A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Cassia Cordeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Lídia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8261
Resumo: O artigo faz um recorte na literatura científica sobre a importância da leitura na sociedade atual e acentua a responsabilidade da escola e da biblioteca no incentivo a prática da leitura literária. Recomenda a formação de comunidade híbrida leitor-autor, pela biblioteca escolar, não só, através da plataforma digital, mas também, com aliança e interação entre as várias textualidades. Considera que com o uso das tecnologias participativas, a biblioteca escolar pode aproximar crianças e jovens da literatura, uma vez que seus principais usuários são os nativos digitais e convivem de forma habitual e intuitiva com o aparato tecnológico que permeia a humanidade.
id RCAP_23f7476fdd522f34ef6900cdf250a963
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via webBiblioteca escolarComunidade de leitores-autoresLeituraEscritaO artigo faz um recorte na literatura científica sobre a importância da leitura na sociedade atual e acentua a responsabilidade da escola e da biblioteca no incentivo a prática da leitura literária. Recomenda a formação de comunidade híbrida leitor-autor, pela biblioteca escolar, não só, através da plataforma digital, mas também, com aliança e interação entre as várias textualidades. Considera que com o uso das tecnologias participativas, a biblioteca escolar pode aproximar crianças e jovens da literatura, uma vez que seus principais usuários são os nativos digitais e convivem de forma habitual e intuitiva com o aparato tecnológico que permeia a humanidade.Universidade Federal da Paraíba2012-04-20T15:27:18Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8261por1809-4783Furtado, Cassia CordeiroOliveira, Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:10:57Zoai:ria.ua.pt:10773/8261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:28.830717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
title A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
spellingShingle A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
Furtado, Cassia Cordeiro
Biblioteca escolar
Comunidade de leitores-autores
Leitura
Escrita
title_short A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
title_full A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
title_fullStr A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
title_full_unstemmed A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
title_sort A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web
author Furtado, Cassia Cordeiro
author_facet Furtado, Cassia Cordeiro
Oliveira, Lídia
author_role author
author2 Oliveira, Lídia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Cassia Cordeiro
Oliveira, Lídia
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Comunidade de leitores-autores
Leitura
Escrita
topic Biblioteca escolar
Comunidade de leitores-autores
Leitura
Escrita
description O artigo faz um recorte na literatura científica sobre a importância da leitura na sociedade atual e acentua a responsabilidade da escola e da biblioteca no incentivo a prática da leitura literária. Recomenda a formação de comunidade híbrida leitor-autor, pela biblioteca escolar, não só, através da plataforma digital, mas também, com aliança e interação entre as várias textualidades. Considera que com o uso das tecnologias participativas, a biblioteca escolar pode aproximar crianças e jovens da literatura, uma vez que seus principais usuários são os nativos digitais e convivem de forma habitual e intuitiva com o aparato tecnológico que permeia a humanidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-04-20T15:27:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8261
url http://hdl.handle.net/10773/8261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-4783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137496490049536