O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Maria Pinto dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/37
Resumo: Este estudo de investigação assenta na utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem da matemática. Assim, procuramos, por um lado, conhecer e compreender os reais contributos da utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem dos alunos e, por outro lado, analisar e compreender como o trabalho colaborativo, entre pares, pode contribuir para o desenvolvimento profissional do professor. A presente investigação foi desenvolvida com recurso à metodologia qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, uma vez que se pretendia abordar os alunos e a professora em ambiente natural. O nosso caso prende-se com a utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem da matemática e envolveu uma turma do oitavo ano e a sua professora de matemática. Os instrumentos de investigação utilizados foram a observação directa em sala de aula, a qual foi complementada com a gravação em vídeo; a entrevista aos alunos e à professora; um diário de aulas elaborado pela professora e um diário de bordo e notas de campo, pela investigadora. A análise dos dados recolhidos foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo e a resposta às questões de investigação foi de natureza descritiva e interpretativa. Os resultados obtidos na investigação apontam benefícios no uso do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem dos alunos, assim como, na prática pedagógica da professora. A utilização do quadro interactivo multimédia em sala de aula fomentou o trabalho colaborativo e promoveu o desenvolvimento profissional e pessoal. This research study focuses on the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of mathematics. So, first we tried to know and understand the real contributions of the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of students and, secondly we tried to analyze and understand how the collaborative work among peers, can contribute to the professional development of teachers. This research was developed through the use of a qualitative methodology, more specifically with a case study, since it was our intention to address the students and the teacher in a natural environment. Our case relates to the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of mathematics and involved a eighth grade class and their math teacher. The research instruments used were direct observation in the classroom complemented with video recording, interview to the students and the teacher, a daily lesson diary performed by the teacher, a logbook and field notes created by the researcher. The analysis of the collected data was performed using the technique of content analysis and the response to the research questions was of descriptive and interpretive nature. The results of the research show benefits on the use of interactive whiteboards in the teaching/learning of students, as well as improvements for the teachers teaching. The use of interactive whiteboards in the classroom fostered collaborative work and promoted the professional and personal development.
id RCAP_85c5dbb5d0f0aa7d2107e69914329fc5
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/37
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.Quadro interactivo multimédiaEnsino/AprendizagemTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissionalTMEEste estudo de investigação assenta na utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem da matemática. Assim, procuramos, por um lado, conhecer e compreender os reais contributos da utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem dos alunos e, por outro lado, analisar e compreender como o trabalho colaborativo, entre pares, pode contribuir para o desenvolvimento profissional do professor. A presente investigação foi desenvolvida com recurso à metodologia qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, uma vez que se pretendia abordar os alunos e a professora em ambiente natural. O nosso caso prende-se com a utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem da matemática e envolveu uma turma do oitavo ano e a sua professora de matemática. Os instrumentos de investigação utilizados foram a observação directa em sala de aula, a qual foi complementada com a gravação em vídeo; a entrevista aos alunos e à professora; um diário de aulas elaborado pela professora e um diário de bordo e notas de campo, pela investigadora. A análise dos dados recolhidos foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo e a resposta às questões de investigação foi de natureza descritiva e interpretativa. Os resultados obtidos na investigação apontam benefícios no uso do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem dos alunos, assim como, na prática pedagógica da professora. A utilização do quadro interactivo multimédia em sala de aula fomentou o trabalho colaborativo e promoveu o desenvolvimento profissional e pessoal. This research study focuses on the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of mathematics. So, first we tried to know and understand the real contributions of the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of students and, secondly we tried to analyze and understand how the collaborative work among peers, can contribute to the professional development of teachers. This research was developed through the use of a qualitative methodology, more specifically with a case study, since it was our intention to address the students and the teacher in a natural environment. Our case relates to the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of mathematics and involved a eighth grade class and their math teacher. The research instruments used were direct observation in the classroom complemented with video recording, interview to the students and the teacher, a daily lesson diary performed by the teacher, a logbook and field notes created by the researcher. The analysis of the collected data was performed using the technique of content analysis and the response to the research questions was of descriptive and interpretive nature. The results of the research show benefits on the use of interactive whiteboards in the teaching/learning of students, as well as improvements for the teachers teaching. The use of interactive whiteboards in the classroom fostered collaborative work and promoted the professional and personal development.2013-08-14T17:59:35Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/37porCota: TME 446Oliveira, Carla Maria Pinto dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
title O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
spellingShingle O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
Oliveira, Carla Maria Pinto dos Santos
Quadro interactivo multimédia
Ensino/Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
TME
title_short O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
title_full O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
title_fullStr O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
title_full_unstemmed O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
title_sort O quadro interactivo multimédia no Ensino/Aprendizagem da matemática.
author Oliveira, Carla Maria Pinto dos Santos
author_facet Oliveira, Carla Maria Pinto dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Maria Pinto dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Quadro interactivo multimédia
Ensino/Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
TME
topic Quadro interactivo multimédia
Ensino/Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
TME
description Este estudo de investigação assenta na utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem da matemática. Assim, procuramos, por um lado, conhecer e compreender os reais contributos da utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem dos alunos e, por outro lado, analisar e compreender como o trabalho colaborativo, entre pares, pode contribuir para o desenvolvimento profissional do professor. A presente investigação foi desenvolvida com recurso à metodologia qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, uma vez que se pretendia abordar os alunos e a professora em ambiente natural. O nosso caso prende-se com a utilização do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem da matemática e envolveu uma turma do oitavo ano e a sua professora de matemática. Os instrumentos de investigação utilizados foram a observação directa em sala de aula, a qual foi complementada com a gravação em vídeo; a entrevista aos alunos e à professora; um diário de aulas elaborado pela professora e um diário de bordo e notas de campo, pela investigadora. A análise dos dados recolhidos foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo e a resposta às questões de investigação foi de natureza descritiva e interpretativa. Os resultados obtidos na investigação apontam benefícios no uso do quadro interactivo multimédia no ensino/aprendizagem dos alunos, assim como, na prática pedagógica da professora. A utilização do quadro interactivo multimédia em sala de aula fomentou o trabalho colaborativo e promoveu o desenvolvimento profissional e pessoal. This research study focuses on the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of mathematics. So, first we tried to know and understand the real contributions of the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of students and, secondly we tried to analyze and understand how the collaborative work among peers, can contribute to the professional development of teachers. This research was developed through the use of a qualitative methodology, more specifically with a case study, since it was our intention to address the students and the teacher in a natural environment. Our case relates to the use of interactive whiteboards in the teaching and learning of mathematics and involved a eighth grade class and their math teacher. The research instruments used were direct observation in the classroom complemented with video recording, interview to the students and the teacher, a daily lesson diary performed by the teacher, a logbook and field notes created by the researcher. The analysis of the collected data was performed using the technique of content analysis and the response to the research questions was of descriptive and interpretive nature. The results of the research show benefits on the use of interactive whiteboards in the teaching/learning of students, as well as improvements for the teachers teaching. The use of interactive whiteboards in the classroom fostered collaborative work and promoted the professional and personal development.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-08-14T17:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/37
url http://hdl.handle.net/11328/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545641766912