Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9756 |
Resumo: | A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem. |
id |
RCAP_241e35cae5ce810ba98c4ae056699d5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9756 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemiaMoving from emergency remote teaching to digital education in times of pandemicEducação digitalTecnologias digitaisEnsino onlineDigital educationDigital technologiesOnline teachingODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesA evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.The evolutionof technologies and communication networks have brought changes in society, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes and new teaching and learning scenarios. But no one, not even teachers who already adopted online environments in their practices, imagined that such a rapid and emergency change would be necessary, almost mandatory, due to the expansion of the coronavirus. In fact, with the abrupt arrival of the virus, educational institutions and teachers were forced to adopt distance learning practices, emergency remote teaching practices, very different from the practices of a quality digital education. Therefore, the goal of this paper is to present, in a resume way, the basic principles for the design of an online environment, whether with regard to its organization, communication, selection of resources, preparation and evaluation of e-learning activities.Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Repositório AbertoMoreira, J. AntónioHenriques, SusanaBarros, Daniela Melaré Vieira2020-06-04T16:10:16Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9756porMoreira, J. A., Henriques, S., Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-3641983-929410.5585/Dialogia.N34.17123info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:26.942742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia Moving from emergency remote teaching to digital education in times of pandemic |
title |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia Moreira, J. António Educação digital Tecnologias digitais Ensino online Digital education Digital technologies Online teaching ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia |
title_full |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia |
title_sort |
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António Henriques, Susana Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Susana Barros, Daniela Melaré Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António Henriques, Susana Barros, Daniela Melaré Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação digital Tecnologias digitais Ensino online Digital education Digital technologies Online teaching ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Educação digital Tecnologias digitais Ensino online Digital education Digital technologies Online teaching ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04T16:10:16Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9756 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364 1983-9294 10.5585/Dialogia.N34.17123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135079226671104 |