Impacte dos quadros interactivos nas escolas do concelho de Oliveira do Hospital: utilização pedagógica dos QI antes e depois da formação implementada pelo CFAECI no âmbito do ECRIE (estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Teresa Manuela Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1413
Resumo: A melhoria da qualidade do ensino tem sido um dos objectivos essenciais para combater o insucesso escolar. Neste contexto, tornou-se fundamental desenvolver e melhorar métodos e estratégias de ensino que auxiliem os docentes a alcançar o sucesso pedagógico. A utilização das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação em geral e dos Quadros Interactivos em específico, tem contribuído para o desenvolvimento de diferentes e variados materiais pedagógicos. Uma vez que o Quadro Interactivo, enquanto ferramenta relacionada com as Tecnologias de Informação e Comunicação ao serviço do processo de ensinoaprendizagem, é relativamente recente na educação em Portugal, apesar de ser largamente utilizado noutros países, tivemos de nos basear, com maior frequência, em estudos e investigações desenvolvidos e publicadas por esses países (nomeadamente pelo Reino Unido e Estados Unidos), apesar de ser relativamente escassa a literatura associada com a temática em causa. A investigação constituiu uma oportunidade para se analisar, de forma resumida e objectiva, alguma da informação já desenvolvida por outros investigadores, com o intuito de podermos obter algumas respostas às questões colocadas por nós, enquanto investigadores e enquanto elementos pertencentes à classe docente, tentando, deste modo, obter mais conhecimento relacionado com este tema. Esta investigação baseou-se na metodologia própria do estudo de caso de investigação qualitativa. Para tal, tivemos em consideração os docentes das escolas públicas do Concelho de Oliveira do Hospital, desenvolvendo uma metodologia que nos permitiu extrapolar, de forma relativa, os resultados obtidos para a realidade nacional. Os dados foram recolhidos através de questionários, observação não participante dos formandos ao longo de sessões presenciais de formação e relatório final, que nos permitiram chegar a algumas conclusões. Apercebemo-nos de que, apesar de terem manifestado muito interesse ao longo da formação, o impacte dos quadros interactivos na prática dos docentes que integraram este estudo foi reduzido, e que, apesar de se ter desenvolvido algum trabalho colaborativo ao longo da formação, não nos foi ainda possível desenvolver uma comunidade de prática e de partilha de saberes e de materiais pedagógicos entre os formandos, apesar de alguns dos formandos terem afirmado que, após a formação, alteraram algumas das suas práticas lectivas nas suas dimensões pré-activa, activa e pós-activa, concluímos que, por si só, a formação não será capaz de alterar essas mesmas práticas e dimensões. A utilização dos quadros interactivos continuará a ser alvo de algumas restrições, nomeadamente devido ao reduzido número dos mesmos nas escolas do concelho, ao tempo necessário para que um recurso para os quadros seja desenvolvido e à falta de conhecimentos mais sólidos relativamente aos quadros interactivos (necessidade de mais formação neste âmbito). São finalmente apontadas sugestões para estudos futuros. ABSTRACT: The betterment of the quality of teaching has been one of the main objectives of combating school failure. In this context it has become fundamental to develop and improve teaching methods and strategies that help teachers reach pedagogical success. The use of New Information and Communication Technologies in general and of Interactive Whiteboards in particular has contributed towards the development of different and varied pedagogical materials. Given that the Interactive Whiteboard, as a tool related to Information and Communication Technologies at the service of the teaching and learning process is relatively recent in education in Portugal, we had to ground ourselves, with more frequency, on studies and research developed and published in other countries (namely the United Kingdom and the United States of America), even though the literature associated to this topic is still scarce. This study constituted an opportunity to analyse, from an objective and summarised point of view, some of the information already developed by other researchers, with the goal of obtaining some answers to our questions, both as researcher and teacher, trying, in this way, to gather more knowledge in the field. This study is grounded on a case study research methodology of a qualitative nature. Therefore, we took into account the teachers of the public schools of the region of Oliveira do Hospital, developing a methodology that allowed us to extrapolate, in a relative manner, the results obtained to the national reality. Data were collected through questionnaires, non-participant observation of the trainees throughout the face-to-face training sessions and final report that allowed us to reach some conclusions. We learned that, in spite of the trainees’ manifestation of great interest throughout the training, the impact of interactive whiteboards in the practices of the teachers who participated in the study was reduced. Also, despite some collaborative work developed throughout the training, it was not possible to develop a community of practice and of sharing of knowledge and of pedagogical materials between the participants, although some of them stated that, after the training, they altered some of their teaching practices in the pre-active, active and post-active dimensions. The use of interactive whiteboards will continue to be prone to restrictions, namely due to the reduced number of units in the schools of the region, the time required for a resource to be developed for the whiteboards and the lack of more solid knowledge in their manipulation (implying a need for more training in this area). Finally, suggestions for further studies are put forward.
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Uma vez que o Quadro Interactivo, enquanto ferramenta relacionada com as Tecnologias de Informação e Comunicação ao serviço do processo de ensinoaprendizagem, é relativamente recente na educação em Portugal, apesar de ser largamente utilizado noutros países, tivemos de nos basear, com maior frequência, em estudos e investigações desenvolvidos e publicadas por esses países (nomeadamente pelo Reino Unido e Estados Unidos), apesar de ser relativamente escassa a literatura associada com a temática em causa. A investigação constituiu uma oportunidade para se analisar, de forma resumida e objectiva, alguma da informação já desenvolvida por outros investigadores, com o intuito de podermos obter algumas respostas às questões colocadas por nós, enquanto investigadores e enquanto elementos pertencentes à classe docente, tentando, deste modo, obter mais conhecimento relacionado com este tema. Esta investigação baseou-se na metodologia própria do estudo de caso de investigação qualitativa. Para tal, tivemos em consideração os docentes das escolas públicas do Concelho de Oliveira do Hospital, desenvolvendo uma metodologia que nos permitiu extrapolar, de forma relativa, os resultados obtidos para a realidade nacional. Os dados foram recolhidos através de questionários, observação não participante dos formandos ao longo de sessões presenciais de formação e relatório final, que nos permitiram chegar a algumas conclusões. 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Given that the Interactive Whiteboard, as a tool related to Information and Communication Technologies at the service of the teaching and learning process is relatively recent in education in Portugal, we had to ground ourselves, with more frequency, on studies and research developed and published in other countries (namely the United Kingdom and the United States of America), even though the literature associated to this topic is still scarce. This study constituted an opportunity to analyse, from an objective and summarised point of view, some of the information already developed by other researchers, with the goal of obtaining some answers to our questions, both as researcher and teacher, trying, in this way, to gather more knowledge in the field. This study is grounded on a case study research methodology of a qualitative nature. Therefore, we took into account the teachers of the public schools of the region of Oliveira do Hospital, developing a methodology that allowed us to extrapolate, in a relative manner, the results obtained to the national reality. Data were collected through questionnaires, non-participant observation of the trainees throughout the face-to-face training sessions and final report that allowed us to reach some conclusions. We learned that, in spite of the trainees’ manifestation of great interest throughout the training, the impact of interactive whiteboards in the practices of the teachers who participated in the study was reduced. 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Finally, suggestions for further studies are put forward.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:04Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1413porBatista, Teresa Manuela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:15Zoai:ria.ua.pt:10773/1413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:05.603301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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A investigação constituiu uma oportunidade para se analisar, de forma resumida e objectiva, alguma da informação já desenvolvida por outros investigadores, com o intuito de podermos obter algumas respostas às questões colocadas por nós, enquanto investigadores e enquanto elementos pertencentes à classe docente, tentando, deste modo, obter mais conhecimento relacionado com este tema. Esta investigação baseou-se na metodologia própria do estudo de caso de investigação qualitativa. Para tal, tivemos em consideração os docentes das escolas públicas do Concelho de Oliveira do Hospital, desenvolvendo uma metodologia que nos permitiu extrapolar, de forma relativa, os resultados obtidos para a realidade nacional. Os dados foram recolhidos através de questionários, observação não participante dos formandos ao longo de sessões presenciais de formação e relatório final, que nos permitiram chegar a algumas conclusões. Apercebemo-nos de que, apesar de terem manifestado muito interesse ao longo da formação, o impacte dos quadros interactivos na prática dos docentes que integraram este estudo foi reduzido, e que, apesar de se ter desenvolvido algum trabalho colaborativo ao longo da formação, não nos foi ainda possível desenvolver uma comunidade de prática e de partilha de saberes e de materiais pedagógicos entre os formandos, apesar de alguns dos formandos terem afirmado que, após a formação, alteraram algumas das suas práticas lectivas nas suas dimensões pré-activa, activa e pós-activa, concluímos que, por si só, a formação não será capaz de alterar essas mesmas práticas e dimensões. A utilização dos quadros interactivos continuará a ser alvo de algumas restrições, nomeadamente devido ao reduzido número dos mesmos nas escolas do concelho, ao tempo necessário para que um recurso para os quadros seja desenvolvido e à falta de conhecimentos mais sólidos relativamente aos quadros interactivos (necessidade de mais formação neste âmbito). São finalmente apontadas sugestões para estudos futuros. ABSTRACT: The betterment of the quality of teaching has been one of the main objectives of combating school failure. In this context it has become fundamental to develop and improve teaching methods and strategies that help teachers reach pedagogical success. The use of New Information and Communication Technologies in general and of Interactive Whiteboards in particular has contributed towards the development of different and varied pedagogical materials. 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Also, despite some collaborative work developed throughout the training, it was not possible to develop a community of practice and of sharing of knowledge and of pedagogical materials between the participants, although some of them stated that, after the training, they altered some of their teaching practices in the pre-active, active and post-active dimensions. The use of interactive whiteboards will continue to be prone to restrictions, namely due to the reduced number of units in the schools of the region, the time required for a resource to be developed for the whiteboards and the lack of more solid knowledge in their manipulation (implying a need for more training in this area). Finally, suggestions for further studies are put forward.
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