Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas em alunos do 1º Ciclo Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/1322 |
Resumo: | Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2009 |
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Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas em alunos do 1º Ciclo BásicoEducaçãoDidáctica da matemáticaTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2009O presente estudo, integrado na área da Educação da Matemática, tem por principal objectivo compreender como alunos do primeiro ano de escolaridade mobilizam aspectos do sentido de número na resolução de problemas numéricos. Neste âmbito, foram definidas as seguintes questões de investigação: i) Que estratégias utilizam ao alunos na resolução de problemas numéricos?; ii) Que dificuldades experienciam os alunos na resolução de problemas numéricos?; iii) Que contextos favorecem a resolução de problemas numéricos? Neste âmbito, elaborou-se uma proposta pedagógica que foi desenvolvida, ao longo de seis aulas, durante o ano lectivo 2007/2008. Em termos metodológicos, optou-se por uma metodologia qualitativa de investigação e pela realização de três estudos de caso cujo foco foram três alunos da turma. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante, entrevistas de natureza clínica e recolha documental. A análise dos dados permite evidenciar uma significativa motivação dos alunos na resolução dos problemas numéricos, tendo recorrido a diferentes estratégias em que mobilizaram diversos aspectos do sentido de número. Ao longo da proposta pedagógica parecem ter ido usando estratégias e raciocínios flexíveis desenvolvidos por eles próprios. Há indícios de que, em geral, aprofundaram o conhecimento e a destreza com os números e com as operações adição e subtracção, conseguindo aplicar esse conhecimento e destreza em contextos de cálculo. Algumas das dificuldades que mais se destacam relacionam-se com a explicação de raciocínios, com a interpretação dos problemas e com a compreensão de relações entre o contexto do problema e o cálculo necessário. Materiais como a recta numérica e o fio de contas, bem como o contexto das tarefas, facilitaram a resolução, pelos alunos, dos problemas numéricos. Destaca-se, também, o seu envolvimento em actividades de resolução de problemas e a discussão colectiva das estratégias de resoluçãoThe present study, integrated in the area of the mathematics education, aims primarily to understand how first grade students mobilise aspects of number sense in the resolution of numerical problems. In this context the following research questions were defined: i) which strategies do students use during the resolution of numerical problems?; ii) Which difficulties do they face along resolution of numerical problems?; iii) Which contexts favour the resolution of numerical problems? A pedagogical proposal was developed throughout six lessons, in a first grade class, during the school year of 2007/2008. A qualitative inquiry methodology was chosen and three case studies cases were made each one focusing on one student from the class. Data collection was achieved by participant observation, clinical nature interviews and the documentary retrieval. The analysed data points towards a significant motivation of the students in solving the numerical problems featured in the aforementioned pedagogical proposal. The students used several solving strategies, mobilising different aspects of number sense. Throughout the pedagogical proposal they seemed to be using strategies and flexible reasoning developed by themselves. There are traces that, generally, the students deepened their knowledge of and facility with numbers and with addition and subtraction, being able to apply this knowledge and facility in a computational setting. Their main difficulties were related to explaining their, reasoning and strategies, to problem interpretation and to the understanding of relations between the problem context and the necessary computation. Materials like number line and bead strings, as well as the context of the problems, seams easing the resolution of the numerical tasks by the students. Other important aspects are the students' involvement in problem solving activities and the collective discussion of solving strategiesBoavida, Ana MariaOliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Andreia Cláudia Jacinto2010-07-27T08:57:31Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1322porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561689info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:57.592862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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