Comportamento organizacional e as suas contribuições na estratégia de internacionalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11735 |
Resumo: | Neste relatório, pretendi sintetizar o estágio curricular que realizei numa empresa alemã do setor imobiliário, Engel & Völkers onde estudei o papel da cultura organizacional e por sua vez da comunicação no processo de internacionalização. O relatório apresentou três partes fulcrais: a descrição da organização e da sua envolvente; o objetivo da investigação; a metodologia utilizada; e por fim, os resultados que se esperava obter. A Engel & Völkers é uma empresa alemã criada por Christian Völkers, fundada em 1977 em Hamburgo, encontra-se em 800 locais espalhada pelos cinco continentes e integra mais de 10 000 profissionais. A empresa conta com mais de 40 anos de experiência e dedica-se à promoção e venda de imóveis do setor premium. O objetivo da investigação foi o de compreender se cultura organizacional de determinada empresa e a comunicação utilizada, neste caso da Agência Imobiliária Engel & Völkers, assumia influência no seu processo de internacionalização. Se sim de que modo influenciava. Com o intuito de atingir os objetivos definidos para esta investigação, e de forma a conseguir responder às questões da investigação, pretendeu-se optar pelo modelo de investigação qualitativo. Foram definidos seis temas de investigação, para aplicação do estudo qualitativo (entrevistas) a três Managing Partners, com as filiais e market centers situados em três grandes cidades. Esperou-se verificar, que a cultura organizacional exercia um grande peso sobre o processo de internacionalização sem quaisquer impedimentos, considerando a importância da comunicação. Além disso pretendeu-se aprofundar a temática que era pouco esmiuçada. |
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Comportamento organizacional e as suas contribuições na estratégia de internacionalizaçãoInternacionalização de empresasCultura organizacionalNeste relatório, pretendi sintetizar o estágio curricular que realizei numa empresa alemã do setor imobiliário, Engel & Völkers onde estudei o papel da cultura organizacional e por sua vez da comunicação no processo de internacionalização. O relatório apresentou três partes fulcrais: a descrição da organização e da sua envolvente; o objetivo da investigação; a metodologia utilizada; e por fim, os resultados que se esperava obter. A Engel & Völkers é uma empresa alemã criada por Christian Völkers, fundada em 1977 em Hamburgo, encontra-se em 800 locais espalhada pelos cinco continentes e integra mais de 10 000 profissionais. A empresa conta com mais de 40 anos de experiência e dedica-se à promoção e venda de imóveis do setor premium. O objetivo da investigação foi o de compreender se cultura organizacional de determinada empresa e a comunicação utilizada, neste caso da Agência Imobiliária Engel & Völkers, assumia influência no seu processo de internacionalização. Se sim de que modo influenciava. Com o intuito de atingir os objetivos definidos para esta investigação, e de forma a conseguir responder às questões da investigação, pretendeu-se optar pelo modelo de investigação qualitativo. Foram definidos seis temas de investigação, para aplicação do estudo qualitativo (entrevistas) a três Managing Partners, com as filiais e market centers situados em três grandes cidades. Esperou-se verificar, que a cultura organizacional exercia um grande peso sobre o processo de internacionalização sem quaisquer impedimentos, considerando a importância da comunicação. Além disso pretendeu-se aprofundar a temática que era pouco esmiuçada.In this report, I intended to summarize the internship I did in a German real estate company, called Engel & Völkers, where I studied the role of organizational culture and communication in the internationalization process. The report had three main parts: the description of the organization and its environment; the research objective; the methodology used; and finally, the results that were expected to be obtained. Engel & Völkers is a German company created by Christian Völkers, founded in 1977 in Hamburg, with 800 locations on five continents and more than 10,000 professionals. The company has more than 40 years of experience and is dedicated to the promotion and sale of real estate in the premium sector. The objective of the research was to understand whether the organizational culture of a given company and the communication used, in this case the Engel & Völkers Real Estate Agency, had an influence on its internationalization process. If so, in what way did it influence it. In order to achieve the objectives defined for this research, and to be able to answer the research questions, the qualitative research model was chosen. Six research themes were defined for the application of the qualitative study (interviews) to three Managing Partners, with branches and market centers located in three major cities. It was expected to verify that organizational culture exerted a great weight on the internationalization process without any impediments, considering the importance of communication. In addition, it was intended to deepen the theme that was little studied.2023-09-15T10:01:41Z2023-03-08T00:00:00Z2023-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11735porMoreira, Inês Manuela Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:42.343344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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