interpretação - Ensino secundário
Filosofia - Texto - Compreensão - Ensino secundário
Filosofia - Aspectos didácticos
Filosofia - Ensino secundário - Metodologia
topic Filosofia - Texto - Interpretação - Ensino secundário
Filosofia - Texto - Compreensão - Ensino secundário
Filosofia - Aspectos didácticos
Filosofia - Ensino secundário - Metodologia
description O presente relatório tem como objectivo abordar a importância da utilização da interpretação e compreensão do texto filosófico no âmbito do contexto escolar, nomeadamente no ensino secundário. Várias estratégias de intervenção têm sido propostas e implementadas para que a compreensão dos textos se torne efectivada. Seria irrealista crer que as soluções fornecidas pelos investigadores são simples e definitivas, porque os problemas da compreensão de textos filosóficos dependem de uma questão histórica. Num primeiro momento suscitamos uma reflexão metodológica e uma familiarização com um conjunto de características dos textos filosóficos. Num segundo momento pretendemos perspectivar e revelar que o texto filosófico se desenvolve segundo regras e modalidades passíveis de explicitação e análise. Finalmente serão tecidas algumas considerações de carácter problemático e será ainda efectuada uma reavaliação geral sobre a importância do texto filosófico como caminho privilegiado para o filosofar. Este relatório foi elaborado em diálogo próximo com a obra de Frédéric Cossuta.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2013-07-29T08:38:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1285
url http://hdl.handle.net/10400.6/1285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136331644796928