A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Catarina Marques Evangelista de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21712
Resumo: O relatório que aqui se apresenta, repertoria, descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado no seio da Inplas, empresa pertencente ao Grupo Simoldes. A Inplas, há vários anos no mercado, nacional e internacional, tem por vocação a produção de peças para grandes marcas da indústria automóvel, gerando e gerindo um volume considerável de negócios. Pela sua reputação internacional, marcada pela seriedade e a busca constante da excelência, esta empresa surgiu-nos como um alvo preferencial de estudo no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações empresariais. Com efeito, tomando em consideração a sua dimensão e importância, torna-se interessante obter o máximo conhecimento sobre o seu funcionamento e produção. O estágio curricular de que neste trabalho se dá conta permitiu, assim, a realização de um mapeamento de tarefas do Grupo Simoldes, Divisão de Plásticos, no sentido de aprimorar fluxos de operações e minorar custos desnecessários. E porque a empresa atua internacionalmente, devendo cumprir rígidos critérios de empresas como a Renault, a Volkswagen, Seat, etc., o estágio permitiu, ainda, a elaboração de uma reflexão sobre a forma como a Inplas se relaciona com as diferentes empresas estrangeiras – incidindo nas relações fornecedor-cliente – e sobre o papel e influência dos fatores culturais nos seus negócios internacionais.
id RCAP_850bf8278dfae46d7739f4a041cd247e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLASCultura organizacionalComportamento organizacionalInternacionalização de empresasO relatório que aqui se apresenta, repertoria, descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado no seio da Inplas, empresa pertencente ao Grupo Simoldes. A Inplas, há vários anos no mercado, nacional e internacional, tem por vocação a produção de peças para grandes marcas da indústria automóvel, gerando e gerindo um volume considerável de negócios. Pela sua reputação internacional, marcada pela seriedade e a busca constante da excelência, esta empresa surgiu-nos como um alvo preferencial de estudo no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações empresariais. Com efeito, tomando em consideração a sua dimensão e importância, torna-se interessante obter o máximo conhecimento sobre o seu funcionamento e produção. O estágio curricular de que neste trabalho se dá conta permitiu, assim, a realização de um mapeamento de tarefas do Grupo Simoldes, Divisão de Plásticos, no sentido de aprimorar fluxos de operações e minorar custos desnecessários. E porque a empresa atua internacionalmente, devendo cumprir rígidos critérios de empresas como a Renault, a Volkswagen, Seat, etc., o estágio permitiu, ainda, a elaboração de uma reflexão sobre a forma como a Inplas se relaciona com as diferentes empresas estrangeiras – incidindo nas relações fornecedor-cliente – e sobre o papel e influência dos fatores culturais nos seus negócios internacionais.This hereby presented report describes and analyses the activities developed during a placement that took place within Inplas, a company that belongs to the Simoldes Group. Inplas has been in the domestic and international markets for several years, and it deals with the production of parts for major automotive industry brands, presenting a considerable turnover. It was its international reputation as a remarkably serious company which is constantly pursuing excellence that made it a preferred target for this study within the Masters in Languages and Business Relations. Taking into consideration its dimension and importance, it becomes rather interesting to obtain as much knowledge as possible in regards to its modus operandi and its production. This placement allowed for the development of task mapping within the Simoldes Group, Plastics Division, in the sense of optimising workflows and reducing unnecessary costs. Due to the fact that this company operates internationally, it is obliged to comply with the strict criteria set by companies like Renault, Volkswagen, Seat, etc., which allowed for a reflection on how Inplas relates to different foreign companies – in terms of supplier-client relations – as well as the role and influence of cultural factors on its international business dealsUniversidade de Aveiro2018-01-23T13:26:46Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21712porLima, Catarina Marques Evangelista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:39Zoai:ria.ua.pt:10773/21712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:06.678834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
title A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
spellingShingle A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
Lima, Catarina Marques Evangelista de
Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Internacionalização de empresas
title_short A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
title_full A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
title_fullStr A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
title_full_unstemmed A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
title_sort A importância dos fatores culturais na internacionalização da INPLAS
author Lima, Catarina Marques Evangelista de
author_facet Lima, Catarina Marques Evangelista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Catarina Marques Evangelista de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Internacionalização de empresas
topic Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Internacionalização de empresas
description O relatório que aqui se apresenta, repertoria, descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado no seio da Inplas, empresa pertencente ao Grupo Simoldes. A Inplas, há vários anos no mercado, nacional e internacional, tem por vocação a produção de peças para grandes marcas da indústria automóvel, gerando e gerindo um volume considerável de negócios. Pela sua reputação internacional, marcada pela seriedade e a busca constante da excelência, esta empresa surgiu-nos como um alvo preferencial de estudo no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações empresariais. Com efeito, tomando em consideração a sua dimensão e importância, torna-se interessante obter o máximo conhecimento sobre o seu funcionamento e produção. O estágio curricular de que neste trabalho se dá conta permitiu, assim, a realização de um mapeamento de tarefas do Grupo Simoldes, Divisão de Plásticos, no sentido de aprimorar fluxos de operações e minorar custos desnecessários. E porque a empresa atua internacionalmente, devendo cumprir rígidos critérios de empresas como a Renault, a Volkswagen, Seat, etc., o estágio permitiu, ainda, a elaboração de uma reflexão sobre a forma como a Inplas se relaciona com as diferentes empresas estrangeiras – incidindo nas relações fornecedor-cliente – e sobre o papel e influência dos fatores culturais nos seus negócios internacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-23T13:26:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21712
url http://hdl.handle.net/10773/21712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137614702313472