Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renata
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tavares, Victor, Cunha, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186
Resumo: Objetivo: Apresentar as principais conclusões de uma investigação sobre as motivações e intenções de revisita de frequentadores do festival de música “MEO Sudoeste”, assim como apresentar sugestões relevantes dos participantes para os organizadores e patrocinadores, tendo em vista a melhoria da sua experiência. Metodologia: Após uma revisão da literatura, utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória e descritiva, que se concretizou através da realização de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de 384 indivíduos.Resultados: Concluiu-se que as principais motivações por detrás da ida ao festival são o cartaz musical e a socialização, e que os fatores pull têm uma importância destacada. A grande maioria dos inquiridos demonstrou satisfação, e manifestaram intenção de revisita.Limitações da investigação: A administração dos inquéritos por questionário teve de ser cuidadosamente planeada, visto os horários mais propícios para a recolha de dados terem sido limitados.Implicações práticas: Considerando as principais motivações identificadas e sugestões recolhidas, as entidades organizadoras (e marcas patrocinadoras) deverão (re) desenhar a oferta de valor deste evento musical por forma a ir de encontro e, desejavelmente, superar as expetativas dos reais e potenciais participantes, e utilizar as novas tecnologias.Originalidade: O evento sobre o qual incidiu a investigação não tinha sido objeto de um estudo sistemático e científico. A exploração das motivações e intenções da participação dos frequentadores de um festival de música em Portugal permitiu identificar a existência e importância relativa dos motivos push e pull evidenciados na literatura.    Palavras-chave: Festivais de música, MEO Sudoeste, motivações, intenção de revisita, marketing.
id RCAP_23e299052d80b4d5a77e379317cf3458
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”Objetivo: Apresentar as principais conclusões de uma investigação sobre as motivações e intenções de revisita de frequentadores do festival de música “MEO Sudoeste”, assim como apresentar sugestões relevantes dos participantes para os organizadores e patrocinadores, tendo em vista a melhoria da sua experiência. Metodologia: Após uma revisão da literatura, utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória e descritiva, que se concretizou através da realização de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de 384 indivíduos.Resultados: Concluiu-se que as principais motivações por detrás da ida ao festival são o cartaz musical e a socialização, e que os fatores pull têm uma importância destacada. A grande maioria dos inquiridos demonstrou satisfação, e manifestaram intenção de revisita.Limitações da investigação: A administração dos inquéritos por questionário teve de ser cuidadosamente planeada, visto os horários mais propícios para a recolha de dados terem sido limitados.Implicações práticas: Considerando as principais motivações identificadas e sugestões recolhidas, as entidades organizadoras (e marcas patrocinadoras) deverão (re) desenhar a oferta de valor deste evento musical por forma a ir de encontro e, desejavelmente, superar as expetativas dos reais e potenciais participantes, e utilizar as novas tecnologias.Originalidade: O evento sobre o qual incidiu a investigação não tinha sido objeto de um estudo sistemático e científico. A exploração das motivações e intenções da participação dos frequentadores de um festival de música em Portugal permitiu identificar a existência e importância relativa dos motivos push e pull evidenciados na literatura.    Palavras-chave: Festivais de música, MEO Sudoeste, motivações, intenção de revisita, marketing.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2017-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186European Journal of Applied Business and Management; 2017: Special Issue - ICABM2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186/186-SI-ICABMCopyright (c) 2017 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, RenataTavares, VictorCunha, Cristina2024-02-20T14:11:29Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:14.245337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
title Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
spellingShingle Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
Oliveira, Renata
title_short Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
title_full Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
title_fullStr Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
title_full_unstemmed Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
title_sort Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música “MEO SUDOESTE”
author Oliveira, Renata
author_facet Oliveira, Renata
Tavares, Victor
Cunha, Cristina
author_role author
author2 Tavares, Victor
Cunha, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Renata
Tavares, Victor
Cunha, Cristina
description Objetivo: Apresentar as principais conclusões de uma investigação sobre as motivações e intenções de revisita de frequentadores do festival de música “MEO Sudoeste”, assim como apresentar sugestões relevantes dos participantes para os organizadores e patrocinadores, tendo em vista a melhoria da sua experiência. Metodologia: Após uma revisão da literatura, utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória e descritiva, que se concretizou através da realização de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de 384 indivíduos.Resultados: Concluiu-se que as principais motivações por detrás da ida ao festival são o cartaz musical e a socialização, e que os fatores pull têm uma importância destacada. A grande maioria dos inquiridos demonstrou satisfação, e manifestaram intenção de revisita.Limitações da investigação: A administração dos inquéritos por questionário teve de ser cuidadosamente planeada, visto os horários mais propícios para a recolha de dados terem sido limitados.Implicações práticas: Considerando as principais motivações identificadas e sugestões recolhidas, as entidades organizadoras (e marcas patrocinadoras) deverão (re) desenhar a oferta de valor deste evento musical por forma a ir de encontro e, desejavelmente, superar as expetativas dos reais e potenciais participantes, e utilizar as novas tecnologias.Originalidade: O evento sobre o qual incidiu a investigação não tinha sido objeto de um estudo sistemático e científico. A exploração das motivações e intenções da participação dos frequentadores de um festival de música em Portugal permitiu identificar a existência e importância relativa dos motivos push e pull evidenciados na literatura.    Palavras-chave: Festivais de música, MEO Sudoeste, motivações, intenção de revisita, marketing.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/186/186-SI-ICABM
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 European Journal of Applied Business and Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 European Journal of Applied Business and Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; 2017: Special Issue - ICABM
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137442741092352