O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Maria Raquel Nunes do
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1824
Resumo: Trabalhar com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ambiente de educação formal que é a Escola, implica conhecer as aprendizagens de que já são portadoras para, posteriormente, se poderem atingir novas metas. O TALE – Teste de Análise de Leitura e Escrita – aplicado neste trabalho permitiu-nos mostrar a importância do diagnóstico em domínios específicos como a leitura e a escrita, para com base nestes resultados se detectar eventuais lacunas e se proceder a uma planificação correcta das actividades lectivas. Numa simbiose entre o TALE e a construção de um corpo de conceitos que lhe deram voz construímos a dissertação apresentada que se pretende não só ser um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente que a nossa prática exige, numa escola em permanente mutação. iii
id RCAP_bf9c327451acdec6421a181f28e1a38c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escritaLeituraLeitura - AprendizagemLeitura - CompreensãoEscrita - AprendizagemTrabalhar com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ambiente de educação formal que é a Escola, implica conhecer as aprendizagens de que já são portadoras para, posteriormente, se poderem atingir novas metas. O TALE – Teste de Análise de Leitura e Escrita – aplicado neste trabalho permitiu-nos mostrar a importância do diagnóstico em domínios específicos como a leitura e a escrita, para com base nestes resultados se detectar eventuais lacunas e se proceder a uma planificação correcta das actividades lectivas. Numa simbiose entre o TALE e a construção de um corpo de conceitos que lhe deram voz construímos a dissertação apresentada que se pretende não só ser um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente que a nossa prática exige, numa escola em permanente mutação. iiiWorking with basic compulsory education children in a formal educational condition such as we find in our schools implies that we should have the knowledge that they already own so that we can reach our goals. In our work, we have applied the TALE – Reading and Writing Analysis Test – and we could find out the importance of diagnosis in specific fields as reading and writing. Grounded on these results, it was possible for us to discover gaps and plan out new educational activities. In a narrow relationship between the TALE and the building of a group of concepts, we have written this work which we present now. This dissertation is not only a reflexive and reflective work but it is also an open space where permanent dialogue is required in a school that is constantly changing.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumCarmo, Maria Raquel Nunes do2014-06-06T20:15:49Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:36.063338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
title O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
spellingShingle O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
Carmo, Maria Raquel Nunes do
Leitura
Leitura - Aprendizagem
Leitura - Compreensão
Escrita - Aprendizagem
title_short O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
title_full O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
title_fullStr O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
title_full_unstemmed O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
title_sort O Tale: teste de aprendizagem de leitura e escrita
author Carmo, Maria Raquel Nunes do
author_facet Carmo, Maria Raquel Nunes do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Maria Raquel Nunes do
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitura - Aprendizagem
Leitura - Compreensão
Escrita - Aprendizagem
topic Leitura
Leitura - Aprendizagem
Leitura - Compreensão
Escrita - Aprendizagem
description Trabalhar com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ambiente de educação formal que é a Escola, implica conhecer as aprendizagens de que já são portadoras para, posteriormente, se poderem atingir novas metas. O TALE – Teste de Análise de Leitura e Escrita – aplicado neste trabalho permitiu-nos mostrar a importância do diagnóstico em domínios específicos como a leitura e a escrita, para com base nestes resultados se detectar eventuais lacunas e se proceder a uma planificação correcta das actividades lectivas. Numa simbiose entre o TALE e a construção de um corpo de conceitos que lhe deram voz construímos a dissertação apresentada que se pretende não só ser um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente que a nossa prática exige, numa escola em permanente mutação. iii
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-06-06T20:15:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1824
url http://hdl.handle.net/10400.6/1824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335126069248