Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maria Albertina Lira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6127
Resumo: Esta dissertação pretende analisar a construção do ethos, a partir de uma análise de um corpus de blogues de mulheres portuguesas. A partir dos estudos retóricos-pragmáticos, particularmente, dos estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) e Komesu (2009, 2014) pretende-se compreender como o ethos, enquanto imagem de si que o enunciador transparece na enunciação, é construído no discurso dos blogues. Ao longo da pesquisa constatamos que o enunciador, ao projetar a sua enunciação, incentiva à construção dessa imagem por parte dos seus coenunciadores, assim como a um conjunto partilhado de representações sociais, isto é, estereótipos culturais. Sendo uma categoria interativa, o ethos carrega a dimensão dos coenunciadores, uma vez que, os blogues estão continuamente num processo de formação de escrita, nos quais, cada texto ou post publicado representa e exibe um fragmento reformulado pelos coenunciadores. Assim, o ethos é construído subjetivamente, em que se configura sempre a existência do Outro, ou do coenunciador.
id RCAP_23efff5ecb2b838a9b0a92b66da099a7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?RetóricaAnálise do discursoHipertextoBlogsIdentidade pessoalEthosBlogSpeech genresHypertextRhetorical-discursive analysisEsta dissertação pretende analisar a construção do ethos, a partir de uma análise de um corpus de blogues de mulheres portuguesas. A partir dos estudos retóricos-pragmáticos, particularmente, dos estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) e Komesu (2009, 2014) pretende-se compreender como o ethos, enquanto imagem de si que o enunciador transparece na enunciação, é construído no discurso dos blogues. Ao longo da pesquisa constatamos que o enunciador, ao projetar a sua enunciação, incentiva à construção dessa imagem por parte dos seus coenunciadores, assim como a um conjunto partilhado de representações sociais, isto é, estereótipos culturais. Sendo uma categoria interativa, o ethos carrega a dimensão dos coenunciadores, uma vez que, os blogues estão continuamente num processo de formação de escrita, nos quais, cada texto ou post publicado representa e exibe um fragmento reformulado pelos coenunciadores. Assim, o ethos é construído subjetivamente, em que se configura sempre a existência do Outro, ou do coenunciador.This thesis aims to analyze the construction of ethos, based on a corpus of Portuguese women blogs. From rhetorical-pragmatic studies, particularly on the studies developed by Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) and Komesu (2009, 2014), we intend to understand how ethos, as an image of themselves that the enunciator emerges in the enunciation, is built in blogs‘speech. During the research, we found that the enunciator to design his enunciation encourages the construction of his image by its coenunciadores, as well as a shared set of social representations, that is, cultural stereotypes. Being an interactive category, ethos carries the dimension of coenunciadores, since blogs are always in a process of written formation, in which, each text or post published, represents and displays a rebuilt piece by its coenunciadores. Thus, the ethos is built subjectively, that always conjecture the existence of the other, or coenunciador.Seara, IsabelRepositório AbertoBatista, Maria Albertina Lira2019-07-12T00:30:36Z2016-07-122017-02-152016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6127TID:201648407porBatista, Maria Albertina Lira - Ethos e identidades em blogues [Em linha] uma visão cor-de-rosa?. Lisboa : [s.n.], 2016. 143 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:47.345715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
title Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
spellingShingle Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
Batista, Maria Albertina Lira
Retórica
Análise do discurso
Hipertexto
Blogs
Identidade pessoal
Ethos
Blog
Speech genres
Hypertext
Rhetorical-discursive analysis
title_short Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
title_full Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
title_fullStr Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
title_full_unstemmed Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
title_sort Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
author Batista, Maria Albertina Lira
author_facet Batista, Maria Albertina Lira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seara, Isabel
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Maria Albertina Lira
dc.subject.por.fl_str_mv Retórica
Análise do discurso
Hipertexto
Blogs
Identidade pessoal
Ethos
Blog
Speech genres
Hypertext
Rhetorical-discursive analysis
topic Retórica
Análise do discurso
Hipertexto
Blogs
Identidade pessoal
Ethos
Blog
Speech genres
Hypertext
Rhetorical-discursive analysis
description Esta dissertação pretende analisar a construção do ethos, a partir de uma análise de um corpus de blogues de mulheres portuguesas. A partir dos estudos retóricos-pragmáticos, particularmente, dos estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) e Komesu (2009, 2014) pretende-se compreender como o ethos, enquanto imagem de si que o enunciador transparece na enunciação, é construído no discurso dos blogues. Ao longo da pesquisa constatamos que o enunciador, ao projetar a sua enunciação, incentiva à construção dessa imagem por parte dos seus coenunciadores, assim como a um conjunto partilhado de representações sociais, isto é, estereótipos culturais. Sendo uma categoria interativa, o ethos carrega a dimensão dos coenunciadores, uma vez que, os blogues estão continuamente num processo de formação de escrita, nos quais, cada texto ou post publicado representa e exibe um fragmento reformulado pelos coenunciadores. Assim, o ethos é construído subjetivamente, em que se configura sempre a existência do Outro, ou do coenunciador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-12
2016-07-12T00:00:00Z
2017-02-15
2019-07-12T00:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6127
TID:201648407
url http://hdl.handle.net/10400.2/6127
identifier_str_mv TID:201648407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Batista, Maria Albertina Lira - Ethos e identidades em blogues [Em linha] uma visão cor-de-rosa?. Lisboa : [s.n.], 2016. 143 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135043403120640