A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21712 |
Resumo: | O relatório que aqui se apresenta, repertoria, descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado no seio da Inplas, empresa pertencente ao Grupo Simoldes. A Inplas, há vários anos no mercado, nacional e internacional, tem por vocação a produção de peças para grandes marcas da indústria automóvel, gerando e gerindo um volume considerável de negócios. Pela sua reputação internacional, marcada pela seriedade e a busca constante da excelência, esta empresa surgiu-nos como um alvo preferencial de estudo no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações empresariais. Com efeito, tomando em consideração a sua dimensão e importância, torna-se interessante obter o máximo conhecimento sobre o seu funcionamento e produção. O estágio curricular de que neste trabalho se dá conta permitiu, assim, a realização de um mapeamento de tarefas do Grupo Simoldes, Divisão de Plásticos, no sentido de aprimorar fluxos de operações e minorar custos desnecessários. E porque a empresa atua internacionalmente, devendo cumprir rígidos critérios de empresas como a Renault, a Volkswagen, Seat, etc., o estágio permitiu, ainda, a elaboração de uma reflexão sobre a forma como a Inplas se relaciona com as diferentes empresas estrangeiras – incidindo nas relações fornecedor-cliente – e sobre o papel e influência dos fatores culturais nos seus negócios internacionais. |
id |
RCAP_850bf8278dfae46d7739f4a041cd247e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21712 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLASCultura organizacionalComportamento organizacionalInternacionalização de empresasO relatório que aqui se apresenta, repertoria, descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado no seio da Inplas, empresa pertencente ao Grupo Simoldes. A Inplas, há vários anos no mercado, nacional e internacional, tem por vocação a produção de peças para grandes marcas da indústria automóvel, gerando e gerindo um volume considerável de negócios. Pela sua reputação internacional, marcada pela seriedade e a busca constante da excelência, esta empresa surgiu-nos como um alvo preferencial de estudo no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações empresariais. Com efeito, tomando em consideração a sua dimensão e importância, torna-se interessante obter o máximo conhecimento sobre o seu funcionamento e produção. O estágio curricular de que neste trabalho se dá conta permitiu, assim, a realização de um mapeamento de tarefas do Grupo Simoldes, Divisão de Plásticos, no sentido de aprimorar fluxos de operações e minorar custos desnecessários. E porque a empresa atua internacionalmente, devendo cumprir rígidos critérios de empresas como a Renault, a Volkswagen, Seat, etc., o estágio permitiu, ainda, a elaboração de uma reflexão sobre a forma como a Inplas se relaciona com as diferentes empresas estrangeiras – incidindo nas relações fornecedor-cliente – e sobre o papel e influência dos fatores culturais nos seus negócios internacionais.This hereby presented report describes and analyses the activities developed during a placement that took place within Inplas, a company that belongs to the Simoldes Group. Inplas has been in the domestic and international markets for several years, and it deals with the production of parts for major automotive industry brands, presenting a considerable turnover. It was its international reputation as a remarkably serious company which is constantly pursuing excellence that made it a preferred target for this study within the Masters in Languages and Business Relations. Taking into consideration its dimension and importance, it becomes rather interesting to obtain as much knowledge as possible in regards to its modus operandi and its production. This placement allowed for the development of task mapping within the Simoldes Group, Plastics Division, in the sense of optimising workflows and reducing unnecessary costs. Due to the fact that this company operates internationally, it is obliged to comply with the strict criteria set by companies like Renault, Volkswagen, Seat, etc., which allowed for a reflection on how Inplas relates to different foreign companies – in terms of supplier-client relations – as well as the role and influence of cultural factors on its international business dealsUniversidade de Aveiro2018-01-23T13:26:46Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21712porLima, Catarina Marques Evangelista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:39Zoai:ria.ua.pt:10773/21712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:06.678834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS |
title |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS |
spellingShingle |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS Lima, Catarina Marques Evangelista de Cultura organizacional Comportamento organizacional Internacionalização de empresas |
title_short |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS |
title_full |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS |
title_fullStr |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS |
title_full_unstemmed |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS |
title_sort |
A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS |
author |
Lima, Catarina Marques Evangelista de |
author_facet |
Lima, Catarina Marques Evangelista de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Catarina Marques Evangelista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Comportamento organizacional Internacionalização de empresas |
topic |
Cultura organizacional Comportamento organizacional Internacionalização de empresas |
description |
O relatório que aqui se apresenta, repertoria, descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado no seio da Inplas, empresa pertencente ao Grupo Simoldes. A Inplas, há vários anos no mercado, nacional e internacional, tem por vocação a produção de peças para grandes marcas da indústria automóvel, gerando e gerindo um volume considerável de negócios. Pela sua reputação internacional, marcada pela seriedade e a busca constante da excelência, esta empresa surgiu-nos como um alvo preferencial de estudo no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações empresariais. Com efeito, tomando em consideração a sua dimensão e importância, torna-se interessante obter o máximo conhecimento sobre o seu funcionamento e produção. O estágio curricular de que neste trabalho se dá conta permitiu, assim, a realização de um mapeamento de tarefas do Grupo Simoldes, Divisão de Plásticos, no sentido de aprimorar fluxos de operações e minorar custos desnecessários. E porque a empresa atua internacionalmente, devendo cumprir rígidos critérios de empresas como a Renault, a Volkswagen, Seat, etc., o estágio permitiu, ainda, a elaboração de uma reflexão sobre a forma como a Inplas se relaciona com as diferentes empresas estrangeiras – incidindo nas relações fornecedor-cliente – e sobre o papel e influência dos fatores culturais nos seus negócios internacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2018-01-23T13:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21712 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137614702313472 |