A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8261 |
Resumo: | O artigo faz um recorte na literatura científica sobre a importância da leitura na sociedade atual e acentua a responsabilidade da escola e da biblioteca no incentivo a prática da leitura literária. Recomenda a formação de comunidade híbrida leitor-autor, pela biblioteca escolar, não só, através da plataforma digital, mas também, com aliança e interação entre as várias textualidades. Considera que com o uso das tecnologias participativas, a biblioteca escolar pode aproximar crianças e jovens da literatura, uma vez que seus principais usuários são os nativos digitais e convivem de forma habitual e intuitiva com o aparato tecnológico que permeia a humanidade. |
id |
RCAP_23f7476fdd522f34ef6900cdf250a963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/8261 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via webBiblioteca escolarComunidade de leitores-autoresLeituraEscritaO artigo faz um recorte na literatura científica sobre a importância da leitura na sociedade atual e acentua a responsabilidade da escola e da biblioteca no incentivo a prática da leitura literária. Recomenda a formação de comunidade híbrida leitor-autor, pela biblioteca escolar, não só, através da plataforma digital, mas também, com aliança e interação entre as várias textualidades. Considera que com o uso das tecnologias participativas, a biblioteca escolar pode aproximar crianças e jovens da literatura, uma vez que seus principais usuários são os nativos digitais e convivem de forma habitual e intuitiva com o aparato tecnológico que permeia a humanidade.Universidade Federal da Paraíba2012-04-20T15:27:18Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8261por1809-4783Furtado, Cassia CordeiroOliveira, Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:10:57Zoai:ria.ua.pt:10773/8261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:28.830717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web |
title |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web |
spellingShingle |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web Furtado, Cassia Cordeiro Biblioteca escolar Comunidade de leitores-autores Leitura Escrita |
title_short |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web |
title_full |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web |
title_fullStr |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web |
title_full_unstemmed |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web |
title_sort |
A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web |
author |
Furtado, Cassia Cordeiro |
author_facet |
Furtado, Cassia Cordeiro Oliveira, Lídia |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lídia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Cassia Cordeiro Oliveira, Lídia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Comunidade de leitores-autores Leitura Escrita |
topic |
Biblioteca escolar Comunidade de leitores-autores Leitura Escrita |
description |
O artigo faz um recorte na literatura científica sobre a importância da leitura na sociedade atual e acentua a responsabilidade da escola e da biblioteca no incentivo a prática da leitura literária. Recomenda a formação de comunidade híbrida leitor-autor, pela biblioteca escolar, não só, através da plataforma digital, mas também, com aliança e interação entre as várias textualidades. Considera que com o uso das tecnologias participativas, a biblioteca escolar pode aproximar crianças e jovens da literatura, uma vez que seus principais usuários são os nativos digitais e convivem de forma habitual e intuitiva com o aparato tecnológico que permeia a humanidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2012-04-20T15:27:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/8261 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/8261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1809-4783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137496490049536 |