Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6127 |
Resumo: | Esta dissertação pretende analisar a construção do ethos, a partir de uma análise de um corpus de blogues de mulheres portuguesas. A partir dos estudos retóricos-pragmáticos, particularmente, dos estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) e Komesu (2009, 2014) pretende-se compreender como o ethos, enquanto imagem de si que o enunciador transparece na enunciação, é construído no discurso dos blogues. Ao longo da pesquisa constatamos que o enunciador, ao projetar a sua enunciação, incentiva à construção dessa imagem por parte dos seus coenunciadores, assim como a um conjunto partilhado de representações sociais, isto é, estereótipos culturais. Sendo uma categoria interativa, o ethos carrega a dimensão dos coenunciadores, uma vez que, os blogues estão continuamente num processo de formação de escrita, nos quais, cada texto ou post publicado representa e exibe um fragmento reformulado pelos coenunciadores. Assim, o ethos é construído subjetivamente, em que se configura sempre a existência do Outro, ou do coenunciador. |
id |
RCAP_23efff5ecb2b838a9b0a92b66da099a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa?RetóricaAnálise do discursoHipertextoBlogsIdentidade pessoalEthosBlogSpeech genresHypertextRhetorical-discursive analysisEsta dissertação pretende analisar a construção do ethos, a partir de uma análise de um corpus de blogues de mulheres portuguesas. A partir dos estudos retóricos-pragmáticos, particularmente, dos estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) e Komesu (2009, 2014) pretende-se compreender como o ethos, enquanto imagem de si que o enunciador transparece na enunciação, é construído no discurso dos blogues. Ao longo da pesquisa constatamos que o enunciador, ao projetar a sua enunciação, incentiva à construção dessa imagem por parte dos seus coenunciadores, assim como a um conjunto partilhado de representações sociais, isto é, estereótipos culturais. Sendo uma categoria interativa, o ethos carrega a dimensão dos coenunciadores, uma vez que, os blogues estão continuamente num processo de formação de escrita, nos quais, cada texto ou post publicado representa e exibe um fragmento reformulado pelos coenunciadores. Assim, o ethos é construído subjetivamente, em que se configura sempre a existência do Outro, ou do coenunciador.This thesis aims to analyze the construction of ethos, based on a corpus of Portuguese women blogs. From rhetorical-pragmatic studies, particularly on the studies developed by Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) and Komesu (2009, 2014), we intend to understand how ethos, as an image of themselves that the enunciator emerges in the enunciation, is built in blogs‘speech. During the research, we found that the enunciator to design his enunciation encourages the construction of his image by its coenunciadores, as well as a shared set of social representations, that is, cultural stereotypes. Being an interactive category, ethos carries the dimension of coenunciadores, since blogs are always in a process of written formation, in which, each text or post published, represents and displays a rebuilt piece by its coenunciadores. Thus, the ethos is built subjectively, that always conjecture the existence of the other, or coenunciador.Seara, IsabelRepositório AbertoBatista, Maria Albertina Lira2019-07-12T00:30:36Z2016-07-122017-02-152016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6127TID:201648407porBatista, Maria Albertina Lira - Ethos e identidades em blogues [Em linha] uma visão cor-de-rosa?. Lisboa : [s.n.], 2016. 143 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:47.345715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? |
title |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? |
spellingShingle |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? Batista, Maria Albertina Lira Retórica Análise do discurso Hipertexto Blogs Identidade pessoal Ethos Blog Speech genres Hypertext Rhetorical-discursive analysis |
title_short |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? |
title_full |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? |
title_fullStr |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? |
title_full_unstemmed |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? |
title_sort |
Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? |
author |
Batista, Maria Albertina Lira |
author_facet |
Batista, Maria Albertina Lira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seara, Isabel Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Maria Albertina Lira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retórica Análise do discurso Hipertexto Blogs Identidade pessoal Ethos Blog Speech genres Hypertext Rhetorical-discursive analysis |
topic |
Retórica Análise do discurso Hipertexto Blogs Identidade pessoal Ethos Blog Speech genres Hypertext Rhetorical-discursive analysis |
description |
Esta dissertação pretende analisar a construção do ethos, a partir de uma análise de um corpus de blogues de mulheres portuguesas. A partir dos estudos retóricos-pragmáticos, particularmente, dos estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1997, 2004), Amossy (2005) e Komesu (2009, 2014) pretende-se compreender como o ethos, enquanto imagem de si que o enunciador transparece na enunciação, é construído no discurso dos blogues. Ao longo da pesquisa constatamos que o enunciador, ao projetar a sua enunciação, incentiva à construção dessa imagem por parte dos seus coenunciadores, assim como a um conjunto partilhado de representações sociais, isto é, estereótipos culturais. Sendo uma categoria interativa, o ethos carrega a dimensão dos coenunciadores, uma vez que, os blogues estão continuamente num processo de formação de escrita, nos quais, cada texto ou post publicado representa e exibe um fragmento reformulado pelos coenunciadores. Assim, o ethos é construído subjetivamente, em que se configura sempre a existência do Outro, ou do coenunciador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-12 2016-07-12T00:00:00Z 2017-02-15 2019-07-12T00:30:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6127 TID:201648407 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6127 |
identifier_str_mv |
TID:201648407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Batista, Maria Albertina Lira - Ethos e identidades em blogues [Em linha] uma visão cor-de-rosa?. Lisboa : [s.n.], 2016. 143 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135043403120640 |