O papel do Marketing Territorial na promoção de um destino turístico: o caso das Termas de São Pedro do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cláudia Sofia Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7864
Resumo: A presente dissertação de mestrado pretende abordar o papel do Marketing Territorial na promoção de um destino turístico. Os principais objetivos da pesquisa assentam na compreensão da importância das estratégias do Marketing Territorial, desenvolvidas pelos agentes responsáveis e de que forma contribuem no progresso de um destino turístico – as Termas de São Pedro do Sul. Nesse sentido, é fundamental encarar o objeto de estudo como um produto, com a finalidade de se ajustarem os métodos e critérios e encontrar soluções benéficas para o território. Esperam-se, assim, resultados que possam constituir indicadores com vista à satisfação das pessoas residentes, turistas e ao crescimento económico, social, político e cultural da região. Tendo em conta a natureza da investigação, foi escolhida uma metodologia de caráter quantitativo focada na pergunta inicial do estudo, – “Serão as estratégias doMarketing Territorial suficientes na promoção das Termas de São Pedro do Sul?” – e nos objetivos específicos que conduzem a investigação até à análise de resultados. Este ponto será fundamental para clarificar o caminho das questões e objetivos iniciais até à interpretação dos inquéritos realizados. O questionário, proposto a 200 turistas que frequentaram a estância termal entre 28 de agosto a 12 de setembro de 2022, esteve disponível em Hotéis e Residenciais das Termas, e foi também divulgado na rede social Facebook. Os resultados da investigação empírica traduziram-se em dados maioritariamente positivos, que refletem a boa implementação de estratégias de comunicação na região. Pode também comprovar-se que existem fatores a melhorar nesta divulgação, devendo, portanto, continuar a apostar-se no marketing e na marca - sobretudo nos meios digitais - de forma a alcançar mais público. O produto analisado são as Termas de São Pedro do Sul, as mais antigas da Península Ibérica e também das mais procuradas. Atualmente, são um destino turístico de referência, sobretudo pelas suas águas medicinais e pelos seus tratamentos terapêuticos, e anualmente a estância termal é visitada por milhares de turistas contribuindo, em grande medida, para a economia local.
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Esperam-se, assim, resultados que possam constituir indicadores com vista à satisfação das pessoas residentes, turistas e ao crescimento económico, social, político e cultural da região. Tendo em conta a natureza da investigação, foi escolhida uma metodologia de caráter quantitativo focada na pergunta inicial do estudo, – “Serão as estratégias doMarketing Territorial suficientes na promoção das Termas de São Pedro do Sul?” – e nos objetivos específicos que conduzem a investigação até à análise de resultados. Este ponto será fundamental para clarificar o caminho das questões e objetivos iniciais até à interpretação dos inquéritos realizados. O questionário, proposto a 200 turistas que frequentaram a estância termal entre 28 de agosto a 12 de setembro de 2022, esteve disponível em Hotéis e Residenciais das Termas, e foi também divulgado na rede social Facebook. Os resultados da investigação empírica traduziram-se em dados maioritariamente positivos, que refletem a boa implementação de estratégias de comunicação na região. Pode também comprovar-se que existem fatores a melhorar nesta divulgação, devendo, portanto, continuar a apostar-se no marketing e na marca - sobretudo nos meios digitais - de forma a alcançar mais público. O produto analisado são as Termas de São Pedro do Sul, as mais antigas da Península Ibérica e também das mais procuradas. Atualmente, são um destino turístico de referência, sobretudo pelas suas águas medicinais e pelos seus tratamentos terapêuticos, e anualmente a estância termal é visitada por milhares de turistas contribuindo, em grande medida, para a economia local.This master's thesis aims to address the role of Territorial Marketing in the promotion of a tourist destination. The main objectives of the research are based on understanding the importance of Territorial Marketing strategies, developed by the responsible agents and how they contribute to the progress of a tourist destination - the Termas de São Pedro do Sul. In this sense, it is fundamental to look at the object of study as a product, in order to adjust the methods and criteria and find beneficial solutions for the territory. Thus, results are expected to satisfy residents, tourists and the economic, social, political and cultural growth of the region. Taking into account the nature of the research, a quantitative methodology waschosen focused on the initial question of the study, - "Are the strategies of TerritorialMarketing sufficient in the promotion of Termas de São Pedro do Sul?" - and in thespecific objectives that lead the research to the analysis of results. This point will befundamental to clarify the path from the initial questions and objectives to theinterpretation of the surveys carried out. The questionnaire, proposed to 200 tourists who frequented the spa between August 28 and September 12, 2022, was available in Hotels and Residencials of the Spa, and was also disseminated in the social network Facebook. The results of the empirical research translated into mostly positive data, reflecting the good implementation of communication strategies in the region. It can also be seen that there are factors to be improved in this dissemination, and therefore marketing and branding should be continued - especially in digital media - in order to reach more people. The analyzed product is the Termas de São Pedro do Sul, the oldest in the Iberian Peninsula and also one of the most sought after. Currently, they are a tourist destination of reference, especially for its medicinal waters and its therapeutic treatments, and annually the spa is visited by thousands of tourists, contributing greatly to the local economy.Matias, Ana MafaldaDiogo, JulienRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuTeixeira, Cláudia Sofia Gomes2023-07-07T11:19:01Z2023-04-162023-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7864TID:203326113pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-08T02:30:50Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:46.282676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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