Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Henriques, Susana, Barros, Daniela Melaré Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9756
Resumo: A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.
id RCAP_241e35cae5ce810ba98c4ae056699d5a
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemiaMoving from emergency remote teaching to digital education in times of pandemicEducação digitalTecnologias digitaisEnsino onlineDigital educationDigital technologiesOnline teachingODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesA evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.The evolutionof technologies and communication networks have brought changes in society, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes and new teaching and learning scenarios. But no one, not even teachers who already adopted online environments in their practices, imagined that such a rapid and emergency change would be necessary, almost mandatory, due to the expansion of the coronavirus. In fact, with the abrupt arrival of the virus, educational institutions and teachers were forced to adopt distance learning practices, emergency remote teaching practices, very different from the practices of a quality digital education. Therefore, the goal of this paper is to present, in a resume way, the basic principles for the design of an online environment, whether with regard to its organization, communication, selection of resources, preparation and evaluation of e-learning activities.Universidade Nove de Julho (UNINOVE)Repositório AbertoMoreira, J. AntónioHenriques, SusanaBarros, Daniela Melaré Vieira2020-06-04T16:10:16Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9756porMoreira, J. A., Henriques, S., Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-3641983-929410.5585/Dialogia.N34.17123info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:26.942742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
Moving from emergency remote teaching to digital education in times of pandemic
title Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
spellingShingle Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
Moreira, J. António
Educação digital
Tecnologias digitais
Ensino online
Digital education
Digital technologies
Online teaching
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
title_full Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
title_fullStr Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
title_sort Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
author_role author
author2 Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação digital
Tecnologias digitais
Ensino online
Digital education
Digital technologies
Online teaching
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Educação digital
Tecnologias digitais
Ensino online
Digital education
Digital technologies
Online teaching
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04T16:10:16Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9756
url http://hdl.handle.net/10400.2/9756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364
1983-9294
10.5585/Dialogia.N34.17123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079226671104