Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Ana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mouraz, Ana, Goulão, Fátima, Henriques, Susana, Barros, Daniela Melaré Vieira, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11015
Resumo: A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.
id RCAP_e8faa2bf604712b5270726b9713e7a8a
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemiaDigital communication processes in the portuguese educational system in pandemic timesEducação digital e em redeComunicaçãoColaboraçãoNetwork digital educationCommunicationCollaborationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesA pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.The COVID-19 pandemic is causing changes at different levels and the education sector has not been immune. The social distance that was imposed affected the way of experiencing the pedagogical relationship, with implications for the teaching and learning processes. The notion of physical classroom space has given way to a fluid frontier where digital artefacts occupy a central place, as it was necessary to reinvent a face-to-face culture in a culture mediated by digital. To respond to this transition, teachers had to quickly change and adapt differentiated strategies. Universidade Aberta, in partnership with the Ministry of Education of Portugal, designed and taught a training course for digital teaching in networks, with the objective of promoting, in non-higher education teachers, competences in the area of distance education. This text focuses specifically on the forms of communication between the elements of the educational community created by the schools and whose representatives participated in that course. The data collected comes from the referred training course in which approximately 2300 teachers and principals from 756 clusters and non-clustered schools from all over the country participated. Following a qualitative methodology, based on critical discourse analysis, we focus on the communication dimension evidenced in the final works that took the format of school plans, carried out collaboratively. The analysis made it possible to identify the mechanisms to guarantee the occurrence of communications, to evaluate the effectiveness of the means mobilized and to relate the communicative processes with the feeling of belonging to the educational community.Repositório AbertoNobre, AnaMouraz, AnaGoulão, FátimaHenriques, SusanaBarros, Daniela Melaré VieiraMoreira, J. António2021-08-09T13:01:25Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11015porNobre, A., Mouraz, A., Goulão, M.F., Henriques, S., Barros, D., Moreira, J. A. (2021). Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia, Revista Práxis Educacional, 17(45).2178-2679https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:10:58ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
Digital communication processes in the portuguese educational system in pandemic times
title Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
spellingShingle Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
Nobre, Ana
Educação digital e em rede
Comunicação
Colaboração
Network digital education
Communication
Collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
title_full Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
title_fullStr Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
title_sort Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
author Nobre, Ana
author_facet Nobre, Ana
Mouraz, Ana
Goulão, Fátima
Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
Moreira, J. António
author_role author
author2 Mouraz, Ana
Goulão, Fátima
Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
Moreira, J. António
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Ana
Mouraz, Ana
Goulão, Fátima
Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Educação digital e em rede
Comunicação
Colaboração
Network digital education
Communication
Collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Educação digital e em rede
Comunicação
Colaboração
Network digital education
Communication
Collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09T13:01:25Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11015
url http://hdl.handle.net/10400.2/11015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nobre, A., Mouraz, A., Goulão, M.F., Henriques, S., Barros, D., Moreira, J. A. (2021). Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia, Revista Práxis Educacional, 17(45).
2178-2679
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302857766141952