1927-2017, 90 anos depois, a materialidade gráfica da Revista Presença : uma investigação com contributo histórico para o design gráfico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serejo, Cristiana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6369
Resumo: O interesse, a curiosidade e a pesquisa pessoal em torno do modernismo português, em particular da revista Presença, levaram a concluir pela existência de uma lacuna ao nível do que se sabe sobre a relação entre as escolhas e decisões gráficas e o ideário modernista. Com este artigo pretende-se apresentar o essencial uma investigação de doutoramento que definiu, entre outros objetivos, o de contribuir para a história da revista Presençana perspectiva específica da área do design gráfico. Pela descoberta e clarificação de aspetos do grafismo e da expressão da tipografia foi possível evidenciar, também nesta área e a par dos conteúdos literários, artisticos e ideológicos, os fatores que permitem tê-la como exemplo do modernismo português. Na investigação apresentada, partindo do pressuposto que as capacidades compostivas e semânticas dos caracteres móveis desta revista são uma das bases da sua materialidade, procurou-se mostrar que o modo como foram utilizados, para além de visar a enfatização e o reforço dos conteúdos escritos, se constitui como uma espécie de 'narrativa paralela' de idêntico sinal estético. Em sequência, pretendeu-se também evidenciar o modernismo da revista a partir da análise crítica e interdisciplinar do seu tratamento gráfico e tipográfico. O objeto e os objetivos de investigação levaram à adoção de uma metodologia geral de estudo de caso (centrado exclusivamente na revista Presença, embora com incursões noutras revistas da época no sentido de encontrar as semelhanças e as diferenças que a confirmam como um dos exemplos do modernismo português), numa abordagem qualitativa de caráter heurístico (dada a inexistência de estudos ou de artigos sobre os aspectos gráficos caracterizadores da Presença, foi necessária a adopção de meios de procura e descoberta de informações, todas elas bastante dispersas como, por exemplo, correspondência entre os responsáveis e com os técnicos de impressão, conversas e entrevistas com antigos trabalhadores das oficinas gráficas, análise dos tipos de letras…), que se aproxima das preocupações filosóficas sistémicas (entendeu-se que qualquer análise, em qualquer âmbito, deveria ter como suporte todo o conjunto definidor do sistema global onde a Presença estava inserida - política e historicamente, económica e financeiramente, humana e culturalmente… - para que qualquer conclusão pudesse ter um sentido compreensível em termos mais globais e profundos do que aqueles que, por norma, oferecem as abordagens mais lineares). Para além da ulização metodologias mistas de investigação histórica em casos especificamente documentais, no âmbito geral da recolha e da análise de dados, procedeu-se à operacionalização do modelo de análise criado para organizar e relacionar a constelação dos conceitos base, cujo design se baseia na teoria da forma de Kandinsky(Bauhaus) e se configura como um diagrama multidimensional. Assim, num processo de retroalimentação das várias partes do estudo, este mesmo modelo serviu tanto ao desenvolvimento conceptual do trabalho como de guia na análise da materialidade gráfica da Presença, realçando-se o seu potencial para se adaptar à análise de outros objetos gráficos.
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spelling 1927-2017, 90 anos depois, a materialidade gráfica da Revista Presença : uma investigação com contributo histórico para o design gráfico português1927-2017, 90 years after, the graphic materiality in the review Presença : a research with historical contribution to the Portuguese graphic design.Design gráficoRevista PresençaModernismoMaterialidadeGrafismoTipografiaGraphic designPresença MagazineModernismMaterialityGraphismTypographyO interesse, a curiosidade e a pesquisa pessoal em torno do modernismo português, em particular da revista Presença, levaram a concluir pela existência de uma lacuna ao nível do que se sabe sobre a relação entre as escolhas e decisões gráficas e o ideário modernista. Com este artigo pretende-se apresentar o essencial uma investigação de doutoramento que definiu, entre outros objetivos, o de contribuir para a história da revista Presençana perspectiva específica da área do design gráfico. Pela descoberta e clarificação de aspetos do grafismo e da expressão da tipografia foi possível evidenciar, também nesta área e a par dos conteúdos literários, artisticos e ideológicos, os fatores que permitem tê-la como exemplo do modernismo português. Na investigação apresentada, partindo do pressuposto que as capacidades compostivas e semânticas dos caracteres móveis desta revista são uma das bases da sua materialidade, procurou-se mostrar que o modo como foram utilizados, para além de visar a enfatização e o reforço dos conteúdos escritos, se constitui como uma espécie de 'narrativa paralela' de idêntico sinal estético. Em sequência, pretendeu-se também evidenciar o modernismo da revista a partir da análise crítica e interdisciplinar do seu tratamento gráfico e tipográfico. O objeto e os objetivos de investigação levaram à adoção de uma metodologia geral de estudo de caso (centrado exclusivamente na revista Presença, embora com incursões noutras revistas da época no sentido de encontrar as semelhanças e as diferenças que a confirmam como um dos exemplos do modernismo português), numa abordagem qualitativa de caráter heurístico (dada a inexistência de estudos ou de artigos sobre os aspectos gráficos caracterizadores da Presença, foi necessária a adopção de meios de procura e descoberta de informações, todas elas bastante dispersas como, por exemplo, correspondência entre os responsáveis e com os técnicos de impressão, conversas e entrevistas com antigos trabalhadores das oficinas gráficas, análise dos tipos de letras…), que se aproxima das preocupações filosóficas sistémicas (entendeu-se que qualquer análise, em qualquer âmbito, deveria ter como suporte todo o conjunto definidor do sistema global onde a Presença estava inserida - política e historicamente, económica e financeiramente, humana e culturalmente… - para que qualquer conclusão pudesse ter um sentido compreensível em termos mais globais e profundos do que aqueles que, por norma, oferecem as abordagens mais lineares). Para além da ulização metodologias mistas de investigação histórica em casos especificamente documentais, no âmbito geral da recolha e da análise de dados, procedeu-se à operacionalização do modelo de análise criado para organizar e relacionar a constelação dos conceitos base, cujo design se baseia na teoria da forma de Kandinsky(Bauhaus) e se configura como um diagrama multidimensional. Assim, num processo de retroalimentação das várias partes do estudo, este mesmo modelo serviu tanto ao desenvolvimento conceptual do trabalho como de guia na análise da materialidade gráfica da Presença, realçando-se o seu potencial para se adaptar à análise de outros objetos gráficos.ABSTRACT: Interest, curiosity and personal research around the Portuguese modernism, particularly the magazine Presença, led to the conclusion that there is a gap in terms of what is known about the relationship between the graphic choices and graphic decisions and modernist ideas. This study aims to contribute to the history of this magazine in the specific perspective of the graphic design area for the discovery and clarification of graphic aspects and typographic expression, also in this area and abreast of literary, artistic and ideological content, allow to have it as an example of Portuguese modernism. Assuming that the compositional and semantic capabilities of the mobile character of this magazine are one of the foundations of its materiality, we tried to show that the way they were used, in addition to aim at emphasizing and strengthening of writien content, constitutes as a kind of 'parallel narrative' with identical aesthetic sign. In sequence, the aim was also to highlight the magazine's modernism from the critical and interdisciplinary analysis of its graphic and typographic treatment. The purpose and research objectives led to the adoption of a general methodology of case study, a qualitative approach of heuristic character that approximates the systemic philosophical concerns. In additin to using mixed methodologies of historical research specifically in documentation cases within the general framework for collecting and analyzing data, we proceeded to the operationalization of the analysis model created to organize and relate the constellation of basic concepts whose design is based on theory of form of Kandinsky (Bauhaus) and is configured as a multidimensional diagram. Thus, in a feedback process from various parts of the study, this same model served both the conceptual development of the work as a guide in the analysis of the graphic materiality of Presença, highlighting the potential to adapt to the analysis of other graphic objects.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSerejo, Cristiana2019-02-01T14:26:56Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6369porSEREJO, Cristiana (2018) - 1927-2017- 90 anos depois, a materialidade gráfica da Revista Presença : uma investigação com contributo histórico para o design gráfico português. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. 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