A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13245 |
Resumo: | O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores. |
id |
RCAP_23dd7c1e3c3f761fb3733ec5d30fab6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"Ensino BásicoAfetividadeAprendizagemLeitura e EscritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores.Garcia, MariaRepositório ComumVicente, Joana2016-04-21T11:36:09Z2016-03-162016-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13245TID:201126699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.681633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" |
title |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" |
spellingShingle |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" Vicente, Joana Ensino Básico Afetividade Aprendizagem Leitura e Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" |
title_full |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" |
title_fullStr |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" |
title_full_unstemmed |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" |
title_sort |
A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre" |
author |
Vicente, Joana |
author_facet |
Vicente, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Afetividade Aprendizagem Leitura e Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Afetividade Aprendizagem Leitura e Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-21T11:36:09Z 2016-03-16 2016-03-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13245 TID:201126699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13245 |
identifier_str_mv |
TID:201126699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929164959744 |