O Efeito da Participação no Festival (MEO) Sudoeste na Construção da(s) Imagens sobre o Destino: Pressupostos e procedimentos de análise de um ‘constructo chapéu’ do marketing turístico
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/584 |
Resumo: | Existe uma dificuldade de operacionalização (medição) de constructos designados de ‘constructos chapéu’, precisamente pela sua natureza multidimensional, abrangente e, por isso, complexa. O presente trabalho propõe demonstrar que abordagens metodológicas mistas, combinando técnicas quantitativas e qualitativas num mesmo desenho de pesquisa, podem ser mais apropriadas para medir este tipo de conceitos. Este trabalho tem por base a imagem de destinos (ID) como ‘constructo chapéu’, estudado há cinco décadas no âmbito do marketing turístico, em particular o marketing de destinos. Para concretizar, apresenta-se como exemplo um estudo de imagem de destinos que explora, em particular, o efeito que a participação no festival de música (MEO)Sudoeste, realizado em 2017, teve/tem na(s) imagem(ns) construídas sobre a região Alentejo Litoral/Sudoeste e na(s) respetiva(s) intenção(ões) de revisita é o exemplo escolhido. As mais valias do desenvolvimento de uma abordagem metodológica do tipo misto, aplicada a constructos desta natureza é discutida. O estudo permitiu: 1) identificar os perfis de ID construídos pelos festivaleiros pós festival; 2) aferir a opinião sobre o efeito induzido pela participação no festival sobre essa(s) ID e 3) tipificar as intenções de revisita e de recomendação de visita à região, como complemento à ID. Os resultados evidenciam que, por via da recolha e interpretação combinada de dados quantitativos e qualitativos, o método misto de pesquisa assegura maior potencial e riqueza na triangulação e interpretação dos dados, sendo o mais adequado para objetos de estudo multidimensionais como este. |
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O Efeito da Participação no Festival (MEO) Sudoeste na Construção da(s) Imagens sobre o Destino: Pressupostos e procedimentos de análise de um ‘constructo chapéu’ do marketing turísticoImagem de destino; ‘constructo chapéu’; abordagens metodológicas mistas; festival (MEO)Sudoeste; Alentejo.Existe uma dificuldade de operacionalização (medição) de constructos designados de ‘constructos chapéu’, precisamente pela sua natureza multidimensional, abrangente e, por isso, complexa. O presente trabalho propõe demonstrar que abordagens metodológicas mistas, combinando técnicas quantitativas e qualitativas num mesmo desenho de pesquisa, podem ser mais apropriadas para medir este tipo de conceitos. Este trabalho tem por base a imagem de destinos (ID) como ‘constructo chapéu’, estudado há cinco décadas no âmbito do marketing turístico, em particular o marketing de destinos. Para concretizar, apresenta-se como exemplo um estudo de imagem de destinos que explora, em particular, o efeito que a participação no festival de música (MEO)Sudoeste, realizado em 2017, teve/tem na(s) imagem(ns) construídas sobre a região Alentejo Litoral/Sudoeste e na(s) respetiva(s) intenção(ões) de revisita é o exemplo escolhido. As mais valias do desenvolvimento de uma abordagem metodológica do tipo misto, aplicada a constructos desta natureza é discutida. O estudo permitiu: 1) identificar os perfis de ID construídos pelos festivaleiros pós festival; 2) aferir a opinião sobre o efeito induzido pela participação no festival sobre essa(s) ID e 3) tipificar as intenções de revisita e de recomendação de visita à região, como complemento à ID. Os resultados evidenciam que, por via da recolha e interpretação combinada de dados quantitativos e qualitativos, o método misto de pesquisa assegura maior potencial e riqueza na triangulação e interpretação dos dados, sendo o mais adequado para objetos de estudo multidimensionais como este. ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2021-08-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/584oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/584International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 10 (2021): Special Number QRMC2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/584http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/584/280Copyright (c) 2021 Ana Isabel Rodrigues, Sandra Saúdehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana IsabelSaúde, Sandra2022-09-22T10:30:26Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:16.637241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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