Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, B
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, C, Gomes, N, Ramos, S, Oliveira, D, Silva, AS, Adriano, A, Luís, A, Mendonça, P
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.26537/citotech.v0i4.3014
Resumo: O presente estudo reporta a citologia de uma mulher de 66 anos, que apresenta um epitélio atrófico com fundo inflamatório. Identificaram-se agregados tridimensionais de células glandulares com sobreposição celular, anisocariose, aumento nuclear, hipercromasia moderada, presença de nucléolos e cromatina grosseira, irregularmente distribuída. O diagnóstico citológico foi de células glandulares atípicas sem outra especificação, com inflamação. Posteriormente, realizou-se uma biópsia cujo diagnóstico foi carcinoma endometrial de tipo endometrióide. A paciente foi submetida a histerectomia total com anexectomia bilateral, confirmando-se o diagnóstico da biópsia.O diagnóstico de células glandulares atípicas é definido pela presença de células glandulares com alterações que ultrapassam as reativas/reparativas, mas sem características inequívocas de adenocarcinoma. No follow-up a maioria destes casos representa uma condição benigna. No entanto, um subconjunto significativo revela uma lesão pavimentosa de alto grau ou uma lesão neoplásica glandular, não sendo incomum a associação entre o diagnóstico de células glandulares atípicas e a presença de adenocarcinomas do colo uterino, endométrio, ovário e trompa de Falópio. A citologia tem uma especificidade relativamente elevada na deteção de patologia endometrial, apresentando um papel preponderante no diagnóstico de neoplasias. Neste caso, o reconhecimento de células glandulares atípicas, conduziu ao diagnóstico de carcinoma endometrial.
id RCAP_23dfb118f3ac36181bd529c6b22b8aa0
oai_identifier_str oai:oai.parc.ipp.pt:article/3014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da citologia na deteção de lesões do endométrioCitopatologiaCélulas glandulares atípicasAdenocarcinoma endometrialO presente estudo reporta a citologia de uma mulher de 66 anos, que apresenta um epitélio atrófico com fundo inflamatório. Identificaram-se agregados tridimensionais de células glandulares com sobreposição celular, anisocariose, aumento nuclear, hipercromasia moderada, presença de nucléolos e cromatina grosseira, irregularmente distribuída. O diagnóstico citológico foi de células glandulares atípicas sem outra especificação, com inflamação. Posteriormente, realizou-se uma biópsia cujo diagnóstico foi carcinoma endometrial de tipo endometrióide. A paciente foi submetida a histerectomia total com anexectomia bilateral, confirmando-se o diagnóstico da biópsia.O diagnóstico de células glandulares atípicas é definido pela presença de células glandulares com alterações que ultrapassam as reativas/reparativas, mas sem características inequívocas de adenocarcinoma. No follow-up a maioria destes casos representa uma condição benigna. No entanto, um subconjunto significativo revela uma lesão pavimentosa de alto grau ou uma lesão neoplásica glandular, não sendo incomum a associação entre o diagnóstico de células glandulares atípicas e a presença de adenocarcinomas do colo uterino, endométrio, ovário e trompa de Falópio. A citologia tem uma especificidade relativamente elevada na deteção de patologia endometrial, apresentando um papel preponderante no diagnóstico de neoplasias. Neste caso, o reconhecimento de células glandulares atípicas, conduziu ao diagnóstico de carcinoma endometrial.Escola de Superior de Saúde | Instituto Politécnico do Porto2019-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.26537/citotech.v0i4.3014oai:oai.parc.ipp.pt:article/3014Citotech Online - Case Review; No. 4 (2018): Citotech Online - Case Review; 21-26Citotech Online - Case Review; N.º 4 (2018): Citotech Online - Case Review; 21-262183-735Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPengporhttps://parc.ipp.pt/index.php/citotech/article/view/3014https://doi.org/10.26537/citotech.v0i4.3014https://parc.ipp.pt/index.php/citotech/article/view/3014/2240https://parc.ipp.pt/index.php/citotech/article/view/3014/975Copyright (c) 2018 Citotech Online - Case Reviewhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, BOliveira, CGomes, NRamos, SOliveira, DSilva, ASAdriano, ALuís, AMendonça, P2022-09-20T11:09:45Zoai:oai.parc.ipp.pt:article/3014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:05.150650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
title Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
spellingShingle Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
Santos, B
Citopatologia
Células glandulares atípicas
Adenocarcinoma endometrial
title_short Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
title_full Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
title_fullStr Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
title_full_unstemmed Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
title_sort Importância da citologia na deteção de lesões do endométrio
author Santos, B
author_facet Santos, B
Oliveira, C
Gomes, N
Ramos, S
Oliveira, D
Silva, AS
Adriano, A
Luís, A
Mendonça, P
author_role author
author2 Oliveira, C
Gomes, N
Ramos, S
Oliveira, D
Silva, AS
Adriano, A
Luís, A
Mendonça, P
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, B
Oliveira, C
Gomes, N
Ramos, S
Oliveira, D
Silva, AS
Adriano, A
Luís, A
Mendonça, P
dc.subject.por.fl_str_mv Citopatologia
Células glandulares atípicas
Adenocarcinoma endometrial
topic Citopatologia
Células glandulares atípicas
Adenocarcinoma endometrial
description O presente estudo reporta a citologia de uma mulher de 66 anos, que apresenta um epitélio atrófico com fundo inflamatório. Identificaram-se agregados tridimensionais de células glandulares com sobreposição celular, anisocariose, aumento nuclear, hipercromasia moderada, presença de nucléolos e cromatina grosseira, irregularmente distribuída. O diagnóstico citológico foi de células glandulares atípicas sem outra especificação, com inflamação. Posteriormente, realizou-se uma biópsia cujo diagnóstico foi carcinoma endometrial de tipo endometrióide. A paciente foi submetida a histerectomia total com anexectomia bilateral, confirmando-se o diagnóstico da biópsia.O diagnóstico de células glandulares atípicas é definido pela presença de células glandulares com alterações que ultrapassam as reativas/reparativas, mas sem características inequívocas de adenocarcinoma. No follow-up a maioria destes casos representa uma condição benigna. No entanto, um subconjunto significativo revela uma lesão pavimentosa de alto grau ou uma lesão neoplásica glandular, não sendo incomum a associação entre o diagnóstico de células glandulares atípicas e a presença de adenocarcinomas do colo uterino, endométrio, ovário e trompa de Falópio. A citologia tem uma especificidade relativamente elevada na deteção de patologia endometrial, apresentando um papel preponderante no diagnóstico de neoplasias. Neste caso, o reconhecimento de células glandulares atípicas, conduziu ao diagnóstico de carcinoma endometrial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.26537/citotech.v0i4.3014
oai:oai.parc.ipp.pt:article/3014
url https://doi.org/10.26537/citotech.v0i4.3014
identifier_str_mv oai:oai.parc.ipp.pt:article/3014
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://parc.ipp.pt/index.php/citotech/article/view/3014
https://doi.org/10.26537/citotech.v0i4.3014
https://parc.ipp.pt/index.php/citotech/article/view/3014/2240
https://parc.ipp.pt/index.php/citotech/article/view/3014/975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Citotech Online - Case Review
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Citotech Online - Case Review
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Superior de Saúde | Instituto Politécnico do Porto
publisher.none.fl_str_mv Escola de Superior de Saúde | Instituto Politécnico do Porto
dc.source.none.fl_str_mv Citotech Online - Case Review; No. 4 (2018): Citotech Online - Case Review; 21-26
Citotech Online - Case Review; N.º 4 (2018): Citotech Online - Case Review; 21-26
2183-735X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130356431978496