A importância da educação geográfica para a educação ambiental: uma experiência didática no 9.ºano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Diana Marta Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33334
Resumo: O presente relatório, elaborado como parte integrante do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa, constitui o resultado de uma experiência didática, que teve por base a lecionação do domínio “riscos, ambiente e sociedade” numa turma do 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa. Na abordagem do referido domínio pretendeu-se que os alunos aprendessem conceitos relacionados com a teoria de risco, compreendessem a influência dos diferentes tipos de riscos naturais e mistos no meio e na sociedade e que reconhecessem a necessidade de preservar o património natural e promover o desenvolvimento sustentável. Orientou esta experiência a seguinte questão de partida: Qual o contributo que a educação geográfica pode dar para o desenvolvimento de uma maior consciência e preocupação ambiental? Foram definidos alguns objetivos, no sentido de concretizar esta problemática, nomeadamente aprofundar a temática do desenvolvimento sustentável através dos conteúdos programáticos desenvolvidos no âmbito da disciplina de Geografia, construir estratégias de ensino e aprendizagem que possibilitassem o desenvolvimento de uma maior preocupação face às questões ambientais e compreender o contributo das atividades desenvolvidas no âmbito da educação geográfica para o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental. No decurso da investigação, optou-se por implementar estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas como, por exemplo, a visita de estudo, o trabalho em grupo e o jogo de papéis, pautadas pela preocupação em promover uma participação ativa dos alunos nas suas aprendizagens e que os ajudassem a desenvolver uma maior consciência ambiental. Para responder à questão inicial, recorreu-se às avaliações diagnóstica, formativa e sumativa e à opinião dos alunos relativamente às atividades desenvolvidas, recolhida a partir de questionários. Os resultados obtidos permitem afirmar que a educação geográfica contribui para o desenvolvimento de uma maior consciência e preocupação ambiental, se os docentes implementarem diferentes estratégias de ensino e aprendizagem que conduzam os alunos a refletir sobre os problemas ambientais e a procurar soluções que os permitam resolver ou atenuar.
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Orientou esta experiência a seguinte questão de partida: Qual o contributo que a educação geográfica pode dar para o desenvolvimento de uma maior consciência e preocupação ambiental? Foram definidos alguns objetivos, no sentido de concretizar esta problemática, nomeadamente aprofundar a temática do desenvolvimento sustentável através dos conteúdos programáticos desenvolvidos no âmbito da disciplina de Geografia, construir estratégias de ensino e aprendizagem que possibilitassem o desenvolvimento de uma maior preocupação face às questões ambientais e compreender o contributo das atividades desenvolvidas no âmbito da educação geográfica para o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental. No decurso da investigação, optou-se por implementar estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas como, por exemplo, a visita de estudo, o trabalho em grupo e o jogo de papéis, pautadas pela preocupação em promover uma participação ativa dos alunos nas suas aprendizagens e que os ajudassem a desenvolver uma maior consciência ambiental. Para responder à questão inicial, recorreu-se às avaliações diagnóstica, formativa e sumativa e à opinião dos alunos relativamente às atividades desenvolvidas, recolhida a partir de questionários. Os resultados obtidos permitem afirmar que a educação geográfica contribui para o desenvolvimento de uma maior consciência e preocupação ambiental, se os docentes implementarem diferentes estratégias de ensino e aprendizagem que conduzam os alunos a refletir sobre os problemas ambientais e a procurar soluções que os permitam resolver ou atenuar.This report was developed as part of the Master's Degree in Geography Teaching at the University of Lisbon and it is the result of a didactic experience based on the teaching of "risks, environment and society" in a 9th grade class, at the school ‘Escola Secundária Rainha Dona Leonor’ in Lisbon. In the approach to this domain, students were expected to learn concepts related to risk theory, to understand the influence of different types of natural and mixed risks in the environment and society and to recognize the need to preserve natural heritage and promote sustainable development. The experiment was guided by the following question: What contribution can geographic education make to the development of greater environmental awareness? Some objectives were defined in order to achieve the purpose of this experiment, namely to deepen the theme of sustainable development through the programmatic contents developed within the scope of Geography, to construct teaching and learning strategies that would allow the development of a greater awareness to environmental issues and understand the contribution of activities developed in the field of geographic education to the development of a greater environmental awareness. In the course of the research, it was decided to implement diversified teaching and learning strategies, such as field trips, group work and role play, promoting active participation of students in their learning and to help them develop greater environmental awareness. To answer the initial question, we used the diagnostic, formative and summative evaluations and the students' opinions regarding the activities developed, collected from questionnaires. The results obtained allowed us to claim that geographic education contributes to the development of greater environmental awareness, as long as teachers try to implement different methodologies that lead students to reflect on environmental problems and to seek solutions that allow them to solve or mitigate those problems.Esteves, Maria Helena FidalgoRepositório da Universidade de LisboaMateus, Diana Marta Pinheiro2018-05-11T10:25:22Z2018-04-132018-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33334TID:201913470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:25.730500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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