A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Joana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13245
Resumo: O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores.
id RCAP_23dd7c1e3c3f761fb3733ec5d30fab6f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"Ensino BásicoAfetividadeAprendizagemLeitura e EscritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores.Garcia, MariaRepositório ComumVicente, Joana2016-04-21T11:36:09Z2016-03-162016-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13245TID:201126699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.681633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
title A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
spellingShingle A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
Vicente, Joana
Ensino Básico
Afetividade
Aprendizagem
Leitura e Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
title_full A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
title_fullStr A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
title_full_unstemmed A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
title_sort A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
author Vicente, Joana
author_facet Vicente, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Afetividade
Aprendizagem
Leitura e Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Afetividade
Aprendizagem
Leitura e Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-21T11:36:09Z
2016-03-16
2016-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13245
TID:201126699
url http://hdl.handle.net/10400.26/13245
identifier_str_mv TID:201126699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929164959744