Promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: estudo piloto da eficácia de uma intervenção psicológica positiva em grupo online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Mafalda da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11981
Resumo: As intervenções psicológicas positivas das quais surgem as intervenções baseadas nas forças de caráter propostas por Peterson e Seligman (2004) têm vindo a ser destacadas como competências potenciadoras dos recursos internos dos indivíduos e um ingrediente que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Neste enquadramento, a presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto e eficácia de um programa de intervenção em grupo online, de 5 semanas, baseado nas forças de caráter na promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, numa amostra não clínica de jovens adultos. Um total de 20 estudantes universitários do sexo feminino voluntariam-se para participar no estudo. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para o grupo de comparação (n=10) e grupo de intervenção (n=10) compostos apenas por mulheres, com uma média de idades de 21 anos (DP=1.054) e (DP=1.491) respetivamente. A avaliação do programa foi realizada online em dois momentos (pré e pós-intervenção), adotando diferentes instrumentos: Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Ainda, como forma de avaliar a perceção dos participantes acerca desta intervenção foi aplicado um Questionário de Avaliação Global do curso. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, apresentando um aumento do nível de bem-estar social e da autoestima, bem como uma diminuição da sintomatologia depressiva. A aplicação deste programa em contexto de intervenção em grupo, parece ter tido um impacto no desenvolvimento positivo dos participantes, sugerindo a eficácia deste tipo de intervenções. Em futuras investigações sugere-se a aplicação deste tipo de programas numa amostra de maiores dimensões (dos vários géneros) e ainda que o processo de amostragem seja concretizado de forma aleatória. Em síntese, este estudo pretende contribuir para o avanço das investigações em intervenções psicológicas positivas em formato online e ainda ser um ponto de partida para futuras pesquisas.
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Neste enquadramento, a presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto e eficácia de um programa de intervenção em grupo online, de 5 semanas, baseado nas forças de caráter na promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, numa amostra não clínica de jovens adultos. Um total de 20 estudantes universitários do sexo feminino voluntariam-se para participar no estudo. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para o grupo de comparação (n=10) e grupo de intervenção (n=10) compostos apenas por mulheres, com uma média de idades de 21 anos (DP=1.054) e (DP=1.491) respetivamente. A avaliação do programa foi realizada online em dois momentos (pré e pós-intervenção), adotando diferentes instrumentos: Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Ainda, como forma de avaliar a perceção dos participantes acerca desta intervenção foi aplicado um Questionário de Avaliação Global do curso. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, apresentando um aumento do nível de bem-estar social e da autoestima, bem como uma diminuição da sintomatologia depressiva. A aplicação deste programa em contexto de intervenção em grupo, parece ter tido um impacto no desenvolvimento positivo dos participantes, sugerindo a eficácia deste tipo de intervenções. Em futuras investigações sugere-se a aplicação deste tipo de programas numa amostra de maiores dimensões (dos vários géneros) e ainda que o processo de amostragem seja concretizado de forma aleatória. Em síntese, este estudo pretende contribuir para o avanço das investigações em intervenções psicológicas positivas em formato online e ainda ser um ponto de partida para futuras pesquisas.Positive psychology interventions based on the character strengths proposed by Peterson and Seligman (2004) have been highlighted as skills that enhance individuals' internal resources and as an ingredient that promotes self-knowledge and personal development. Therefore, this research aims to analyze the impact and effectiveness of a brief, 5-week online group intervention program which uses character strengths to promote self-knowledge and personal development in a non-clinical sample of young adults. Twenty female college students volunteered to participate in the study, and were assigned to the comparison group (n=10) or intervention group (n=10) randomly, with an average age of 21 (SD=1.054) and (SD=1.491) respectively. Program evaluation was conducted online at two time points (pre and post-intervention), using different instruments, such as the Mental Health Continuum Scale (MHC-SF), the Rosenberg Self-Esteem Scale (RAS), and the Anxiety, Depression, and Stress Scale (EADS-21). Additionally, a Global Course Evaluation Questionnaire was used to assess participants' perception of the intervention. The results indicate the program's validity, both quantitatively and qualitatively, demonstrating an increase in social well-being and self-esteem and a decrease in depressive symptoms. The group intervention appears to have positively impacted participants' development, suggesting the effectiveness of this type of intervention. In future research, it is suggested that this type of program be applied to a larger sample (of various genders) and that the sampling process be carried out randomly. In summary, this study aims to contribute to the advancement of research in positive psychological interventions in an online format and also to be a starting point for future research.Fonte, CarlaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMoreira, Mafalda da Costa2023-07-102025-07-10T00:00:00Z2023-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11981porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-22T02:00:32Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:23.694794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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