A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rogério
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39141
Resumo: O conceito de educação para a cultura é hoje um elemento fundamental no desenvolvimento do processo educativo, possibilitando uma formação mais abrangente e integral aos alunos, num equilíbrio que é necessário estabelecer entre as dimensões cultural e educativa. O presente artigo aborda os domínios relativos à segunda fase da implementação de um projeto de investigação em curso, concretamente a sua idealização, fundamentos teóricos e parte empírica, que se centra nos estudos sobre questões culturais, por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, associadas à utilização das tecnologias de informação e comunicação, a partir de processos colaborativos. O estudo, denominado projeto TICultura, foi desenvolvido em 11 escolas públicas da Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2015/2016, a partir do programa Educamedia, organismo pertencente à Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Tendo como objetivo principal incluir, de forma efetiva, a dimensão cultural em contexto educativo, optou-se por uma abordagem que suscitasse e permitisse a participação ativa dos alunos e professores envolvidos. Desta forma, desenvolveram-se processos de construção colaborativa de conteúdos multimédia sobre questões culturais, que posteriormente foram publicados na plataforma SAPO Campus, incentivando a interação entre os participantes, a partir, sobretudo, de exercícios de comentários sobre os trabalhos. A implementação do projeto permitiu, gradualmente, o desenvolvimento de aprendizagens por parte dos alunos, numa lógica de educação cultural, e do reconhecimento, por parte das comunidades educativas participantes, da importância da inclusão do estudo de questões culturais, de forma sistémica em contexto educativo, e em interligação com as áreas curriculares.
id RCAP_241788e577bc0c7c143653a894bf7349
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICulturaAprendizagem colaborativaCulturaEducaçãoProjeto de InvestigaçãoProjeto TICulturaTICO conceito de educação para a cultura é hoje um elemento fundamental no desenvolvimento do processo educativo, possibilitando uma formação mais abrangente e integral aos alunos, num equilíbrio que é necessário estabelecer entre as dimensões cultural e educativa. O presente artigo aborda os domínios relativos à segunda fase da implementação de um projeto de investigação em curso, concretamente a sua idealização, fundamentos teóricos e parte empírica, que se centra nos estudos sobre questões culturais, por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, associadas à utilização das tecnologias de informação e comunicação, a partir de processos colaborativos. O estudo, denominado projeto TICultura, foi desenvolvido em 11 escolas públicas da Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2015/2016, a partir do programa Educamedia, organismo pertencente à Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Tendo como objetivo principal incluir, de forma efetiva, a dimensão cultural em contexto educativo, optou-se por uma abordagem que suscitasse e permitisse a participação ativa dos alunos e professores envolvidos. Desta forma, desenvolveram-se processos de construção colaborativa de conteúdos multimédia sobre questões culturais, que posteriormente foram publicados na plataforma SAPO Campus, incentivando a interação entre os participantes, a partir, sobretudo, de exercícios de comentários sobre os trabalhos. A implementação do projeto permitiu, gradualmente, o desenvolvimento de aprendizagens por parte dos alunos, numa lógica de educação cultural, e do reconhecimento, por parte das comunidades educativas participantes, da importância da inclusão do estudo de questões culturais, de forma sistémica em contexto educativo, e em interligação com as áreas curriculares.The concept of education towards culture is, nowadays, a crucial component in the educational process, allowing students to have a more comprehensive and complete education while achieving a necessary balance between the cultural and educational dimensions. This article discusses the areas concerning the second stage of implementation of an ongoing research project, namely its idealisation, theoretical foundation and empirical component. It focuses on the study of cultural issues by students attending the fourth year of the first cycle of basic education associated with the use of information and communication technologies deriving from cooperative processes. The study, entitled TICultura project, was developed in 11 public schools in the Autonomous Region of Madeira, in the academic year 2015/2016, in association with the Educamedia programme, a body under the Direction of Art Education Services and Multimedia. Its main purpose was to effectively include the cultural dimension in the educational context and, in order to achieve it, the approach adopted was one that raised and allowed the active participation of those involved. Consequently, the development of processes of cooperative construction of multimedia content on cultural issues were attained, which were later published in the platform SAPO Campus, encouraging the interaction among participants, deriving, mostly, from comments on different tasks. The implementation of the project allowed, gradually, the development of learning experiences by the students in a cultural education context, and the recognition from the education groups of the importance of systemically including the study of cultural matters in educational context, connecting it with other curricular areas.El concepto de educación para la cultura es hoy un elemento fundamental en el desarrollo del proceso educativo, posibilitando una formación más exhaustiva e integral de los estudiantes, un equilibrio que es necesario establecer entre las dimensiones cultural e educativa. En este artículo se discuten los dominios relacionados con la segunda etapa de implementación de un proyecto de investigación en curso, concretamente en lo que se refiere a su idealización, fundamentación teórica y parte empírica, centrándose en los estudios sobre cuestiones culturales por estudiantes del primer ciclo de la educación básica, asociadas con el uso de las tecnologías de la información y la comunicación a partir de procesos colaborativos. El estudio, llamado proyecto TICultura, fue desarrollado en 11 escuelas públicas en la Región Autónoma de Madeira, en el año escolar 2015/2016, desde el programa Educamedia, organismo que pertenece a la Dirección de Servicios de Educación Artística y Multimedia.Su principal objetivo fue incluir, efectivamente, la dimensión cultural en el contexto educativo y se decidió que se adoptaría un abordaje que evocase y permitiese la participación activa de todos los implicados. Así, se desarrollaron procesos de construcción colaborativa de contenidos multimedia sobre cuestiones culturales, que posteriormente fueron publicados en la plataforma SAPO Campus, promoviendo la interacción entre los participantes a través, sobre todo, de comentarios sobre los trabajos. La implementación del proyecto ha permitido, gradualmente, el desarrollo de aprendizajes de los estudiantes en una lógica de educación cultural, y del reconocimiento de las comunidades educativas participantes acerca de la importancia de incluir el estudio de cuestiones culturales, sistemáticamente, en el contexto educativo, relacionándose con las áreas curriculares.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-27T14:42:44Z2017-07-26T00:00:00Z2017-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39141por1647-358210.34624/id.v9i2.601Barros, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:29Zoai:ria.ua.pt:10773/39141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:25.046771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
title A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
spellingShingle A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
Barros, Rogério
Aprendizagem colaborativa
Cultura
Educação
Projeto de Investigação
Projeto TICultura
TIC
title_short A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
title_full A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
title_fullStr A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
title_full_unstemmed A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
title_sort A cultura no currículo: uma abordagem a partir das TIC e da aprendizagem colaborativa – o projeto TICultura
author Barros, Rogério
author_facet Barros, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Cultura
Educação
Projeto de Investigação
Projeto TICultura
TIC
topic Aprendizagem colaborativa
Cultura
Educação
Projeto de Investigação
Projeto TICultura
TIC
description O conceito de educação para a cultura é hoje um elemento fundamental no desenvolvimento do processo educativo, possibilitando uma formação mais abrangente e integral aos alunos, num equilíbrio que é necessário estabelecer entre as dimensões cultural e educativa. O presente artigo aborda os domínios relativos à segunda fase da implementação de um projeto de investigação em curso, concretamente a sua idealização, fundamentos teóricos e parte empírica, que se centra nos estudos sobre questões culturais, por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, associadas à utilização das tecnologias de informação e comunicação, a partir de processos colaborativos. O estudo, denominado projeto TICultura, foi desenvolvido em 11 escolas públicas da Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2015/2016, a partir do programa Educamedia, organismo pertencente à Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Tendo como objetivo principal incluir, de forma efetiva, a dimensão cultural em contexto educativo, optou-se por uma abordagem que suscitasse e permitisse a participação ativa dos alunos e professores envolvidos. Desta forma, desenvolveram-se processos de construção colaborativa de conteúdos multimédia sobre questões culturais, que posteriormente foram publicados na plataforma SAPO Campus, incentivando a interação entre os participantes, a partir, sobretudo, de exercícios de comentários sobre os trabalhos. A implementação do projeto permitiu, gradualmente, o desenvolvimento de aprendizagens por parte dos alunos, numa lógica de educação cultural, e do reconhecimento, por parte das comunidades educativas participantes, da importância da inclusão do estudo de questões culturais, de forma sistémica em contexto educativo, e em interligação com as áreas curriculares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26T00:00:00Z
2017-07-26
2023-07-27T14:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39141
url http://hdl.handle.net/10773/39141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v9i2.601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137744908189696